:: 16/maio/2020 . 22:31
FUNDAÇÃO JOSÉ SILVEIRA INICIA FORMAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE VOLTADA À COVID-19
A Fundação José Silveira (FJS), por meio de Centro de Pesquisa, Ensino e Inovação, iniciou a formação continuada em serviço para profissionais de saúde COVID-19, com a participação de 40 novos técnicos de enfermagem da instituição, neste sábado (16).
A iniciativa é destinada à capacitação dos profissionais para atuar nas unidades de saúde de referência, especialmente nas áreas de UTI e Emergência. A formação está sendo desenvolvida por meio de uma parceria entre a FJS e a Unime – Lauro de Freitas, na modalidade de ensino à distância. De forma solidária e com compromisso social, a Unime mobilizou as Coordenações Acadêmica, do curso de Medicina, Pedagógica e docentes para ministrarem as aulas teóricas.
O treinamento prático será desenvolvido nas unidades de saúde onde os profissionais estão lotados, sob a supervisão de profissionais da FJS especialistas nas áreas de UTI e Emergência. A aula inaugural teve a participação do presidente da Fundação José Silveira, Dr. Geraldo Leite, que ressaltou a importância da qualificação para lidar com os desafios da pandemia. “Essa parceria e amizade darão frutos hoje, amanhã e sempre”, comentou Dr. Geraldo Leite.
ITAPETINGA ZEROU CASOS DE CORONAVÍRUS, MAS MUNICÍPIOS PRÓXIMOS PREOCUPAM
Após registrar 9 casos de coronavírus confirmados pela Sesab e município, Itapetinga zerou o registro de pessoas contaminadas pelo novo vírus, há cerca de 20 dias, o que coloca o município em situação confortável, mas em alerta permanente.
Por conta dessa estabilidade, foi possível flexibilizar o funcionamento do comércio e serviços, o que aliviou a atividade econômica, que já estava estrangulada. Isto sem falar das centenas de demissões nas indústrias de calçados, que impactou a economia do município.
O momento em Itapetinga é certo otimismo, mas não podemos afrouxar as medidas de distanciamento social, e até de isolamento, visto que nos municípios próximos o quadro é bem diferente. Itabuna, Ilhéus e Vitória da Conquista estão numa crescente preocupante, em número de casos da Covid-19, e estamos geograficamente ‘cercados’ por essas cidades.
Isto sem falar da nossa relação comercial, educacional, de saúde e até familiar, com a vizinha Vitória da Conquista, maior centro regional, onde o número de casos da Covid começa a disparar.
Não podemos afrouxar as medidas adotadas pelo município e até ampliá-las, caso seja necessário.
Por Davi Ferraz
CONQUISTA: PULA PRA 74 O NÚMERO DE CASOS CONFIRMADOS DE CORONAVÍRUS
Com a aceleração dos testes laboratoriais a curva da COVID-19 tende a subir em Vitória da Conquista. No Boletim Epidemiológico deste sábado (16) os números de casos chegaram aos 74.
Destes, quatro morreram, quarenta se curaram e trinta ainda estão combatendo do Coronavírus.
Alerta Máximo que reforça o Isolamento Social, o uso de máscaras e a lavagem das mãos, dentre outras recomendações da Organização Municipal de Saúde (OMS). //Blog do Anderson
NOME USADO EM TESTE DE BOLSONARO É DE FILHO DE RESPONSÁVEL PELA COLETA
Segundo o Ministério da Defesa informou ao jornal O Estado de S. Paulo, o nome do filho foi o que “ocorreu” à tenente-coronel no momento da coleta, quando foi pedida a utilização de um codinome.
“Em consonância com a equipe médica da presidência, e no intuito de proteger e garantir confidencialidade aos exames do presidente da República, foi sugerida a utilização de um pseudônimo, sendo o nome que lhe ocorreu, naquele momento”, afirmou a pasta, em nota.
Um dos pseudônimos utilizados por Jair Bolsonaro nos exames de coronavírus pertence ao filho de uma farmacêutica que trabalha no Hospital das Forças Armadas (HFA) que foi das responsáveis pela coleta do material utilizado na análise. A informação foi revelada pelo jornal Correio Braziliense.
MORRE, AOS 83 ANOS, O ADVOGADO E EX-VEREADOR DE ITAPETINGA DR. DJALMA NOBRE
Faleceu, na última quinta-feira (14), em São Luiz do Maranhão, o advogado e ex-vereador de Itapetinga, DJALMA EVANDRO NOBRE. O advogado tinha 83 anos e residia na casa de acolhimento LAR DE IDOSOS, local onde passou os últimos quatro meses de vida.
Orador brilhante, Djalma Nobre iniciou sua carreira jurídica em Itapetinga, onde participou da política local, se elegendo vereador do município na década de 1960, com grande destaque no legislativo municipal.
No início dos anos 70, o brilhante advogado passou a residir em Vitória da Conquista, onde passou maior parte de sua vida e criou os dois filho do casal.
O Sudoeste Hoje lamenta a perda irreparável do ilustre amigo, de tantos serviços prestados à comunidade de Itapetinga e toda a região Sudoeste.
Por Davi Ferraz
- 1