:: 19/jun/2020 . 22:23
CONQUISTA CHEGA A 12 MORTES POR CORONAVÍRUS E JÁ REGISTRA 460 CASOS
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta sexta-feira (19) que mais dois pacientes infectados pelo Novo Coronavírus foram a óbito, aumentando para 12 o número de óbitos registrados de pacientes de Vitória da Conquista.
A 11ª vítima da Covid foi uma mulher de 56 anos, com histórico de doenças preexistentes, que faleceu na noite da última quinta-feira (18). Ela realizou exame laboratorial RT-PCR que apresentou resultado positivo para Coronavírus no dia 15 de junho e vinha sendo acompanhada pela equipe de monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde desde o dia 12 de junho, quando foi internada do Hospital São Vicente, onde veio a óbito por agravamento do quadro de saúde.
O 12º falecimento aconteceu nesta sexta-feira (19). Trata-se de um senhor de 79 anos que possuía doenças preexistentes e estava internado no Hospital São Vicente desde o dia 2 de junho. Ele também era acompanhado pelo monitoramento da Secretaria de Saúde e teve resultado positivo para Covid-19 em exame laboratorial RT-PCR no dia 15 de junho.
Hoje foram confirmados mais 14 casos de pacientes que testaram positivo para Coronavírus em Conquista. Com isso, são 460 casos confirmados desde o fim do mês de fevereiro, quando foram notificados os primeiros casos no município. Destes, 356 pessoas tiveram evolução para cura da doença e 92 permanecem com o vírus ativo e seguem em recuperação – 19 internados e 73 em tratamento domiciliar. //Blog do Sena
REGIÃO: CÂMARA DE VEREADORES DE CAATIBA REALIZA PRIMEIRA SESSÃO VIRTUAL
A Câmara Municipal de Caatiba que já vem inovando com as sessões transmitidas ao vivo pela Rádio Comunitária Catolé FM, realizou nesta quinta-feira (18), a primeira sessão plenária virtual da sua trajetória. A iniciativa foi tomada em função da impossibilidade da realização das reuniões presenciais dado ao atual cenário de pandemia, sendo intensificada em virtude dos diversos casos de contaminação pelo novo coronavírus no município de Caatiba.
Sendo assim, a Casa Legislativa seguindo as recomendações das autoridades de saúde para que sejam evitadas aglomerações de pessoas nesse período, deu sequência aos trabalhos da Casa de Leis com uma sessão histórica, a primeira a ser feita online através do sistema de comunicação (Portal Zoom), permitindo que os vereadores mesmo diante do momento atípico tenham a condição de prestar o seu serviço, assim como também seja dada a devida publicidade aos atos parlamentares para a comunidade.
Durante a sessão, todos os vereadores entre outras colocações, destacaram o papel da Câmara em promover a sessão plenária online, como um ato inovador e uma ferramenta imprescindível para o atual momento de crise sanitária. O presidente da Câmara, o vereador Ronaldo Santos idealizador do novo formato da reunião Legislativa, citou que essa nova forma de acontecer às sessões terá continuidade para que o Poder Legislativo cumpra o seu serviço com transparência, em um formato seguro protegendo com zelo funcionários, vereadores e a população, dando continuidade aos trabalhos e o bom andamento do município.
Na ordem do dia foi colocado em votação o parecer nº 001/2020 das Comissões de Legislação, Justiça , redação final, comissão de finanças e orçamento, do Projeto de Lei 072/2020 (LDO), que dispõe as diretrizes para a confecção da Lei Orçamentária Anual (LOA, para o exercício de 2021). Após votação e aprovação das proposições em pauta, o Presidente da Câmara deu por encerrada a sessão, agradecendo a participação dos internautas, rádio Catolé FM, vereadores, assessoria contábil e jurídica. //Ascom
ITORORÓ: PROFESSORA QUE AGUARDAVA RESULTADO DE TESTE DA COVID-19 MORRE EM HOSPITAL DE CONQUISTA
Uma professora de nome Reginalda, que estava aguardando resultado de exame para Coronavírus, faleceu em Vitória da Conquista na tarde desta sexta-feira, 19.
