:: 19/nov/2019 . 21:07
PRESIDENTE DA LIGA DE SANTO AMARO DIZ QUE NÃO HOUVE AGRESSÕES CONTRA JOGADORES DA SELEÇÃO DE ITAPETINGA
Após divulgação pelo Sudoeste Hoje a respeito de um suposto confronto entre torcedores de Santo Amaro e jogadores da seleção de Itapetinga, o presidente da Liga Santamarense de Futebol, Luiz Rogério Batista de Sena, manteve contato com o blog e solicitou espaço para esclarecer os fatos ocorridos no jogo realizado no domingo passado, onde as duas seleções empataram pelo placar de 1 a 1, pelo Campeonato Intermunicipal de futebol. Confira a Nota de Esclarecimento da Liga Santamarense:
OPERAÇÃO FAROESTE: ROSEMBERG É CITADO EM DIÁLOGO COM PRESIDENTE AFASTADO DO TJ-BA; “PODE MANDAR BRASA”
O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Rosemberg Pinto (PT), foi citado na decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que autorizou a Operação Faroeste (saiba mais aqui e aqui). A força-tarefa tem como objetivo desarticular um possível esquema criminoso voltado a venda de decisões judiciais por juízes e desembargadores do TJ-BA, além de corrupção ativa e passiva, lavagem de ativos, evasão de divisas, organização criminosa e tráfico de influência.
O parlamentar aparece em diálogo com o presidente do TJ-BA, desembargador Gesivaldo Britto, pedindo para colocar um juiz em Camamu para a eleição suplementar que ocorreu em setembro deste ano. Na ocasião, Enoc Souza Silva (Patriota) foi eleito prefeito com apoio de Rosemberg.
“A gente poderia ter aí um juiz nesse período especial pra cobrir essas eleições lá, porque é uma eleição muito questionada”, pediu. O deputado diz que combinou com “Roque”, o servidor do TJ-BA que foi preso nesta quarta-feira (19), que na “segunda-feira, entre 3 e 4 da tarde, eu dou um pulinho aí e a gente dá uma conversada”. “Ótimo, ótimo. A gente vai ver aqui o que é que precisa fazer, porque depende de fazer um trabalho com o TRE lá, né?”, respondeu Britto.
“Eu também marquei lá com o presidente lá para conversar com ele”, respondeu Rosemberg. “É o mais díficil, né? O mais díficil”, pondera o desembargador. E termina o diálogo: “Mas o que depender da gente aqui já viu, né? Pode mandar brasa”.
Britto foi afastado da presidência da Corte por 90 dias. O Bahia Notícias tentou contato com o deputado citado, mas até a publicação da matéria não obteve retorno.//BN
CANDIDATA À PRESIDENTE DO TJ-BA É AFASTADA APÓS OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL
Estava marcada para amanhã (20) a escolha do novo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), que foi alvo hoje de operação da Polícia Federal para desarticular um esquema de vendas de decisões judiciais.
Segundo a coluna Satélite, estariam no páreo os desembargadores José Olegário Monção Caldas, apoiado pelo atual presidente Gesivaldo Britto, Maria da Graça Osório Pimentel Leal, aliada ao grupo rival ao de Britto; e Lourival Trindade, nome da ala independente.
No entanto, a operação de hoje afastou a desembargadora Maria da Graça por 90 dias e o atual presidente, Gesivaldo Britto, além da ex-presidente da Corte, desembargadora Sandra Inês Moraes Rusciolelli.
FAROESTE: PRESIDENTE DO TJ-BA É AFASTADO DO CARGO; STJ NEGOU PEDIDO DE PRISÃO
Esquema de R$581 milhões no TJ da Bahia grilou mais 360 mil hectares; bens foram bloqueados
O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Gesivaldo Nascimento Britto, foi um dos quatro desembargadores afastados durante a Operação Faroeste, deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira (19). A informação é do jornal O Globo.
A operação foi autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da PF. De acordo com a publicação, o STJ negou pedido de prisão dos alvos.
Além de Gesivaldo, foram afastados ainda outros três desembargadores e dois juízes do TJ.
Eles são suspeitos de envolvimento em um esquema de venda de decisões judiciais e grilagem de terras. Cerca de 200 policiais federais estão cumprindo 40 mandados de busca e apreensão e quatro de prisões contra os alvos.
OPERAÇÃO DA PF AFASTA PRESIDENTE DO TJ, TRÊS DESEMBARGADORES E DOIS JUÍZES NA BAHIA
A operação Faroeste da Polícia Federal foi deflagrada na manhã desta terça-feira (19). De acordo com a assessoria de comunicação da PF, são cumpridas determinações de afastamento de quatro desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia e dois juízes de Direito de suas funções por 90 dias. Entre eles estão o presidente da corte, desembargador Gesivaldo Brito, a desembargadora Maria da Graça Osório Pimentel Leal, Maria do Socorro e Sandra Inês Moraes Rusciolelli.
O objetivo da ação é desarticular possível esquema criminoso voltado a venda de decisões judiciais por juízes e desembargadores. As medidas foram autorizadas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A operação acontece nas vésperas da eleição para presidência do biênio 2020-2022 do Tribunal. O escrutínio está previsto para esta quarta-feira (20). Maria da Graça é candidata.
Ainda de acordo com nota enviada pela PF, mais de 200 Policiais Federais, acompanhados de Procuradores da República, cumprem quatro mandados de prisão e 40 mandados de busca e apreensão em gabinetes, fóruns, escritórios de advocacia, empresas e nas residências dos investigados, nas cidades de Salvador, Barreiras, Formosa do Rio Preto e Santa Rita de Cássia, na Bahia, e em Brasília.
Os mandados foram expedidos pelo STJ e têm por objetivo localizar e apreender provas complementares dos crimes praticados. //BNews
- 1