:: 14/jul/2019 . 21:14
PREFEITO DE CONQUISTA DEFENDE DIVISÃO DA BAHIA EM DOIS ESTADOS; BAHIA E BAHIA DO SUL
Com 417 municípios e mais de 300 distritos com possibilidade de serem emancipados num território nas mesmas proporções da França, a divisão da Bahia é um assunto que vem sendo discutido há longos anos. Essa pauta volta ao destaque através do prefeito Herzem Gusmão Pereira que defende a criação da “Bahia do Sul”.
Em entrevista ao site Bocão News, Herzem Gusmão diz que tem apoio de vários prefeitos, entre eles o de Brumado, Eduardo Vasconcelos Lima. “E quem sabe que a minha querida Vitória da Conquista fosse a Capital”, afirma o emedebista. O desejo existe, mas isso não se comenta no Palácio de Ondina, residência oficial do governador Rui Costa Santos.
DOIS OU TRÊS ESTADOS?
A Bahia é um estado muito grande , maior mesmo que alguns países. Portanto, uma divisão seria algo que beneficiaria os municípios do interior, em especial cidades pequenas e regiões que sofrem com a falta de infraestrutura, escolas, saneamento e empregos, devido à ausência do Estado nas regiões mais longínquas.
Existe uma proposta que defende dividir a Bahia em 3 Estados: Bahia, que abrangeria Salvador, Recôncavo, Nordeste, Chapada e Norte do Estado; Santa Cruz ou Bahia do Sul, que englobaria o Sul, Extremo Sul e Sudoeste do Estado, tendo como opções para capital as cidades de Vitória da Conquista , Itabuna ou Porto Seguro; e São Francisco, abrangendo toda a Região Oeste a partir do Rio São Francisco, cuja capital poderia ser Barreiras ou Luiz Eduardo Magalhães.
Na Constituinte de 1988, o atual prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, defendeu como deputado federal a criação do Estado de Santa Cruz, mas o Congresso acabou não aprovando a proposta.
Faltou pouco…
VÍDEO: MULHER EMPURRA PADRE MARCELO ROSSI DE PALCO DURANTE MISSA
Uma mulher empurrou do palco o padre Marcelo Rossi durante uma missa em Cachoeira Paulista na tarde deste domingo (14). O caso aconteceu depois de ela furar a segurança, invadir o palco e empurrar o padre de cima da estrutura. Apesar da queda, ele não ficou ferido e a mulher foi contida pela Polícia Militar.
O padre voltou ao palco minutos depois e disse que não registraria boletim de ocorrência contra a fiel.No momento, pelo menos 50 mil pessoas participavam da celebração. O momento foi registrado em vídeo.
De acordo com a Polícia Militar, a mulher foi retirada do local após a agressão e encaminhada à delegacia. A polícia informou que o registro do caso está sendo feito pela equipe da Canção Nova, organizadora do evento.
A PM informou que a mulher tem 40 anos e estava com um grupo do Rio de Janeiro, que informou que ela sofre de transtornos mentais. Até o momento, a assessoria de imprensa da comunidade católica não se pronunciou. Veja vídeo:
Padre Marcelo Rossi sofreu agressão enquanto celebrava missa na TV Canção Nova.
Estamos aguardando o pronunciamento oficial da instituição para mais informações sobre o estado de saúde do Padre.
Rezemos por ele. pic.twitter.com/rYknE2MlqC
— Cooperadores da Verdade (@oscooperadores) July 14, 2019
- 1