março 2019
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Acesse o Sudoeste Hoje via Mobile em qualquer lugar!
leitores online


:: 15/mar/2019 . 22:53

ITAPETINGA: SESSÃO ESPECIAL DA CÂMARA DISCUTE REALIDADE DA MULHER ATUAL

Para marcar as comemorações do mês de março em homenagem às mulheres, a Câmara Municipal de Itapetinga realizou, na noite dessa quinta-feira (14), uma sessão especial em que foi debatida a realidade da mulher brasileira e itapetinguense na atualidade. A iniciativa foi da Mesa Diretora da Casa Legislativa.

Aberto com apresentações culturais de dança e poesia, o evento contou com a participação de autoridades, representantes da sociedade civil e palestrantes especialistas na defesa dos direitos femininos.

Durante a sessão, foram distribuídos laços brancos, que marcam a luta pelo fim da violência contra as mulheres. A presidenta Naara Duarte explicou o objetivo da ação, chamando a atenção do público presente para a necessidade de ampliar a discussão acerca do tema. “Lei Maria da Penha, Lei do Minuto Seguinte, não adiantaria tantas leis se não houvesse conscientização”, avaliou.

Fundadora da Plataforma Jus Mulher, voltada à divulgação de informações jurídicas sobre os direitos das mulheres e o empoderamento feminino, a advogada Joana Rocha falou sobre desafios, conquistas e dificuldades que marcam a luta feminista. “Para uma mulher sair do ciclo de violência, ela precisa tomar as rédeas de sua vida”, afirmou. A palestrante lembrou que a mulher vítima de violência que depende economicamente do seu agressor necessita estar inserida no mercado de trabalho para romper esse ciclo. Nesse sentido, destacou a importância de se investir em capacitação e formação dessas mulheres.

Joana Rocha falou, ainda, sobre o conceito de sororidade, termo usado para expressar empatia entre mulheres. É uma espécie de pacto entre mulheres relacionado às dimensões ética, política e prática do feminismo contemporâneo. E, ao concluir sua palestra, lembrou a frase do famoso desenho, de autoria da artista e tatuadora mineira Thereza Nardelli, que tomou conta das redes sociais há alguns meses: “Ninguém Solta a Mão de Ninguém”.

A delegada do Núcleo de Atendimento à Mulher, Débora Soares, comentou sobre projetos de ampliação do Núcleo, que envolvem a inclusão na equipe de uma investigadora mulher, a aquisição de uma viatura e o sonho de conseguir montar uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Itapetinga, considerada essencial e indispensável para o combate à violência contra a mulher.

Além das palestrantes, também participaram da mesa de debates o vice-prefeito Renan Pereira, o defensor público Mateus Bastos, a secretária de Desenvolvimento Social, Virgínia Brito, a Tenente Juliana Magalhães, Hosana Almeida, representante da APLB Sindicato, e Adenice Chaves, representando a União de Mulheres do Brasil em Itapetinga.

PAI E MADRASTA SÃO CONDENADOS A MAIS DE 30 ANOS POR ASSASSINATO DO MENINO BERNARDO

O médico Leandro Boldrini, pai do menino Bernardo, e a enfermeira Graciele Ugulini, madrasta do garoto, foram condenados a mais de 30 anos de prisão cada pela morte da criança, ocorrida em abril de 2014, quando ele tinha apenas 11 anos. Também foram considerados culpados uma amiga de Graciele, Edelvânia Wirganovicz, e o irmão dela, Evandro Wirganovicz, que teriam participado do crime.

Graciele foi condenada a 34 anos e 7 meses de reclusão em regime fechado por homicídio e ocultação de cadáver. Boldrini teve pena fixada em 33 anos e 8 meses também pelos dois crimes, além de ser condenado por falsidade ideológica.

Edelvânia Wirganovicz foi condenada a 23 anos de reclusão. Já Evandro recebeu pena de 9 anos e 6 meses e é o único que poderá iniciar o cumprimento da sentença em regime semiaberto.

Nenhum dos presos poderá recorrer em liberdade, segundo decisão da juíza Sucilene Engler, que comandou o julgamento, realizado no Fórum de Passos, no Rio Grande do Sul.

BOLSONARO ANUNCIA QUE QUER TIRAR PLACAS DE CARROS DO MERCOSUL

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) falou nesta quinta-feira (14), durante uma live nas redes sociais, que quer retirar as placas do Mercosul dos carros em circulação no Brasil.

“Vamos ver se a gente consegue anular a placa do Mercosul. É um constrangimento, uma despesa a mais”, disse o presidente para milhares de internautas que o assistiam. Ele estava ao lado dos ministros de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e do titular da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

No dia 15 de fevereiro, há exatamente um mês, o Ministério da Infraestrutura informou que a placa padrão Mercosul já estava presente em 959.714 veículos no país.

