:: 8/maio/2020 . 22:31
ITAPETINGA: ACESSOS À CIDADE SERÃO FECHADOS POR BARREIRAS SANITÁRIAS A PARTIR DE SEGUNDA
A partir desta segunda, 11, após a contratação de uma empresa de segurança particular, a barreira passará a funcionar 24h (durante o dia, com o efetivo do Tiro de Guerra e, à noite, com o grupo de segurança contratado).
CONTROLE PARA ENTRAR NA CIDADE
De acordo com determinação municipal, a partir do dia 11, está proibida a chegada de pessoas de outros municípios em Itapetinga. Veículos em trânsito para outras cidades que necessitem passar por Itapetinga, terão que aguardar em fila indiana, por uma escolta que os conduzirá ate a próxima barreira, evitando que eles transitem pelo município.
Moradores de Itapetinga deverão provar sua situação com um comprovante de residência. Caso não estejam portando um, os viajantes deverão aguardar até que alguém leve o documento para eles.
PROIBIÇÃO DE ÔNIBUS INTERMUNICIPAIS E CAMINHÕES
Ônibus não poderão passar pelas barreiras, com exceção aos circulares das empresas de transporte municipal como Viação Itapetinga e Transnacional.
Caminhoneiros, fornecedores ou entregadores precisarão apresentar a nota fiscal de entrega do produto para entrar na cidade.
ACESSO DE PACIENTES DE FORA SÓ NAS URGÊNCIAS
Além disso, poderão ultrapassar as barreiras pessoas que estejam buscando assistência médica de urgência, sendo proibida a entrada para tratamentos ou procedimentos eletivos.
Aqueles que apresentarem sintomas gripais ou febre serão impedidos de entrar. Itapetinguenses sintomáticos serão encaminhados para isolamento e monitorados pela Vigilância Epidemiológica.
As medidas visam proteger os itapetinguenses, reduzir a circulação de pessoas e evitar a proliferação do vírus. Elas serão reavaliadas semanalmente e as determinações poderão ser alteradas a depender do cenário encontrado. //Ascom
REGIÃO: LIA LINE DÁ AVISO PRÉVIO A 345 EMPREGADOS E VAI FECHAR FÁBRICA EM IBICUÍ
Mais uma indústria de calçados, instalada no Médio Sudoeste da Bahia, tomou a dura decisão de encerrar as suas atividades, na unidade de Ibicuí, dando aviso prévio a todos os seus 345 empregados.
De acordo com informações do Sindicato de Verdade, nas demais unidades da fábrica, os empregados da Lia Line vão continuar trabalhando com horários e salários reduzidos, nos termos da Medida Provisória nº 936, do governo federal, o que já foi adotado em Itapetinga pela Vulcabras/Azaleia.
Além de Ibicuí, a Lia Line tem fábricas em Itororó, distrito de Bandeira do Colônia (Itapetinga), Firmino Alves e distrito de Itaiá (Firmino Alves), além de Camacã e Conceição do Coité.
A onda de demissões nas fabricas de calçados instaladas em Itapetinga e região, já atingiu mais de 2.300 empregados, sem qualquer interferência por parte da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado, controlada pelo vice-governador João Leão, que concedeu generosos benefícios fiscais a essas empresas.
Por Davi Ferraz
ITAPETINGA E REGIÃO: RENATA MELLO FECHA FÁBRICAS E DEMITE 1.800 EMPREGADOS
Após conceder férias coletivas aos seus empregados nas diversas unidades de produção no Médio Sudoeste Baiano, a Indústria de Calçados Renata Mello concluiu o processo de demissão em massa e foi embora nesta sexta-feira (8).
De acordo com informações do sindicato que representa a categoria dos calçadistas, foram aproximadamente 1.800 demissões nas unidades de Itapetinga, Itarantim, Maiquinique, Macarani e Potiraguá, um verdadeiro baque econômico em plena pandemia do Coronavírus, período de extrema escassez de empregos.
A saída da Renata Mello da região aconteceu sob a omissão total do governo estadual, que através do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) havia prometido uma solução para contar o processo de fechamento das fábricas na região.
Como a “solução” do deputado líder do governador ficou só na promessa, como de costume, a Renata Mello recolheu seus equipamentos e se foi…
Por Davi Ferraz
- 1