Reginalda é parente de uma das pessoas infectadas por Coronavírus no distrito de Rio do Meio e também estava sendo investigada por apresentar sintomas compatíveis com a doença. Com muita dificuldade respiratória e alguns outros problemas de saúde, Reginalda passou mal e precisou ser transferida para Vitória da Conquista, onde acabou vindo a óbito.
O material de Reginalda foi coletado, enviado ao Lacen e o resultado deverá sair nos próximos dias.
Reginalda fez o teste rápido numa ação de combate que foi realizada pela secretaria de saúde no distrito, mas, o resultado deu negativo, porém, a equipe de profissionais da Secretaria de saúde entendeu ser necessário que a paciente fizesse o teste do Lacen, pois, a mesma apresentava falta de ar constante.
Informacões do Blog Itororó Já
CASO TABOCAS: VEREADOR TARUGÃO BUSCA INFORMAÇÕES SOBRE DENÚNCIA DE CONTAMINAÇÃO POR COVID-19
Na manhã desta sexta (19) o Radialista e Vereador Tarugão, esteve visitando a Empresa Tabocas, que é referência no Brasil no segmento de construção de linhas de transmissão e subestações de energia, a qual se instalou no município de Itapetinga há alguns meses, e que gerou muitos empregos também para a Região.
A empresa está Localizada próximo ao Aeroporto da cidade, local onde é montada grande parte das estruturas para serem instaladas na região.
A visita do Radialista e Vereador Tarugão, foi motivada por uma denúncia nas redes sociais, onde um usuário do Facebook, identificado pelo nome de Paulo Costa, relata que colaboradores da empresa que estavam trabalhando em Bandeira de Minas no Estado de Minas Gerais, estavam sendo transferidos para a Tabocas de Itapetinga e os menos estavam chegando em grande números, contaminados pela coronavírus e estão hospedados em um hotel da cidade.
Ainda segundo o relato da denúncia, os veículos que transportam os trabalhadores estão tendo lotação máxima e o refeitório onde eles almoçam, também fica muito cheio o que coloca as pessoas muito próximas uma das outras trazendo um grande risco de contaminação.
O Internauta autor da denúncia marcou Tarugão Barreria em sua publicação e logo recebeu uma mensagem de comprometimento para averiguar a denúncia.
Ele também relatava a preocupação de contaminação dele e dos colegas e também da população de modo geral.
O que foi apurado até agora pelo Radialista e Vereador Tarugão:
*Segundo prepostos da empresa, 60 colaboradores que estavam trabalhando na cidade de Bandeira de Minas-MG, estão em Itapetinga em um Hotel e antes de vim, fizeram o teste e testaram negativo.
*A Vigilância Epidemiológica esteve no hotel a pedido da Tabocas, fez a triagem de todos os colaboradores da empresa, que lá estão hospedados, e a empresa se comprometeu a libera-los para o trabalho, só após eles serem testados para COVID-19 e os resultados darem negativos
* A Tabocas está com um procedimento muito rígido, fazendo triagem na estrada e saída de funcionários, além do uso obrigatório de máscaras.
* Segundo ainda prepostos da empresa, hoje, sexta (19) não há caso confirmado da COVID-19 na Tabocas em Itapetinga.
* Funcionários relataram ao Radialista e Vereador Tarugão que eles gostariam que a empresa fizesse o teste da COVID-19 em todos os colaboradores do campo.
* Relataram também que os veículos que são usados para transportar os colaboradores sempre estão na lotação máxima o que trás preocupação de contaminação.
* Os colaboradores também reclamaram da grande quantidade de pessoas ao mesmo tempo usando o refeitório.
Tarugão também enviou um email para a Sede da Tabocas em Minas espera uma Nota de esclarecimento sobre o assunto.
Veja o texto do email:
“Boa tarde! Gostaria de responda com uma certa urgência. Aqui em Itapetinga a população está com receio sobre a vinda de trabalhadores de Bandeira de Minas para trabalhar aqui no município. segundo as informações levantadas, vieram 60 trabalhadores e eles estão em um hotel. Circula nas redes sociais que eles estão infectados, que o refeitório que eles almoçam é super lotado e os veículos que fazem o transporte também vem super lotados. Gostaríamos de receber informações da empresa, pois vou publicar no blog e levar ao ar na rádio uma matéria referente a essa situação. Desde já muito obrigado”.
