:: 1/out/2019 . 22:26
DEPUTADO PEDRO TAVARES VOLTA A PEDIR RECUPERAÇÃO DA ESTRADA JACOBINA – MIRANGABA
Em pronunciamento , na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Pedro Tavares (DEM), voltou a cobrar a recuperação da estrada que liga Jacobina a Mirangaba. O parlamentar lamentou as “péssimas condições” da rodovia e destacou o clamor da população para que o Governo do estado se sensibilize e resolva a situação.
Tavares lembrou a indicação apresentada na Casa Legislativa, no ano de 2015, solicitando a restauração da estrada à gestão estadual.
“São pouco mais de 24 quilômetros de estrada esburacada, causando aos motoristas muitos transtornos e prejuízos, como pneus furados, carros quebrados e assaltos porque infelizmente, eles tem que diminuir a velocidade, o que facilita a ação de bandidos”, relatou. O deputado citou que o Governo fez algumas operações tapa-buracos, mas infelizmente não adiantaram, pois a estrada precisa de uma intervenção maior.
“Fiz essa indicação há três anos e volto a reiterar a necessidade de uma recuperação efetiva nessa estrada. Os condutores e moradores da região já não aguentam mais enfrentar tanto riscos de acidentes e assaltos por conta da buraqueira. Fica o clamor para que o Governo atenda essa solicitação”, enfatizou.
JUSTIÇA FEDERAL SUSPENDE LIMINAR QUE PROIBIA ABATE E EXPORTAÇÃO DE CARNE DE JUMENTO
O Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF1) suspendeu uma decisão provisória que proibia os frigoríficos de abater jumentos na Bahia. A decisão levou em consideração o argumento da Advocacia-Geral da União (AGU) de que além dos frigoríficos obedecerem regras rígidas do Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento (Mapa) eles são acompanhados pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) de maneira permanente. Além disso, segundo a AGU, a suspensão do abate causou sérios impactos na economia da região.
A liminar derrubada pelo TRF1 estava em vigor desde dezembro do ano passado e fechou 150 postos de trabalho diretos e 270 indiretos. Ela foi concedida após pedido de entidades defensoras dos animais que denunciaram maus-tratos em um frigorífico de Itapetinga.
O fato foi questionado pela Advocacia-Geral, já que não foi comprovado que as fotos e vídeos de jumentos sofrendo maus-tratos foram feitas em frigoríficos autorizados e acompanhados pelo SIF.
“Nos estabelecimentos que são autorizados e regulamentados e têm fiscalização permanente, não há maus tratos. Os números comprovam que os três estabelecimentos autorizados do estado da Bahia cumprem rigorosamente as normas ambientais e de saúde pública. As imagens que mostram os maus tratos a animais são relativas a frigoríficos clandestinos e que, portanto, não são fiscalizados”, explica a advogada da União que atuou no caso, Julia Thiebaut.
A AGU destacou que a atividade é regulamentada pela legislação brasileira e que, por conta da procriação dos jumentos para o abate, isso não ofereceria um risco de extinção da espécie.
ITAPETINGA: PARTIDOS DE ‘ESQUERDA’ APOIAM VEREADOR AFASTADO QUE CUSPIU EM ELEITOR
Numa inversão de valores sem precedentes e numa demonstração de mero oportunismo político eleitoreiro, alguns pequenos partidos de oposição em Itapetinga, tidos como de ‘esquerda’, lançaram notas públicas em blogs e redes sociais, apoiando o vereador Diga Diga, que cuspiu na cara de um eleitor e foi afastado do cargo até o término da apuração do delito, por comissão da Câmara de Vereadores.
PT de Rosemberg, PDT de Tiquinho, PSB e Rede, defendem abertamente o edil cuspidor, enquanto o próprio partido do vereador afastado, o PL, preferiu não se manifestar sobre o caso. Um vereador do PL votou pela apuração do fato e afastamento do vereador.
Em demonstração de ódio e intolerância, o deputado petista Rosemberg Pinto fez ontem um discurso inflamado na tribuna da Assembléia Legislativa, dando total apoio à ‘cusparada’ de Diga Diga e atacou a presidente da Câmara, Naara Duarte, por encaminhar a apuração da denúncia do eleitor ofendido.
É a união do inútil ao desagradável…
Por Davi Ferraz
- 1