:: 2/out/2019 . 22:19
GEDDEL PODE TER PENA REDUZIDA EM MAIS DE 75%, DIZ COLUNA DO JORNAL CORREIO
A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu uma condenação de 80 anos de prisão ao ex-ministro Geddel Vieira Lima, que está preso na Papuda desde 2017. Mas, essa condenação pode ser reduzida a, no máximo 20 anos, se o voto do ministro do STF, Edson Fachin, for seguido por mais dois outros quatro integrantes da Segunda Turma da Corte.
Segundo a coluna Satélite, do jornal Correio*, apesar de rejeitar a maioria das teses apresentadas pela defesa de Geddel, Fachin acolheu um argumento tido como crucial: a de que não houve o chamado concurso material, ou seja, vários crimes de lavagem de dinheiro, como alega a PGR, mas apenas um.
Assim, como a punição por lavagem varia de 3 a 10 anos, aumentada em até dois terços, caso o delito seja cometido de forma reiterada, Geddel pode ter a pena reduzida em mais de 75% do que pedia a acusação.
A rejeição da tese de concurso material também abre espaço para que o ex-ministro deixa o regime fechado em breve, já que está há mais de dois anos na Papuda e o tempo de prisão já cumprido seria descontado do total. Além disso, Geddel tem feitos cursos a distância, o que reduz ainda mais a pena e os prazos para progressão ao semiaberto.
OUTUBRO ROSA: FEIRA DE SAÚDE DA MULHER DA FJS REGISTRA MAIS DE 1.500 ATENDIMENTOS NO PRIMEIRO DIA
Iniciou, nesta quarta-feira (2), a Feira de Saúde da Mulher, promovida pela Fundação José Silveira no Hospital Cristo Redentor no município de Itapetinga. A ação integra a programação do “Outubro Rosa”, campanha mundial de conscientização e combate ao câncer de mama.
No primeiro dia do evento foram registrados 1.552 atendimentos/procedimentos. Consultas com Cardiologista, Ginecologista, Nutricionista e Odontologista, além de exames de Eletrocardiograma, Mamografia, Preventivo Ginecológico e Raio-X.
A coordenadora geral da FJS em Itapetinga, Ana Bárbara Matos agradeceu aos envolvidos pelo sucesso no primeiro dia do evento. “Graças a Deus obtivemos êxito já desde o início da Feira, várias pessoas foram atendidos. A nossa sensação é de dever cumprido. Gratidão ao deputado federal Antônio Brito por viabilizar mais um evento para a nossa comunidade, ao coordenador executivo da FESFBA Leonardo Matos esse grande apoiador, aos nossos colaboradores e amigos que estão junto conosco no combate ao câncer de mama”, finalizou.
As Unidades Móveis da FJS permanecem no município até a próxima sexta-feira (4). Os atendimentos gratuitos começam a partir das 8 horas e seguem até as 17 horas.
Vale ressaltar que a Fundação José Silveira é a instituição madrinha do Outubro Rosa na Bahia. //Ascom
ITAPETINGA: REUNIÃO ENTRE MDB E DEM FORTALECE ALIANÇA PARA AS ELEIÇÕES DE 2020
De olho nas eleições municipais de 2020, lideranças de MDB e Democratas de Itapetinga se reuniram, nesta terça-feira (1), para deliberar sobre o futuro da aliança que vigora desde 2016 entre as duas legendas, as maiores e mais importantes do município, nos últimos anos.
Participaram do encontro os líderes Rodrigo Hagge, prefeito do município, Michel Hagge (MDB), ex-prefeito e deputado por dois mandatos, Dr. José Otávio Curvelo (DEM), ex-prefeito por dois mandatos Renan Pereira (DEM), vice-prefeito, Zildo Carvalho, presidente do DEM, dentre outras importantes lideranças dos dois partidos em Itapetinga.
O rompimento da importante aliança era um ‘sonho’ dos partidos de oposição ao governo municipal, como única esperança de vitória nas próximas eleições, mas com a renovação do acordo entre DEM e MDB, a vida dos oposicionista ficou complicada.
Segundo todos os prognósticos, Rodrigo e Renan se reelegem sem muita dificuldade.
Por Davi Ferraz
EMPRESÁRIO QUER PAGAR DEFESA PARA HOMEM QUE HOSTILIZOU DEPUTADO DO PT DURANTE VOO
Luciano Hang, dono das lojas Havan, se ofereceu para pagar a defesa do homem que hostilizou o deputado José Guimarães (PT-CE) em um voo nesta semana. A declaração foi feita pelo empresário em seu perfil no Instagram.
“Agora querem processar o Gilberto por falar umas verdades para o Zé Guimarães. Por isso, coloco minha equipe jurídica à disposição para te defender, Gilberto. Você não está sozinho”, afirmou.
O parlamentar José Guimarães anunciou que processará o homem por calúnia. No vídeo, ele é chamado de corrupto e vagabundo dentro de um avião. O deputado federal, porém, não possui nenhuma condenação na Justiça.
- 1