:: 30/maio/2020 . 21:42
SESAB CORRIGE ERRO EM NOTIFICAÇÕES DE CASOS DA COVID-19 EM ITAPETINGA
O grande volume de exames e a urgência das respostas frente a uma pandemia vêm causando inconsistência nas informações dos Boletins da Covid-19 da Sesab (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia).
Desde o surgimento dos primeiros casos, a secretaria municipal vem questionando dados emitidos pelo governo do estado. Nesta semana, reconhecendo o erro na notificação, a Sesab retirou do seu boletim um caso, reduzindo o número de confirmados em Itapetinga.
A Secretaria municipal ainda discorda de duas outras notificações e aguarda correção.
ITAPETINGA: NOVOS RESULTADOS INCLUEM MAIS 3 CASOS POSITIVOS DE COVID-19 NO MUNICÍPIO; AGORA SÃO 13 CASOS
Agora, o paciente já está em casa, assintomático, mas permanece em isolamento.
No sábado, dois novos resultados positivos para Covid-19. Uma mulher, 36 anos, esteve em contato com paciente também confirmado para coronavírus e, por isso, coletou o material biológico no dia 22. Hoje, seu teste foi positivado e ela segue assintomática, mas em isolamento domiciliar.
No dia 22, também foi coletado o material de exame de um homem, de 30 anos, que apresentou febre, tosse, dispneia, diminuição de olfato e paladar. Neste sábado, o Lacen enviou confirmação do resultado. O paciente já era tido como suspeito por ter viajado por áreas de risco como Barreiras, Salvador, Itabuna e Ilhéus e está em isolamento desde o dia 18. Ele já apresenta melhora dos sintomas.
Itapetinga, segue, então, com 13 casos confirmados (2 deles não reconhecidos pela secretaria municipal), 54 casos descartados, 8 casos curados e 2 óbitos.
CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE NA BAHIA É PRORROGADA ATÉ 30 DE JUNHO
A Campanha de Vacinação contra a Influenza foi prorrogada até o dia 30 de junho, informou a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). De acordo com órgão, a meta de vacinar 90% para alguns grupos não foi alcançada, o que levou à prorrogação da campanha.
Na Bahia, somente os grupos de trabalhadores da saúde, indígenas e idosos, a partir de 60 anos, atingiram a meta de vacinação. No primeiro grupo, 99,41% de cobertura e no segundo grupo, a cobertura ficou em 96,97% e o terceiro grupo, a cobertura ficou acima de 100%. Os outros grupos ficaram muito abaixo da meta: crianças (34,31%); gestantes (45,10%); puérperas (53,30%); adultos de 55 a 59 anos (33,61%).
Na Bahia, a meta é imunizar 90% do público alvo, formado por cerca de 4,6 milhões de pessoas. Para proteger ao máximo a população, a vacina está disponível em postos espalhados por todos os municípios. Além disso, a Secretaria Estadual da Saúde orientou aos gestores municipais a ofertarem a vacina fora dos postos de saúde, em ambientes abertos e ventilados a fim de ampliar a oferta e evitar aglomerações, obedecendo a distância necessária.
- 1