POR FALTA DE PAGAMENTOS, POLICIAIS CIVIS DA BAHIA PODEM FAZER ‘OPERAÇÃO PADRÃO’

Os policiais civis do Estado da Bahia continuam enfrentando graves problemas referentes ao pagamento de salários e de horas extras. De acordo com o Sindicato da categoria, passado o carnaval, maior festa do estado, muitos policiais não receberam as horas extras referentes a plantões extraordinários no Réveillon, da Operação Verão do mês de Janeiro bem como às diárias que fazem jus para trabalhar no carnaval realizado na capital e no interior.

Ainda de acordo com o Sindpoc, alguns policiais, entre eles investigadores, escrivães e delegados de polícia, não receberam sequer o pagamento do salário referente ao mês de fevereiro.

Diante dessa gritante ofensa aos direitos dos servidores, os policiais estão se mobilizando em todo estado para a partir da próxima semana iniciar a conhecida “OPERAÇÃO PADRÃO”. Tal procedimento garante o atendimento à população dentro do que determina a lei, isto é, seguindo rigorosamente às determinações legais para a execução de todas as tarefas. Continue reading “POR FALTA DE PAGAMENTOS, POLICIAIS CIVIS DA BAHIA PODEM FAZER ‘OPERAÇÃO PADRÃO’” »

FORD FAZ ACORDO EM CAMAÇARI E ABRIRÁ PROGRAMA DE DEMISSÃO VOLUNTÁRIA

O Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), fez acordo com a Ford e, com isso, desistiu de entrar em greve. A negociação foi encerrada na noite da quinta-feira (14). A paralisação dos trabalhadores estava prevista para começar nesta sexta (15).

Segundo o sindicato, o acordo garante estabilidade aos trabalhadores por um ano, depois de a empresa ter sinalizado a demissão de 700 pessoas. A montadora informou que vai abrir um programa de demissão voluntária, sem detalhar quando nem sob quais condições. O sindicato acredita que o PDV deve ser aberto já no próximo mês.

O acordo, além disso, estabelece que os salários de até R$ 7.515 terão reposição de 100% da inflação, levando em conta o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Salários superiores terão reposição de 50% do índice, ou seja, perda real. Os reajustes só entrarão em vigor a partir de julho, data-base da categoria na região.

De acordo com informações do Estado de S.Paulo, a empresa vai pagar PLR (Participação em Lucros e Resultados) de R$ 19.640, com a primeira parcela em maio, e adicional noturno de 37,14% aos trabalhadores sobre o valor da hora trabalhada de dia, ante o mínimo de 20% previsto em lei. A jornada de trabalho ficou combinada em 40 horas de segunda a sexta-feira.

INSS VAI SUSPENDER PAGAMENTO DE CERCA DE 1 MILHÃO DE BENEFICIÁRIOS EM MARÇO

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai suspender aposentadorias e pensões de segurados que estão há mais de 12 meses sem realizar a prova de vida. O bloqueio será feito a partir do benefício de março, ou seja, que é pago entre o final deste mês e o começo de abril.

Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), beneficiários que tiverem as aposentadorias e pensões bloqueadas poderão realizar a prova de vida a partir do dia previsto para a liberação do benefício em qualquer agência bancária da instituição onde o pagamento é feito.

— A liberação é feita na hora, após a realização da prova de vida — explicou Walter de Faria, diretor adjunto de Operações da Febraban.

Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), no entanto, explica que, após a liberação, é possível que o segurado tenha que esperar alguns dias até que o depósito seja feito. Por isso, o ideal é ir até os bancos o quanto antes para conferir se a prova de vida está atualizada.

NOVA ATRAÇÃO PARA O ANIVERSÁRIO DE CAATIBA TEM PATROCÍNIO DA BAHIATURSA

Nesta última quarta- feira (13), a Bahiatursa aprovou projeto encaminhado pela Prefeitura Municipal de Caatiba e contemplou o município com mais uma atração para as comemorações do aniversário da cidade.

O aniversário de emancipação de Caatiba acontece no dia 1º de abril, mas a festa de comemoração será realizada no dia 31 de março, que cai em um domingo.


  • 3 de dezembro de 2024 | 12:32


  • 24 de novembro de 2024 | 08:00


  • 1 de outubro de 2024 | 10:51


  • 10 de abril de 2024 | 22:24


  • 31 de janeiro de 2024 | 22:20


  • 22 de novembro de 2022 | 22:03


  • 8 de novembro de 2022 | 22:44


  • 8 de novembro de 2022 | 22:31


  • 8 de novembro de 2022 | 22:23


  • 8 de novembro de 2022 | 22:11

  • RSSArquivo de Quentinhas & Boas »


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Cópia não pertimitida!