:: 12/maio/2020 . 21:23
ACESSO DE MORADORES DE CIDADES DA REGIÃO ESTÁ LIBERADO EM ITAPETINGA
Após adotar um rígido bloqueio sanitário a partir desta segunda (11), o prefeito Rodrigo Hagge flexibilizou as suas medidas para atender demandas de moradores da região, que são obrigados a se dirigir a Itapetinga, maior centro regional, para tratar de assuntos importantes e inadiáveis.
O pedido foi feito pelos prefeitos de cidades do Médio Sudoeste, considerando que Itapetinga é o único município da região que dispõe de agência da Caixa, onde são pagos os benefícios sociais do governo, Receita Federal, clínicas, farmácias, hospital, bancos, atacadistas e um comércio mais estruturado que abastece com diversos gêneros toda a região.
O Gabinete de Crise de Itapetinga reviu a posição antes adotada, para liberar o acessos dos moradores da região, para finalidades específicas, com as devidas cautelas previstos nos procolos do Ministério da Saúde, como uso de máscaras e distanciamento social.
Em contato com o Sudoeste Hoje, o prefeito Rodrigo Hagge considerou a flexibilização como positiva e necessária, até porque os municípios vizinhos (Macarani, Itororó, Potiraguá, Itarantim, Maiquinique, Itambé, Caatiba, Ibicuí, Iguaí, Nova Canaã, Firmino Alves e Santa Cruz da Vitória) ainda têm poucos casos confirmados de Coronavírus e não representam perigo para a população de Itapetinga.
Por Davi Ferraz
JUSTIÇA DÁ 72 HORAS PARA RUI COSTA EXPLICAR TRANSFERÊNCIAS DE PACIENTES COM COVID-19 DO SUL DA BAHIA PARA CONQUISTA
Em uma ação movida por um vereador conquistense, a justiça estipulou o prazo de 72 horas para que o governador Rui Costa apresente explicações a respeito da transferência de pacientes com Coronavírus de Itabuna, Ilhéus e outras cidades do sul da Bahia, para o Hospital de Clínicas de Vitória da Conquista – HCC.
A transferência de pacientes do sul da Bahia para Conquista chegou a ser divulgada pela mídia regional, após denúncia do prefeito Herzem Gusmão, mas o governador Rui Costa e seu secretário de saúde disseram tratar-se de Fake News.
Entretanto, novas evidências demonstraram que as transferências têm acontecido de fato, com pacientes em estado grave ocupando leitos clínicos e de UTI no HCC de Vitória da Conquista, motivando uma ação judicial movida pelo vereador.
A transferência de pacientes do SUS, de uma localidade para outra, através de regulação, é legal e necessária, quando há insuficiência de leitos na localidade de origem. No caso do Covid-19, então, vale qualquer sacrifício, mesmo com desgaste para o governo.
Bastava que Rui e seu secretário tivessem dito a verdade para a população de Conquista.
Por Davi Ferraz
- 1