:: 4/maio/2020 . 21:47
ILHÉUS: MAIS UMA MEDIDA FRACASSADA
Ilhéus tem vivido uma sucessão de fracassos no combate à Covid-19. Foi uma das últimas a fechar o comércio, a paralisar o transporte coletivo, a limitar o acesso aos supermercados, a determinar o uso obrigatório de máscaras e demorou a organizar a Central de Abastecimento do Malhado.
Tentou copiar o bom exemplo de Vitória da Conquista, com a marcação de espaços nas filas. A imagem mostra que também não deu certo. //Blog do Gusmão
ITAPETINGA: VEREADORES DE OPOSIÇÃO FAZEM PRESSÃO PARA FECHAR COMÉRCIO E IGREJAS
Após flexibilização das atividades comerciais, industriais e religiosas em Itapetinga, com as necessárias medidas de distanciamento social recomendadas pelas autoridades de saúde, vereadores da bancada de oposição na câmara municipal começam a fazer pressão para o fechamento total do comércio e igrejas, usando como justificativa o “perigo da infestação da população pelo Coronavírus”.
O discurso dos vereadores oposicionistas é vazio, e serve apenas para marcar posição política, por total ausência de propostas que mereçam qualquer credibilidade. Vão de encontro às novas regras adotadas na maioria das cidades de pequeno e médio porte, apesar da pandemia do Covid-19.
Contrapondo o posicionamento da bancada oposicionista, o prefeito Rodrigo Hagge ponderou que a flexibilização adotada pelo município em relação ao comércio, indústria e outras atividades atendeu ao anseio da classe produtiva e de toda a sociedade, por questão de sobrevivência, nesse momento de crise de saúde e econômica.
“Ao liberar o funcionamento do comércio, medidas de prevenção ao novo vírus foram adotadas, como o distanciamento social e o uso obrigatório de máscaras, o que vem sendo respeitado pela população. Lacrar lojas, indústrias e igrejas é apostar no caos, no desemprego e na fome. Isto só interessa a quem não tem responsabilidade e amor por Itapetinga e tenta aparecer politicamente, sem qualquer mérito”, desabafou o prefeito.
Por Davi Ferraz
ITAPETINGA: CÂMARA DISCUTE REABERTURA DO COMÉRCIO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA VIRTUAL
Nesta segunda-feira (4), a Câmara Municipal de Itapetinga realizou a primeira audiência pública virtual da sua história, para discutir a reabertura do comércio, seus efeitos e as medidas de segurança adotadas para o funcionamento dos estabelecimentos comerciais durante a pandemia da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
Além dos vereadores, participaram da audiência os seguintes convidados: o secretário municipal de Saúde, Hugo Sousa; a coordenadora da Fundação José Silveira/Hospital Cristo Redentor, Ana Bárbara Matos; o gerente executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itapetinga (CDL), Eduardo Cardoso, e o vice-presidente da entidade, Oniel Brandão, além do presidente e da vice-presidente do Sindicato dos Comerciários, Wellinton Brito e Francine Martins, respectivamente.
Na abertura da audiência pública virtual, a presidente Naara Duarte explicou que a proposta do evento foi de iniciativa da mesa diretora e contou com a aprovação de todos os parlamentares municipais, com o objetivo de promover o diálogo entre os setores envolvidos diretamente no enfrentamento da pandemia no município, garantindo a participação popular e prestando esclarecimentos importantes à comunidade sobre o funcionamento do comércio e as medidas que vêm sendo implementadas visando à proteção da saúde de todos.
MORRE, AOS 99 ANOS, DONA ‘TONINHA CAXEIRO’
Faleceu, nesta domingo (3), na zona rural do município de Macarani, a pecuarista Bertulina Rodrigues, conhecida por ‘Toninha Caxeiro’, viúva do conhecido fazendeiro da região, Zé Caxeiro (in memoria).
Segundo informações de familiares, dona Toninha tinha 99 anos e faleceu em sua propriedade rural, na localidade conhecida por Manjerona, de causas naturais.
Durante o seu matrimônio com o saudoso Zé Caxeiro, dona Bertulina teve os filhos Domingos (in memória), Linda, Neide, Tânia e Paulinho, todos residentes na região, além de inúmeros netos e bisnetos.
O editor do Sudoeste Hoje manifesta o seu mais profundo pesar pela perda irreparável da amiga, pessoa querida em Itapetinga, Macarani e toda a região.
O horário e local do sepultamento ainda não foi divulgado.
Davi Ferraz – Editor
- 1