:: 8/nov/2019 . 22:54
PORTEIRA ABERTA: APÓS LULA, ZÉ DIRCEU E EDUARDO AZEREDO JÁ ESTÃO NA RUA
Ex-ministro petista e ex-governador tucano apresentaram pedidos de soltura com base em decisão do STF que barrou prisão em 2° instância.
Tal como Lula, os dois vão aguardar análise de recursos em liberdade.Além do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a decisão do Supremo Tribunal Federal que barrou a prisão em segunda instância também teve impacto na situação de outros políticos condenados que cumpriam pena.
O ex-ministro petista José Dirceu e o ex-governador de Minas Eduardo Azeredo (ex-tucano e hoje sem partido) também conseguiram nesta sexta-feira decisões na Justiça para deixar a prisão.
Outros presos da Lava Jato devem deixar as prisões, nas próxima hora, sem contar com os milhares de presos comuns que também podem ser beneficiado com o retrocesso imposto pelo STF.
EX-PRESIDENTE LULA É SOLTO APÓS CUMPRIR UM ANO E SETE MESES DE PRISÃO
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou a sede da Polícia Federal em Curitiba, onde estava preso, na tarde desta sexta-feira (8). Lula teve a liberdade concedida pela Justiça depois de uma decisão de ontem do Supremo Tribunal Federal (STF) que volta a considerar inconstitucional a prisão após condenação em segunda instância. Como ainda tem recursos em andamento e não tem prisão preventiva em seu nome, Lula foi beneficiado pela decisão.
Ele deixou a prisão acompanhado de familiares, da namorada Rosângela e de políticos como Gleisi Hoffmann, presidente do PT. Logo depois, falou aos militantes que aguardavam em frente à sede, criticando o que chamou de “banda podre” do Ministério Público e agradecendo o apoio que recebeu enquanto esteve preso.
A defesa do ex-presidente protocolou na manhã de hoje pedido de liberdade. Os defensores alegaram que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou inválida a execução provisória da pena em segunda instância, é de conhecimento público e pede que seja expedido alvará de soltura para o petista. Lula ficou preso desde 7 de abril de 2018 na sede da Polícia Federal do Paraná, berço da Operação Lava Jato.
CONQUISTA: CORPO DE ESTUDANTE DESAPARECIDO É ENCONTRADO CARBONIZADO NA BA-265
O jovem de 24 anos que trabalhava como motorista por aplicativo na cidade de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, e desapareceu após sair para fazer uma corrida, foi encontrado morto no início da tarde desta sexta-feira (8).
Hiago Evangelista Freitas era estudante de odontologia. Ele desapareceu na noite de quarta-feira (6), após deixar a namorada em casa para fazer corridas no município. O corpo dele foi encontrado carbonizado, na estrada que liga o bairro de São Sebastião à cidade de Barra do Choça, que fica a cerca de 35 minutos de Vitória da Conquista.
De acordo com informações da delegacia da cidade, o carro de Hiago tinha um adesivo da empresa de aplicativo que ele trabalhava. Esse adesivo retirado do veículo e colado no corpo dele, fixado com uma pedra em cima.
O corpo de Hiago foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista, e reconhecido por familiares da vítima ainda nesta tarde. Não há informações sobre sepultamento do jovem.
O carro de Hiago foi encontrado no bairro Alto Maron, também em Vitória da Conquista. Equipes da delegacia da cidade estão na rua procurando suspeitos do caso e investigam o que motivou o crime. Até a última atualização desta reportagem, ninguém havia sido preso.
A faculdade que Hiago estudava decretou luto oficial de três dias, sem suspensão das atividades. Em uma publicação nas redes sociais, a instituição escreveu que “toda a comunidade acadêmica se solidariza com a família neste momento de dor”.
- 1