:: 22/mar/2019 . 20:34
MARINHA ALERTA SOBRE CICLONE TROPICAL NA COSTA DA BAHIA A PARTIR DESTE SÁBADO
A Marinha do Brasil divulgou uma nota nesta quinta-feira (21) para alertar sobre a formação de um ciclone tropical na costa do país. O fenômeno poderá ocorrer entre este sábado (23) e a terça-feira (26), sobre o Oceano Atlântico, principalmente no alto-mar ao leste dos estados da Bahia e do Espírito Santo.
A previsão foi feita pelo Centro de Hidrografia Marinha (CHM) em parceria com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe). O órgão explica que o sistema ocorrerá principalmente no oceano, associado a uma chuva intensa, “com volumes significativos e ventos intensos, com rajadas”, podendo chegar a até 89 km/h.
Não está descartada a possibilidade de que os ventos atinjam também a costa do Rio de Janeiro, além da Bahia e do Espírito Santo. A Marinha e o Inpe acompanharão toda a formação do sistema nos próximos dias, com informações pelas redes sociais. O alerta vale principalmente para quem pretende se alçar ao alto-mar no final de semana – é importante consulta o cenário antes de sair.
RODRIGO TIRA ITAPETINGA DA LISTA DOS MUNICÍPIOS ‘FICHAS SUJAS’ DO TCM
Com a aprovação das contas relativas ao exercício de 2017 pelo TCM, o prefeito Rodrigo Hagge tira Itapetinga do rol dos municípios considerados ‘fichas suja’, e interrompe uma série de 5 contas reprovadas consecutivamente, na devastadora gestão do seu antecessor.
As reprovações de cinco contas (2011, 2013, 2014, 2015 e 2016) pelo Tribunal de Contas dos Municípios, algumas delas remetidas ao MP para apuração de atos de Improbidade Administrativa praticadas pelo ex-prefeito José Carlos Moura, colocaram Itapetinga em uma condição vexatória diante de outros municípios e órgãos governamentais, sem falar que em nenhuma outra administração, desde 1990, as contas deixaram de ser aprovadas pelo TCM. Veja tabela do TCM:Exportar dados pessoais
Nesse período, foram aprovadas todas as contas dos ex-prefeitos José Marcos Gusmão, Michel Hagge (2 mandatos) e Dr. José Otávio (2 mandatos), sequência que só foi quebrada na gestão petista, que sujou o nome do município com a prática de esquemas vergonhosos e condenáveis, amplamente denunciados e punidos pelos órgãos de controle e justiça.
Agora, sob o comando de um gestor responsável e competente, o bom nome de Itapetinga volta a ser preservado, a bem do serviço público.
Por Davi Ferraz
- 1