:: 15/jan/2020 . 19:17
RUI COSTA ALTERA TEXTO DA PREVIDÊNCIA E CADA DEPUTADO VAI RECEBER 50 MIL PARA ‘ANÁLISE’
O Governo da Bahia mudou o texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê a mudança da previdência dos servidores públicos. A votação do texto da reforma foi suspensa na última terça-feira (14), após uma liminar do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).
Com a mudança, está suspensa a votação da PEC 158, que altera, entre outras coisas, o tempo de contribuição do servidor, aumentando em 5 anos para homens e em 7 para mulheres.
A mudança do texto ocorreu após o protesto dos servidores, na última segunda-feira (13), na frente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no Centro Administrativo, em Salvador. Na ocasião, funcionários declararam que seria iniciada uma “guerra”, caso Rui Costa não abrisse para diálogo.
Durante o protesto, policiais Civis e penitenciários ameaçaram entrar em greve, caso a PEC fosse aprovada.
Após a alteração, o Governador Rui Costa tem um prazo para alinhar a reforma da previdência nacional na Bahia. Caso o prazo não seja cumprido, o estado pode ficar sem receber o repasse de verba Federal. Com a mudança, Rui deve enviar nos próximos dias o novo texto para a Alba.
Para análise do novo texto, houve uma convocação extraordinária e, com isso, cada um dos 63 deputados vai receber o valor extra de R$ 50 mil, sendo 50% referente a primeira convocação e os outros R$ 25 mil para o final das votações do projeto, devido ao recesso do Casa. Além disso, os deputados vão receber o salário do mês de janeiro. //Varela Notícias
ITAPETINGA: PREVISÃO PARA ELEIÇÃO DE VEREADORES POR PARTIDO EM 2020
Em ano de eleições municipais, a imaginação dos eleitores e politiqueiros de plantão dá margem a todo tipo de especulação a respeito de quem vai ganhar ou perder, principalmente quando se trata de eleição de vereadores.
Em Itapetinga, os partidos mais atuantes são o MDB, DEM, PSC, PSD, PL, PDT, PP, PRB, REDE, PCdoB, PSDB, PSB e PSL, alguns com representantes na atual Câmara de Vereadores, eleitos ou reeleitos em 2016, mas que voltarão às urnas neste ano de 2020.
Alguns deles deverão ser reeleitos, mas a renovação de um bom percentual das atuais cadeiras é certa, como ocorre em todas as eleições. É bom lembrar que cada partido disputará sozinho, pois a lei eleitoral extinguiu as coligações nas proporcionais.
QUANTAS CADEIRAS CADA PARTIDO CONQUISTARÁ?
Nos cálculos dos “especialistas”, o MDB do prefeito Rodrigo Hagge, deverá conquistar entre 5 a 6 cadeiras no parlamento municipal, pela sua força e o bom trabalho que vem sendo desempenhado pelo gestor municipal;
O DEM, pode eleger até 3 vereadores, se for mantida a atual base. Se dispersar, pode eleger apenas 1 vereador;
o PRB pode eleger 1 vereador, devido à sua forte base evangélica, mas vai ter que ampliar o seu plantel de candidatos, para alcançar o quociente eleitoral;
O renovado PSC pode eleger 2 vereadores, com os quadros atuais, mas se ampliar suas bases, pode aumentar para 3, no máximo;
PL, PSD e PDT, podem eleger até dois vereadores cada, mas pode haver surpresas;
O velho e desgastado PT, que nas eleições passadas não elegeu nenhum vereador, mesmo com a prefeitura nas mãos, luta pra eleger apenas um vereador. Chance de eleger 2 é remota;
Apesar do otimismo exacerbado de alguns dirigentes partidários, PCdoB, PSB, REDE, PP, PSDB e PSL, dificilmente elegerão vereadores, pela impossibilidade de coligações. Sozinhos não alcançam o quociente exigido, que deve girar em torno de 2.300 a 2.500 votos o mínimo necessário para conquistar uma cadeira na Câmara.
Os números acima são meramente especulativos, embora se aproximem da realidade. Deve-se, evidentemente, serem consideradas as surpresas e a força dos candidatos a prefeito que cada um desses partidos venham a apoiar.
Candidaturas a prefeito, mesmo que para competir ou testar prestígio, podem ajudar na eleição de vereadores.
Lembrando que contamos com apenas 15 cadeiras na Câmara de Vereadores.
Por Davi Ferraz
- 1