:: 15/maio/2020 . 21:55
BAHIA REGISTRA 1.173 CASOS DE COVID-19 E 19 MORTES NAS ÚLTIMAS 24H, SEGUNDO SESAB
A Bahia registrou 1.173 casos de pacientes com coronavírus e 19 mortes nas últimas 24 horas. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesab) no início da noite desta sexta-feira (15), o estado totaliza 8.128 pessoas contaminadas com a Covid-19, com 281 mortes, 19 a mais do que os números apresentados no boletim última quinta (14).
Segundo informações da Sesab, o acréscimo de mais de mil casos em 24 horas aconteceu por causa da integração do banco de dados com o Ministério da Saúde.
Ao comparar os boletins divulgados pela Sesab às 17h da quinta (14) e o desta sexta, é possível perceber que houve 19 mortes e 1.173 casos confirmados no estado nas últimas 24 horas. O órgão informou que não vai mais divulgar boletins parciais às 12h.
De acordo com a Sesab, na Bahia, dos 1.225 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 587 possuem pacientes internados. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 509 leitos exclusivos para o coronavírus, 292 possuem pacientes internados. Cabe ressaltar que novos leitos serão abertos progressivamente mediante o aumento da demanda.
Dos 8.128 casos confirmados, 2.085 já encontram-se recuperados e 5.762 casos encontram-se ativos.
FOI MEXER LOGO COM OS ‘MANOS’…
Depois de instigar um pequeno grupo de moradores do 12 de dezembro para protestar contra a instalação de um hospital de retaguarda da Covid-19, blogueiro condenado do PT tá colhendo o que não esperava: a revolta dos ‘manos’ da redondeza. Vejam o que rolou nos grupos do zap hoje: “Eu tava conversando com uma moradora do Brogodó agora… Ela disse que os manos lá do bairro disseram que a polícia ficou lá um dia todo e que ninguém apareceu pra fazer tumulto sobre o hospital de campanha… Que só era o cabeludo que tava colocando pilha e que se a polícia ficasse lá de guarda atrapalhando a correria dos manos que o cabeludo que ia cair na ripa”. Bate não, manos…
EM GRUPO DE WHATSAPP, DEPUTADO DA BASE CHAMA SECRETÁRIO DE RUI COSTA DE F.D.P.
A pandemia do coronavírus parece ter mexido negativamente com o humor dos deputados baianos, piorando uma relação que já não era boa com o governo e os secretários do governador Rui Costa (PT).
Num grupo de WhatsApp da bancada governista, ontem, a irritação aflorou e sobrou para vários deles, em especial para Fábio Villas Boas, da Saúde, que está, portanto, na linha de frente do combate à Covid 19 no Estado.
Com uma agressividade que não se via até recentemente, os deputados voltaram a se queixar de que não são atendidos e, mais do que isso, de que permanecem sendo flagrantemente desrespeitados.
Um dos mais exaltados era o deputado conquistense Fabrício Falcão (PCdoB), que após discussão com outros colegas de bancada, disparou: “Meu querido Alan Castro, acho que você agora virou secretário do secretário Fábio Villas Boas. Esse secretário não me representa”, atacou Fabrício.
O comunista relatou ainda que há três dias ele o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) tentavam falar com o titular da Saúde. “Para mim, ele não existe como secretário nem figura pública”, declarou.
Fabrício lembrou que dirigiu todas as emendas a que tem direito como parlamentar para a Saúde, assim como os demais deputados da bancada governista, totalizando R$ 140 mi para a pasta.
“Se conseguem falar com ele é porque são os apadrinhados. Ele é frio, desrespeitoso, não gosta de político, não gosta de quem tem voto nem mandato (…). Não devo merda nenhum a nenhum f. d. p. como ele”, declarou.
A indignação transbordou até para a sessão virtual da tarde, onde deputados como Júnior Muniz (PP) abriram o verbo contra o titular da Saúde. //Política Livre – MATÉRIA COMPLETA
FUNDAÇÃO JOSÉ SILVEIRA DISTRIBUI MAIS DE UMA TONELADA DE ALIMENTOS EM ITAPETINGA
A Fundação José Silveira distribuiu, nesta sexta-feira (15), mais de uma tonelada de alimentos na Unidade do município de Itapetinga.
O momento contou com um momento de louvor e adoração com o grupo da Igreja Quadrangular. A ação de amor e solidariedade ao próximo contou com a presença de dezenas famílias carentes de diversos bairros da cidade, que se reuniram no estacionamento do Hospital Cristo Redentor.
No ato, a equipe da FJS adotou um série de medidas, como distribuição de álcool em geral, máscaras e espaço de distância de 1,5 entre cada pessoa.
A coordenadora geral da Unidade Ana Bárbara, o coordenador executivo da Federação das Santas Casas da Bahia Leonardo Matos, o diretor médico da instituição em Itapetinga Dr. Reinaldo Silva organizaram a ação com o apoio da equipe de colaboradores da FJS.
Para Ana Bárbara, o momento é de gratidão, “Agradeço a comunidade por utilizar máscaras e participar do nosso ato de solidariedade e amor ao próximo. Nesse momento de Pandemia, continuaremos juntos com a comunidade com serviços de saúde e social”, afirmou.
Já Leonardo Matos destacou a ação e afirmou novas ações estão sendo planejadas. “Parabenizo a Fundação José Silveira pelo cuidado com a comunidade itapetinguense, já estamos discutindo junto com a coordenadora Ana Bárbara e o padrinho das Santas Casas da Bahia, o deputado Antônio Brito, novas ações que possam beneficiar os nossos irmãos itapetinguenses” finalizou.
MINISTRO DA SAÚDE PEDE DEMISSÃO DO CARGO
O Ministério da Saúde divulgou no final da manhã desta sexta-feira (15) o pedido de exoneração do ministro Nelson Teich da pasta. Teich deixa o governo Bolsonaro um mês após assumir o cargo no lugar de Luiz Henrique Mandetta.
Teich assumiu o cargo no dia 17 de abril e teve uma passagem marcada por poucas aparições. Recentemente, Teich alertou para o risco da cloroquina, medicamento que o presidente Jair Bolsonaro defende no tratamento do novo coronavírus. Em entrevista coletiva na última quarta (13), Bolsonaro pediu que os ministros estivessem “afinados” com os ideais dele.
Outra controvérsia entre Teich e Bolsonaro aconteceu na última segunda-feira (11), quando o então ministro soube através de jornalistas que o presidente decretou academias, barbearias e salões de beleza com serviço essencial (leia mais aqui).
Nelson Teich vai se pronunciar em entrevista coletiva na tarde desta sexta.
- 1