:: 24/mar/2020 . 18:33
MAJOR PM VANDILSON ARAÚJO É O NOVO COMANDANTE DA 8ª CIPM/ITAPETINGA
Através da publicação de Diário Oficial do Estado na ultima quinta-feira (19/03/20), foi nomeado como novo Comandante da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar o Major PM Vandilson Araújo. Tenente da turma de Oficiais do ano 2000, o novo Comandante da 8ª tem especialização em Segurança Pública e possui diversos cursos pela Polícia Militar da Bahia.
Durante a sua trajetória na PMBA o Major Vandilson Araújo assumiu posições de destaque como o Comando da 4ª Companhia de Policiamento Tático no antigo Batalhão Metropolitano de Rondas Especias – RONDESP; Coordenador Administrativo e Financeiro da Companhia Independente de Policiamento Tático – RONDESP ATLÂNTICO; Comandante da 1ª Companhia do 18º BPM/Pelourinho e Comandante da Companhia de Emprego Tático Operacional da mesma Unidade.
Antes de assumir o comando da 8ª CIPM, o Major Vandilson Araújo comandou por quase um ano e meio a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar, Unidade sediada em Livramento de Nossa Senhora, onde obteve o reconhecimento da comunidade local pelo brilhante trabalho realiza à frente da Companhia que ocasionou, dentre outras coisas, na redução dos índices da criminalidade daquele local.
A Passagem de Comando aconteceu nesta segunda, no 9º Batalhão/Vitória da Conquista. O antigo comandante da 8ª CIPM, Major PM Aroldo de Araújo Horta, havia solicitado a sua reserva remunerada, a qual foi publicada no mesmo dia em quem o novo Comandante da Unidade foi nomeado. O Major Horta deixa um importante trabalho realizado, sempre em busca do diálogo e da parceria com a sociedade e com a tropa. Na tarde do mesmo dia, o Major Vandilson se reuniu com seu staff para traçar as diretrizes que serão adotadas pela 8ª CIPM de acordo com a sua filosofia de trabalho. //Ascom
SOBE PARA 76 OS CASOS DE CORONAVÍRUS NA BAHIA; ITAPETINGA E REGIÃO ESTÃO FORA
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou mais 13 casos de contaminação por coronavírus no estado, na manhã desta terça-feira (24). Com isso, o total de casos confirmados no estado sobe para 76.
De acordo com a Sesab, todos os casos novos foram importados ou de transmissão local. A pasta ainda informou que 725 casos foram descartados e não há óbitos registrados.
CIDADES AFETADAS
Os municípios com casos positivos são: Alagoinhas (1); Barreiras (1); Brumado (1); Camaçari (1); Conceição do Jacuípe (1); Conde (1 – paciente reside em Campinas, em São Paulo); Feira de Santana (6); Itabuna (1); Jequié (1); Juazeiro (2); Lauro de Freitas (3); Porto Seguro (8); Prado (2); Salvador (46, sendo três pacientes residentes em localidades fora da Bahia); e Teixeira de Freitas (1).
ITAPETINGA E REGIÃO NÃO TÊM NENHUM CASO CONFIRMADO
Ainda não foi confirmado nenhum caso em Itapetinga e cidades do Médio Sudoeste. Também não há casos confirmados em Vitória da Conquista.
PF PRENDE MAIS UMA DESEMBARGADORA DO TJ-BA E FILHO POR VENDA DE SENTENÇAS JUDICIAIS
Polícia Federal prendeu temporariamente, na manhã desta terça-feira (24), a desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Sandra Inês Rusciolelli, na quinta fase da Operação Faroeste, que apura esquema criminoso de venda de sentenças por membros da Corte baiana, além dos crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de ativos, evasão de divisas, organização criminosa e tráfico influência.
Na manhã desta terça, também foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Salvador, Mata de São João e Rondonópolis, no Mato Grosso, bem como outros dois mandados de prisão temporária expedidos contra dois advogados, sendo um deles filho e operador financeiro da magistrada detida, Vasco Rusciollelli.
JOGOS OLÍMPICOS SÃO ADIADOS PARA 2021
O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou, nesta terça-feira (24), o adiamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 para 2021. O entendimento sobre a impossibilidade do início das competições no dia 24 de julho, por conta da pandemia do novo coronavírus, aconteceu após conversa por teleconferência entre o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e o presidente do COI, Thomas Bach.
“Nas atuais circunstâncias, e com base nas informações fornecidas hoje pela OMS, o presidente do COI e o primeiro-ministro do Japão concluíram que os Jogos da XXXII Olimpíada de Tóquio devem ser remarcados para uma data posterior a 2020, mas o mais tardar no verão de 2021, para proteger a saúde dos atletas, todos os envolvidos nos Jogos Olímpicos e da comunidade internacional”, informa nota publicada no site da instituição,
Tocha olímpica
A publicação ainda confirma que a chama olímpica vai permanecer no país. A tocha chegou ao Japão na última sexta-feira (20), após cerimônia de acendimento, no Estádio Panatenaico, em Atenas, na Grécia.
A medida foi tomada após pressão de atletas e comitês nacionais pelo mundo todo criticarem a manutenção do calendário em meio a pandemia do novo coronavírus. Canadá, por exemplo, havia decidido que não mandaria competidores, caso os Jogos ocorressem na data prevista. O Comitê Olímpico Brasileiro também engrossou o coro para a mudança do cronograma.
Guerra mundial
Em 1940, as Olimpíadas, que também ocorreriam em Tóquio, no Japão, foram canceladas. Mas há 80 anos o motivo foi diferente: a 2ª Guerra Mundial. Este havia sido o segundo cancelamento das Olimpíadas. Os Jogos também foram cancelados em Berlim (1916) e em Londres (1944).
- 1