:: 17/maio/2020 . 20:15
ITAPETINGA REGISTRA 10º CASO DE COVID-19
No dia 11 de maio, ela fez em laboratório, o exame de RT-PCR que testou positivo para Covid. A paciente já apresenta melhora nos sintomas, permanecendo apenas com espirros, tosse e coriza (sintomas ligados à rinite alérgica, doença pré-existente).
Agora, Itapetinga registra um acumulado de 10 casos confirmados segundo a Sesab. A Secretaria Municipal reconhece apenas 7 casos, visto que não foi responsável pela testagem de 3 dos pacientes registrados pelo Governo do Estado. Seis desses casos já estão curados.
61% DOS BAIANOS QUEREM ADIAMENTO DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS, DIZ PESQUISA
A maioria dos baianos é favorável ao adiamento das eleições em virtude da pandemia do novo coronavírus. De acordo com a terceira rodada da pesquisa A TARDE/DataPoder360, 61% acham que o pleito deve ser postergado para novembro ou dezembro, enquanto 20% que acreditam que ela precisa ser mantida.
Em Salvador, os números são parecidos. 59% dos soteropolitanos querem o adiamento, enquanto 16% é contra a mudança da data por causa da doença.
O adiamento tem maior adesão entre apoio nas mulheres (5%), pessoas com idades entre 25 e 44 anos e 45 e 59 anos (17%, ambas as faixas etárias), quem possui até o ensino médio (16%) e com renda acima dos 10 mínimos (31%).
Por outro lado, a manutenção da data das eleições conta com adesão maior entre homens (31%), pessoas entre 45 e 59 anos (23%), com renda média acima de 10 salários mínimos (31%) e não escolarizados (62%). O adiamento para novembro ou dezembro é mais aceito entre mulheres (71%), idosos (70%), pessoas com ensino superior (66%) e quem tem renda entre 5 e 10 salários mínimos (71%).
O levantamento ouviu 2.500 pessoas em 200 municípios baianos, entre os dias 11 e 13 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. Em Salvador, a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais; o intervalo de confiança, de 95%.
O adiamento das eleições municipais se tornou pauta em virtude do avanço da pandemia no país. O fato de eleitores se aglomerarem nos colégios eleitorais é o ponto que pode representar perigo em um momento que se deve evitar aglomerações. //Bahia Notícias
MUNICÍPIO DE POTIRAGUÁ VIROU ‘PORTA DE ENTRADA’ DO CORONAVÍRUS NA REGIÃO
Localizado no Médio Sudoeste da Bahia, o município de Potiraguá é o que vem registrando mais casos de Coronavírus na região, nos últimos dias. No espaço de apenas uma semana, a pequena Potiraguá (7.224 habitantes) já teve 6 casos confirmados da Covid-19 pelo Lacen, o que deixa a cidade e toda a região em alerta máxima.
Além da sede do município, Potiraguá possui dois distritos, Gurupá Mirim e Itaimbé (Coréia), que ficam às margens de duas rodovias importantes, a BA-680 e BR-101, utilizadas por quem se dirige desses distritos para Itabuna, Ilhéus, Eunápolis, Porto Seguro e outras cidades do sul e extremo sul. Isto coloca o município como uma espécie de ‘porta de entrada’ do novo coronavírus, atingindo seus moradores e espalhando o vírus em toda a região.
O deslocamento constante de pessoas de Potiraguá para Itabuna e Porto Seguro também pode ser um dos fatores que contribuem para o aumento dos casos da Covid-19 no município. Isto sem falar dos pacientes com outras enfermidades que são regulados pela Sesab para tratamentos nos hospitais de Itabuna (Hospital de Base) e Ilhéus (Hospital Costa do Cacau), e que retornam contaminados pela Covid-19.
Barreiras sanitárias precisam ser erguidas ou reforçadas na entrada da Coréia via BR 101, e saídas para Itarantim e Itapetinga, com urgência, para estancar a contaminação através de pessoas que entram na região, pela BA-680 (estrada da Coréia).
Por Davi Ferraz
- 1