CAATIBA CHEGA A 35 CASOS DA COVID-19
A Secretaria Municipal de Saúde de Caatiba informa que na sexta-feira (19/06) foram notificados mais 07 casos confirmados de Coronavírus no município (05 casos por teste rápido e 02 casos por teste laboratorial RT-PCR) totalizando 35 casos confirmados. Todos os casos confirmados estão em isolamento domiciliar.
Estão sendo monitorados 228 casos, notificados 209 casos, 35 casos confirmados (32 casos por teste rápido e 03 casos por teste laboratorial RT-PCR), descartados 174 casos (sendo 172 casos negativos por teste rápido e 02 casos negativos por teste laboratorial RT-PCR) e 00 caso aguardando resultado.
Diante desses dados pedimos a colaboração das pessoas para que fiquem em casa, lavem as mãos com frequência, evitem aglomerações de qualquer natureza e se houver a necessidade de sair de casa use máscaras.
Em caso dos sintomas como: dor de garganta, febre, coriza, falta de ar, perda de olfato ou paladar, ligue para as equipes de saúde:
(77) 98863-0047
(77) 98121-5340
(77)98101-2110
(77)98112-1776
(77) 98832-2697
#SE_PUDER_FICA_EM_CASA
#USE_MÁSCARA
#MÁSCARA_SALVA
ITAPETINGA: NOVO BOLETIM APONTA 106 CASOS DA CONVID-19 NO MUNICÍPIO
Um novo boletim da prefeitura trouxe, no início da noite desta sexta-feira (19), os números da Covid-19 em Itapetinga, que agora já registra 106 casos do novo vírus no município.
O crescimento da Covid-19 em todas as cidades é uma realidade, e os números divulgados estão sempre aquém dos reais, principalmente onde a transparência nas ações governamentais não são respeitadas.
A divulgação diária dos números da Covid-19 pela Secretaria de Saúde de Itapetinga demonstra uma grande preocupação e respeito à transparência, o que não vem ocorrendo em outros municípios da região, que escondem os números reais, e o mais grave, não realizam mais testes para não inflar os números, por razões eleitoreiras.
Na Bahia, os números são alarmantes, com mais de 1.300 óbitos, até hoje. Veja boletim de hoje:
Por Davi Ferraz
JUSTIÇA BLOQUEIA TODOS OS BENS DO SENADOR JAQUES WAGNER EM AÇÃO DA LAVA JATO
Jaques Wagner (PT) teve seus bens declarados indisponíveis nesta sexta-feira (19) pela Justiça. O senador pela Bahia responde a ação no âmbito da Operação Lava Jato que apura a doação ilegal de R$ 3,5 milhões, da Odebrecht, por intermédio da cervejaria Petrópolis, para a campanha eleitoral do Partido dos Trabalhadores de 2014.
A decisão pelo congelamento dos bens do ex-governador foi proferida pelo juiz Glauco Dainese de Campos, titular da 7ª Vara da Fazenda Pública de Salvador. Wagner é investigado pela suposta prática de improbidade administrativa em investigação movida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). //BN
ASSEMBLEIAS LEGISLATIVAS DE CINCO ESTADOS QUEREM INTERROGAR RUI COSTA SOBRE RESPIRADORES
O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania), de Sergipe, revelou que Assembleias Legislativas de cinco estados já possuem em seus parlamentos pedidos de convite ao governador Rui Costa (PT), presidente do Consórcio do Nordeste, para prestar esclarecimentos.
Além de Sergipe, as Assembleias da Paraíba, de Alagoas, de Pernambuco e do Maranhão possuem a mesma propositura.
“A transparência sobre como esses recursos públicos estão sendo usados precisa existir. Nesse escândalo da compra dos respiradores foram gastos cerca de R$ 49 milhões e Sergipe mandou dinheiro para essa compra. Além disso, temos as despesas administrativas do consórcio que geram um gasto em torno de R$ 10 milhões por ano e Sergipe enviou R$ 792 mil para esta despesa. O Consórcio do Nordeste precisa prestar contas sobre esse dinheiro”, disse o deputado.
- 1