:: 15/jul/2020 . 20:37
EX-MINISTRO GEDDEL DEIXA PRESÍDIO PARA CUMPRIR PRISÃO DOMICILIAR
O ex-ministro Geddel Vieira Lima deixou o Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador, no início da tarde desta quarta-feira (15). O clima do lado de fora da unidade era tranquilo quando ele saiu.
Geddel foi preso em julho de 2017. A mudança de regime veio após a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli, emitida ontem às 23h53.
Desde o início da pandemia, segundo a Seap, 1.841 presos foram liberados para cumprir prisão domiciliar, enquanrto outros 2.502 obtiveram alvarás de soltura e livramento condicional.
BRASIL DE HOJE: ÍNDIOS SE PERDEM NA MATA E PEDEM SOCORRO POR CELULAR
Cinco índios Terena se perderam ontem à tarde em uma área do Exército no município de Miranda (MS), onde entraram clandestinamente para catar guavira, fruta típica da região que revendem em Campo Grande e nas estradas. Para ser resgatados, 8 horas após entrar na mata, eles pediram socorro via celular.
O grupo ficou na área militar das 9h até às 17h, quando foi resgatado por quatro policiais militares, dois deles da PMA (Polícia Militar Ambiental) e um oficial do Exército.
Segundo as informações da Polícia Militar, o grupo era formado por dois homens e três mulheres, e foi levado até a área de instrução Betione por um taxista. A área militar fica a 20 km da cidade. Por volta das 14h, sem encontrar a saída, um dos índios usou o celular para acionar a Polícia.
O cabo Sinvaldo Francisco dos Santos, que participou das buscas, informou que para chegar até onde os índios estavam, eles usaram como guia a cerca elétrica do terreno, indicação fornecida quando ligaram.
Segundo o policial, os índios tem entrado frequentemente nessa área, sem permissão, para pegar frutas, mas depois do episódio de ontem, foram alertados de que é proibido entrar na área militar.
O policial disse não se lembrar de ocorrência semelhante, considerada inusitada por envolver índios, cujo imaginário comum sugere ser conhecedores das matas. Os índios deixaram a mata caminhando, após beber água levada pelos policiais. //Correio da Manhã
TOFFOLI LIBERA GEDDEL PARA PRISÃO DOMICILIAR
O ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu prisão domiciliar ao ex-ministro Geddel Vieira Lima, condenado a mais de 14 anos de prisão por roubar dinheiro público.
Toffoli determinou inclusive urgência nas providências de soltura do ex-ministro, também ex-deputado federal, em razão do risco de contágio de coronavírus.
A defesa de Geddel apresentou um teste positivo para Covid-19 do presidiário, que não foi confirmado pela contraprova, mas o presidente do STF considerou que Geddel faz parte do grupo de risco.
Geddel Vieira Lima foi preso e processado no curso de investigação que flagrou e um apartamento que ele havia alugado, em Salvador, diversas malas que somavam R$51 milhões em dinheiro vivo.
ITAPETINGA: MORRE EM VITÓRIA DA CONQUISTA O SERVENTUÁRIO CARLOS ALBERTO ‘CAU’
Faleceu, na noite desta terça-feira (14), no Hospital Samur, em Vitória da Conquista, o serventuário da justiça aposentado Carlos Alberto Alcântara (Cau), pessoa muito querida e respeitada em Itapetinga e região.
De acordo com informações da família, Cau havia se submetido a uma cirurgia oncológica no Samur, mas acabou não resistindo e veio a óbito no pós-operatório.
Cau era figura conhecida na Comarca de Itapetinga, onde exerceu por décadas a função de Oficial de Justiça, na Segunda Vara Cível do município, gozando do respeito e amizade dos colegas, dos advogados, juízes e promotores que atuaram no fórum local.
Cau tinha 60 anos de idade e deixa esposa e três filhos.
O Sudoeste Hoje manifesta o seu mais profundo pesar à família enlutada, pela passagem do cordial amigo Carlos Alberto, o nosso querido ‘Cau do Fórum’.
O sepultamento ocorrerá em Itapetinga, nesta quarta-feira (15).
Davi Ferraz – Editor
- 1