A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou hoje (20/08), projeto de lei de autoria do deputado estadual Pedro Tavares (DEM), que institui o Dia da Conscientização e combate as doenças da glândula tireoide, no estado da Bahia, a ser comemorado, anualmente, em 24 de maio. Na proposta o deputado defende que devem ser realizadas ações preventivas e de combate às doenças da tireoide com o objetivo de conscientizar a população sobre a problemática.

Estima-se que 300 milhões de pessoas no mundo sofram de disfunções na tireoide. No Brasil, de 10% a 15% das mulheres têm o problema em algum momento da vida, às vezes por um determinado lapso temporal, como na gravidez, por processos infecciosos ou uso de medicamentos.

Para Tavares, a aprovação desse projeto é uma conquista, pois tem o intuito de alertar a população sobre os cuidados com a saúde da tireoide. “Lembrando que tem sido muito comum casos de pessoas com problemas na glândula que age na função de órgãos importantes e que é essencial o seu bom funcionamento para o completo equilíbrio corporal. Houve esse entendimento entre os pares sobre a importância de aprovarmos a lei que espero que seja logo sancionada e colocada em prática. A população precisa ter acesso a informações e uma divulgação sobre doença e suas causas pode evitar muitas ocorrências”, afirmou. //Ascom

Compartilhe em suas redes sociais!