:: 21/abr/2020 . 10:36
GOVERNADOR ANUNCIA QUE USO DE MÁSCARA SERÁ OBRIGATÓRIO EM TODA A BAHIA
O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou que o uso de máscaras para todas as pessoas que saírem ás ruas será obrigatório em toda a Bahia, através de um decreto que ainda será publicado.
“Acertamos, conjuntamente, a edição de decreto, aonde vamos em breve publicar, valendo pro estado e Salvador, que 100% das pessoas que forem às ruas, ou seja, todas as pessoas que saírem de casa, utilizem máscara”, disse.
MÉDICO QUE MORREU EM ILHÉUS TEVE PARADA CARDÍACA APÓS USAR CLOROQUINA EM CASA
O médico Gilmar Calazans Lima, 55 anos, que morreu por conta da Covid-19 em um hospital de Ilhéus, no Sul da Bahia, na manhã de segunda-feira (21) estava fazendo tratamento com o hidroxicloroquina.
De acordo com informações do secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, Gilmar fez tratamento domiciliar por quatro dias, com a combinação hidroxicloroquina e azitromicina. Ele chegou a apresentar melhora clínica, sem febre ou dispneia, quando apresentou um mal súbito.
“Por ser médico, o paciente conseguiu acesso à hidroxicloroquina e azitromicina, dispensadas com receita médica e vinha em uso domiciliar. Ele era hipertenso e diabético com controle adequado”, informou Vilas-Boas. Levado por familiares, o médico deu entrada na emergência do Hospital da Costa do Cacau com um quadro de parada cardiorrespiratória. “Foi submetido a manobras de reanimação por 45 minutos, permanecendo sem estabilizar o ritmo cardíaco, terminando por evoluir para o óbito”, explicou o secretário de Saúde.
O secretário de Saúde aproveitou para alertar sobre o uso da substância que vem sendo apontada como uma possibilidade de tratamento para a Covid-19. “É sabido que a cloroquina e a hidroxicloroquina podem levar a arritmias cardíacas graves potencialmente fatais. Seu uso deve ser precedido de avaliação cardiológica e realização de eletrocardiograma”, ressalta.
Gilmar foi o 46º óbito confirmado pela doença no estado. Segundo a Sesab, o médico teve os primeiros sintomas da doença em 11 de abril. Quatro dias depois foi internado no Hospital Regional da Costa do Cacau (HRCC), mas acabou não resistindo e morreu hoje. //Correio
ITAPETINGA: CAIXA ABRE AGÊNCIA NESTE FERIADO SEM ATENDIMENTO AO AUXILIO EMERGENCIAL
As agências da Caixa, inclusive a de Itapetinga, vão funcionar nesta terça-feira (21), feriado de Tiradentes. O banco alerta que não será feito atendimento relacionado ao auxílio emergencial do governo. O atendimento será realizado das 8h às 12h. Na Bahia, 151 agências vão funcionar.
Os serviços que vão estar disponíveis são: saque INSS sem cartão, saque de Seguro Desemprego/Defeso sem cartão e senha, saque Bolsa Família e outros benefícios sociais sem cartão e senha, pagamento de Abono Salarial e FGTS sem cartão e senha, saque de conta salário sem cartão e senha e desbloqueio de cartão e senha de contas.
A Caixa destacou que o fluxo de clientes nas agências será controlado para manter a distância de no mínimo um metro entre as pessoas.
REGIÃO: TRANSPORTE INTERMUNICIPAL É LIBERADO EM ITARANTIM E ITORORÓ
Mais 12 municípios entram na lista dos que terão transporte intermunicipal suspenso. Agora, já são 81 municípios com transporte suspenso. Em decreto desta terça-feira (21), foram incluídas as cidades de Barro Preto, no Sul; Coração de Maria, no Portal do Sertão; Dias D’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador (RMS); Ipirá, na Bacia do Jacuípe; Itabela, na Costa do Descobrimento; Itaberaba, no Piemonte do Paraguaçu; Itamari e Mirante, no sudoeste; Morpará, no oeste; Mucugê, na Chapada Diamantina e Ribeira do Pombal, no Nordeste baiano.
A suspensão dos transportes se deve à ocorrência de casos de novo coronavírus nos municípios.
Conforme o decreto do governador Rui Costa, a suspensão dos transportes ocorre a partir desta quarta-feira (22). A partir da 0h fica proibida a saída de veículos desses locais. Já a chegada será tolerada até as 9h. A medida se refere a qualquer transporte coletivo intermunicipal, seja público ou privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.
TRANSPORTE LIBERADO EM ITORORÓ E ITARANTIM
No mesmo decreto, o governador liberou a circulação de transportes municipais em 11 cidades. Foram beneficiados os municípios de Adustina, no nordeste baiano; Barra do Rocha, Itarantim, Itororó, Piripá, no sudoeste; Cachoeira e São Félix, no Recôncavo; Gandu, no Baixo Sul; Palmeiras e Utinga, na Chapada, e Prado, no Extremo Sul.
A justificativa para liberação do transporte é que esses municípios já completaram 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.//BN
- 1