:: 3/abr/2019 . 21:26
URGENTE! CÂMARA DE VEREADORES DERRUBA PEDIDO DE EX-VEREADOR PARA AFASTAR RODRIGO
Numa aventura política sem qualquer embasamento fático e juridicamente temerário, o ex-vereador Juraci Nunes tentou sair das cinzas ingressando com um estranho pedido de abertura de processo legislativo, para afastar do cargo o prefeito Rodrigo Hagge, por suposta ausência do município por tempo superior ao permitido por lei.
Cumprindo as suas atribuições e consubstanciada da legislação federal (Decreto Lei 201/67), a Mesa da Câmara submeteu o pedido do ex-vereador ao plenário, na sessão desta quarta-feira (3), sendo a denúncia rejeitada por maioria absoluta dos vereadores, com 8 votos contra e apenas 6 votos a favor.
Com o placar contrário à admissibilidade de abertura do processo legislativo, a presidente Naara Duarte determinou o imediato arquivamento da denúncia, na forma legal.
Votaram contra o pedido de afastamento do prefeito os vereadores João de Deus, José Antunes, Fabiano Bahia, Tarugão, Sargento Alberto, Jair Saloes, Anderson da Nova e Nailton Negreiro. Os vereadores Valdeir, Márcio Piu, Piritiba, Valquirão, Diga Diga e Romildo Teixeira, que formam a oposição na Câmara, votaram a favor do pedido de Juraci, mas foram derrotados pela maioria.
INCONFORMISMO DE ROMILDO, DIGA DIGA E VALQUIRÃO
Durante a votação, o vereador Romildo Teixeira repetiu o seu velho repertório de pedidos de ‘questões de ordem’, na tentativa de tumultuar o processo e provocar algum tipo de nulidade, mas o pulso forte da presidente Naara Duarte não permitiu a manobra e seguiu com a votação.
Inconformado, Romildo perdeu o controle e passou a gritar no plenário, desacatando a presidência da Mesa juntamente com os vereadores Diga Diga e Valquirão, sob as vaias da platéia que lotou o plenário. Fizeram um papelão.
Para evitar maiores problemas e preservar o bom nome do legislativo municipal, a presidente Naara Duarte encerrou a sessão, com base no Regimento Interno da Câmara.
JURACI NUNES NÃO FOI DEFENDER SUA DENÚNCIA
Mesmo sendo o autor da malfadada denúncia e tendo pedido o uso da Tribuna para defendê-la, o ex-vereador Juraci Nunes não deu as caras na sessão e decepcionou os seus poucos apoiadores, o que demonstra que o seu intento foi de mera tentativa de promoção pessoal.
Tá velho pra isso…
Por Davi Ferraz
VEREADORES COBRAM ATUAÇÃO DO CONSÓRCIO TERRITORIAL DO MÉDIO SUDOESTE EM ITAPETINGA
Na tarde desta terça-feira (2), a presidente da Câmara Municipal de Itapetinga, Naara Duarte, acompanhada dos vereadores João de Deus, Jair Saloes, Marcio Piu e Nailton Negreiro, se reuniu com o prefeito de Iguaí, Rony Moitinho, para tratar da atuação do Consórcio Territorial do Médio Sudoeste em Itapetinga, cujas ações no município ainda são incipientes, segundo os representantes do legislativo.
Durante o encontro, o presidente do consórcio, Rony Moitinho, fez uma explanação sobra as ações e avanços conquistados pelo consórcio, que foi criado para atuar em toda a região.
Por sua vez, a vereadora Naara Duarte fez uma abordagem sobre as diretrizes que regem os consórcios territoriais, lembrando que o município de Itapetinga precisa ser incluído nessas ações, como cidade polo do Médio Sudoeste, através da utilização do maquinário doado ao consórcio pelo governo do estado.
Os vereadores cobraram ainda uma participação mais efetiva dos demais municípios do território nos órgãos governamentais aqui sediados, como o SAC e o IML, que são utilizados por todo a população regional e necessitam de apoio para a sua manutenção.
As reivindicações dos atuantes edis de Itapetinga foram formuladas também através de ofício dirigido ao presidente do consórcio, ficando agendada, ainda, uma cerimônia de entrega dos maquinários doados pelo governo, em Itapetinga, com a presença de prefeitos de toda a região.
Participaram também do encontro, o assessor da câmara Marcos Gabrielli e o secretário executivo do Consórcio, Lourival Nunes.
Por Davi Ferraz
- 1