:: 14/nov/2019 . 22:27
PESCA LIBERADA NA LAGOA NESTE FERIADÃO
A Prefeitura de Itapetinga divulgou novo decreto que libera a pesca com anzol na lagoa do Parque Poliesportivo durante o fim de semana, que desta vez, começa antecipado por causa do feriado da Proclamação da República (15 de novembro).
Famílias e amigos poderão desfrutar desta opção de lazer a partir das 6 horas do dia 15, até a zero hora do dia 17 de novembro. Lembrando que a população deve se preocupar e colaborar em manter o local limpo e organizado. //Ascom
SENADOR CORONEL ENTRA COM PROJETO PARA REGULAMENTAR PREPARO DA CARNE DE SOL
O senador baiano Ângelo Coronel (PSD) apresentou um projeto de lei para regulamentar o modo de preparo da carne de sol.
Segundo Coronel, a carne do sol é importante “para a cultura e a economia regional” e até o momento “inexiste regulamentação técnica que lhe confira definições de critérios e padrões físico-químicos ou microbiológicos ou que lhe atribua um memorial descritivo para o seu preparo”.
O senador baiano alegou ainda que o “método artesanal” de preparo da carne de sol “tem facilitado a contaminação das carcaças, contribuindo para o desenvolvimento de microrganismos indesejáveis no alimento”.
PIRÃO DE LEITE TAMBÉM
Ironizando, outro parlamentar já avisou que vai entrar com uma emenda ao projeto de Coronel, propondo “regulamentar a pirão de leite”, acompanhamento indispensável à carne de sol baiana.
Falta do que fazer?
AVIÃO CAI NA BAHIA E UMA PESSOA MORRE CARBONIZADA; NOVE FICARAM FERIDAS
Um avião de pequeno porte caiu durante o pouso na pista do resort Kiaroa Eco-Luxury Resort, na praia de Barra Grande, distrito de Maraú, na região sul da Bahia, nesta quinta-feira (14).
A aeronave seria, segundo registro da Agência Nacional de Aviação Civil, de propriedade do banqueiro José João Abdalla Filho, no entanto, o empresário e nenhum outro familiar estava a bordo.
O acidente ocorreu pouco depois das 14h e deixou pessoas feridas. Segundo informações da Polícia Civil, uma mulher morreu carbonizada e nove pessoas ficaram feridas, entre elas, uma criança. Os feridos estão no posto de saúde de Barra Grande e aguardam um helicóptero. Um grupamento do Corpo de Bombeiros foi acionado logo após o acidente. Ainda não se sabe o que motivou o desastre.
ITAPETINGA: CÂMARA DERRUBA PARECER DE VALDEIR QUE PEDIA ARQUIVAMENTO DO PROCESSO DE CASSAÇÃO CONTRA DIGA DIGA
Em sessão presidida pela Vereadora Naara Duarte, na noite desta quarta-feira (13), o plenário da Câmara de Vereadores de Itapetinga derrubou, por 10 votos contra 4, o parecer do vereador Valdeir Chagas, membro da Comissão Processante que apura suposta quebra de decoro parlamentar por parte do vereador Diego Rodrigues, no famoso caso da cusparada na cara de um servidor da prefeitura municipal.
No parecer preliminar da Comissão Processante, o vereador Valdeir Chagas pediu o arquivamento do processo contra o vereador Diga Diga, enquanto o relator da mesma comissão, o vereador Anderson da Nova, pedia em seu parecer a continuidade da apuração, na forma prevista em lei. O parecer de Anderson havia sido arquivado pela maioria da comissão, enquanto o do vereador Valdeir seguiu para discussão e votação.
Com a votação amplamente majoritária contra o parecer de Valdeir, o processo de apuração contra Diga Diga terá continuidade até decisão final pelo plenário da câmara, que decidirá se cassa ou não o vereador.
Alguns vereadores chegaram a sugerir que Diga Diga se retratasse, para dar fim ao processo, mas o edil não aceitou fazê-lo, negando o ato que lhe foi imputado na denúncia apresentada pelo eleitor Moisés Prado, que alegou ter recebido uma cusparada desferida pelo vereador, o que foi demonstrado em vídeo gravado pelas câmeras de segurança da sede do legislativo..
Votaram contra o parecer de Valdeir os vereadores Anderson da Nova, João de Deus, José Antunes, Fabiano Bahia, Valquirão, Márcio Pio, Sargento Alberto, Nailton Negreiro, Tarugão e Jair Saloes. Votaram a favor do arquivamento os vereadores Valdeir, Diga Diga, Romildo Teixeira e Gilmar Piritiba.
A sessão foi presidida brilhantemente e com muito equilíbrio pela vereadora Naara Duarte, de acordo com a Lei Orgânica do Município, Regimento Interno e Decreto Lei 201/67, dando direito de ampla defesa ao vereador investigado.
Por Davi Ferraz
- 1