:: 24/jun/2020 . 21:47
MACARANI URGENTE! 62 FUNCIONÁRIOS DA TABOCAS TESTAM POSITIVO PARA A COVID-19
Na noite desta quarta-feira (24), o prefeito de Macarani, Miller Ferraz, ocupou os microfones de uma emissora de rádio da cidade para informar à população a contaminação por Covid-19 de 62 funcionários da empresa de eletrificação Tabocas, que estão hospedados em uma pousada da cidade.
De acordo com o prefeito Miller Ferraz, foram testados todos os 94 funcionários da empresa, sendo que 62 deles tiveram resultados positivos para o novo vírus.
Após a constatação, o chefe do executivo proibiu a circulação de funcionários da Tabocas no município e determinou o fechamento dos acessos à cidade, através de barreiras sanitárias e outras medidas de contenção ao vírus.
Com a nova testagem, Macarani chega a 72 casos da Covid-19.
AGUARDEM MAIS INFORMAÇÕES
Por Davi Ferraz
ITORORÓ: PRIMEIRA DAMA FAZ FESTA JUNINA E CAUSA REVOLTA NOS MORADORES
A primeira dama e secretária de educação do município de Itororó, Cláudia Regina, realizou uma festa de confraternização, com tema junino, ontem 23/06, em uma escola da rede particular, de sua propriedade.
O evento contou com relativo número de pessoas e causou murmúrios na comunidade itororoense, que está atônita com o aumento do número de casos de infectados por Covid-19, na Cidade.
Segundo alguns moradores “é um mal exemplo” a atitude da esposa do prefeito.
Embora todos estivessem usando máscaras, de fato não é o que se podia esperar da esposa do prefeito, quando todos estão sendo a recomendados a ficarem em casa.
O forrobodó “panhou” na alta, inclusive com quadrilha e o tradicional “casamento na roça”.
Resta saber se o chefe do executivo municipal irá punir os “contraventores”…
Viva São João…
Por Maurício Gomes/ Blog Fala Meu Ilustre
IGUAÍ CHEGA A 172 CASOS DE CORONAVÍRUS
O município de Iguaí registrou, nesta quarta-feira (24), o número recorde da Covid-19 no médio sudoeste, com 172 casos confirmados e 4 óbitos.
O crescimento da Covid-19 na Bahia continua em alta e hoje o estado registrou quase 3 mil casos da doença.
Nas cidades do interior, a incidência do novo vírus ganhou proporções desesperadoras e os prefeitos têm se queixado da falta de apoio do governo estadual.
“Agora é cada um por si, e seja o que Deus quiser”, disse ao Sudoeste Hoje um prefeito da base governista, que não quis se identificar.
Por Davi Ferraz
ITAPETINGA TEM AGORA 135 CASO DA COVID-19
O município de Itapetinga agora tem 135 casos confirmados da Covid-19, segundo novo boletim da Secretaria Municipal de Saúde.
Nas últimas 24 horas foram registrados apenas mais 2 casos, o que pode significar uma perda de força do vírus no município, embora o crescimento da incidência da Covid-19 no interior do estado ainda assuste.
Redação SH
FAMÍLIA FAZ CULTO EM CASA E 11 PESSOAS ACABAM INFECTADAS PELO CORONAVÍRUS
A intenção era, mais uma vez, louvar ao Senhor. Para isso, integrantes de uma mesma família se reuniram numa casa para a leitura da Bíblia, uma prática constante durante a pandemia de coronavírus na cidade de Senhor do Bonfim, no Centro-Norte da Bahia, já que um decreto municipal proíbe os cultos em templos religiosos.
O que os fiéis não esperavam é que, depois desse encontro, todas as 11 pessoas presentes na reunião de fé estariam contaminadas com o novo coronavírus – todas testaram positivo para covid-19. “As pessoas ainda não compreenderam que o isolamento social não é para reunir pessoas dentro de casa. Não é para reunir amigos e parentes. E isso vem sendo uma prática recorrente”, disse o secretário de Saúde da cidade, Neto Guimarães, na manhã desta terça-feira, ao CORREIO.
Segundo ele, uma única pessoa foi responsável pela contaminação das demais – um homem assintomático, ou seja, portador da doença, mas que não apresentava sintomas. O rapaz, que não teve a identidade revelada, é de Senhor do Bonfim mas estava em São Paulo e retornou para a cidade natal quando foi declarado o fechamento das atividades econômicas por lá.
Na segunda-feira, após último boletim divulgado, o município de Senhor do Bonfim contabilizava 93 casos da covid-19, com 64 pessoas recuperadas e um óbito. Desde o início da pandemia, em março, foram testadas 2.192 pessoas. A maioria dos casos positivos foi registrada em pessoas do sexo feminino, cerca de 53% do total.
PRAZOS ELEITORAIS ACOMPANHARÃO NOVAS DATAS DAS ELEIÇÕES, DIZ JURISTA
Os prazos da Justiça Eleitoral que ainda não venceram irão acompanhar o novo calendário das eleições municipais deste ano, aprovado em primeiro turno no Senado nesta terça-feira (24) (veja aqui). Com a proposta que prevê o adiamento das eleições de 2020 para 15 e 29 de novembro, períodos permitidos de publicidade, de participação de pré-candidatos em inaugurações e de desincompatibilização para servidores públicos também devem ser estendidos, explicou o advogado eleitoral Ademir Ismerim.
Com as mudanças, ficam postergados os prazos para ações que são permitidas até três meses antes da eleição, que seriam realizadas em outubro. Fica para agosto a data limite que permite repasses não previstos entre a União para estados e municípios; a realização de publicidade de serviços e órgãos públicos que não tenham concorrência no mercado; a realização de pronunciamento em cadeia de rádio e televisão fora do horário eleitoral gratuito e a contratação de shows em inaugurações de obras com verba pública.
Ismerim alerta ainda que os prazos já vencidos não podem ser recuperados com o adiamento das eleições. “A descompatibilização da gestão de pré-candidatos a vereador e prefeito, que devem ser feitas quatro e seis meses antes das eleições, foi vencida e não pode ser recuperada mesmo com o adiamento”, disse. A ação não vai atingir servidores públicos, que tem mais tempo, até três meses antes do pleito, para se afastarem.
CALENDÁRIO PROPOSTO
Pela proposta votada no Senado, fica proibido a partir do dia 11 de agosto, propaganda partidária fora do horário eleitoral gratuito. A escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações deve ser feita entre 31 de agosto a 16 de setembro.
No novo calendário, a propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão terá início até 26 de setembro, prazo final também para os partidos e coligações solicitarem à Justiça Eleitoral o registro de seus candidatos.
Com o primeiro turno marcado para 15 de novembro e o segundo turno para 29 de novembro, os partidos agora terão até 15 de dezembro para apresentarem a prestação de contas da campanha e, se couber, também do segundo turno. A diplomação dos eleitos está marcada para o dia 18 de dezembro.
A proposta ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados.
- 1