:: 19/jul/2020 . 11:08
RUI COSTA ANUNCIA PRORROGAÇÃO DE MEDIDAS RESTRITIVAS EM 14 CIDADES DO INTERIOR
O governador Rui Costa anunciou, neste sábado (18), a prorrogação de medidas restritivas, a exemplo do toque de recolher, em 14 municípios baianos, sendo 11 deles da Região Metropolitana de Salvador (RMS). O decreto número 19.826, que estabeleceu as restrições, tinha validade até este domingo (19).
“As medidas de proteção que adotamos em municípios da Região Metropolitana e em outras cidades do interior serão prorrogadas até o dia 26 de julho. O objetivo é conter o avanço do novo coronavírus, ou seja, salvar vidas de baianas e baianos. A gente sabe que não está sendo fácil enfrentar esta pandemia, mas precisamos ter firmeza para vencer a guerra contra a Covid-19.”, escreveu o governador na rede social.
Até 26 de julho, está suspensa a circulação noturna entre 18h e 5h em Camaçari, Candeias, Dias d’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho, Mata de São João e Pojuca, que fazem parte da Região Metropolitana de Salvador (RMS), além de Ibirataia, Conde e Terra Nova.
O decreto estadual também restringe o funcionamento do comércio e de serviços nestas 14 cidades. Fica autorizado, das 5h às 17h, somente o funcionamento dos serviços essenciais, e em especial as atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia; o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários à manutenção das atividades de saúde; as obras em hospitais; e a construção de unidades de saúde.
Na publicação feita no Twitter, Rui afirmou que a prorrogação do decreto 19.826 será publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado deste domingo (19). “Peço a compreensão e colaboração de todos”, afirmou o governador.
ITAPETINGA: SERVIDORES DA CÂMARA DE VEREADORES FAZEM TESTE PARA COVID-19
Neste domingo (19), a Câmara Municipal de Itapetinga, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promove a realização de testes para Covid-19 em todos os servidores efetivos do Poder Legislativo, além de comissionados e prestadores de serviço contactantes de um caso confirmado.
Ao todo, serão feitos 26 testes do tipo RT-PCR, que é considerado padrão ouro para detecção da doença causada pelo novo coronavírus. A ação acontece no Plenário da Casa Legislativa e o atendimento é individual, com horário pré-agendado para cada funcionário.
De acordo com a presidenta da Câmara de Vereadores, Naara Duarte (PSC), assim que tomou conhecimento do resultado positivo de uma pessoa integrante do corpo funcional, na última terça-feira (14), a Mesa Diretora entrou em contato imediatamente com a Secretaria Municipal de Saúde para providenciar o acompanhamento de pessoas contactantes, a testagem e o cadastramento de todos os servidores para que pudessem ser monitorados pela Vigilância Epidemiológica.
Antes, entre os dias 8 e 10 de julho, já havia sido realizada uma ação de sanitização e desinfecção predial na sede da Câmara, envolvendo todos os setores, gabinetes, Plenário e área externa.
Naara informa, ainda, que todos os servidores foram orientados a comunicar à Câmara o surgimento de qualquer sintoma compatível com a doença, bem como a ocorrência de contato com pessoas com confirmação de Covid-19. Nessas situações, haverá o afastamento imediato do trabalho. A pessoa que relatou ter resultado positivo, por exemplo, já estava afastada desde o surgimento dos primeiros sintomas e está recebendo o suporte necessário.
Desde o início da pandemia, a Câmara Municipal de Itapetinga vem adotando medidas para preservar a saúde de funcionários e vereadores, entre elas a suspensão do atendimento presencial ao público externo, a adoção de plataforma digital para realização de sessões e a liberação dos que fazem parte do grupo de risco para o trabalho remoto. Também foi instituído o revezamento de expediente dos servidores visando evitar aglomerações em locais de circulação comum e diminuir a quantidade de pessoas no ambiente de trabalho. Vereadores e assessores foram orientados a ficar em casa.
Naara ressalta que todos os funcionários da Câmara foram instruídos sobre a prevenção da Covid-19. Foram distribuídas máscaras, álcool em gel e equipamentos de proteção individual (EPIs) aos setores. Na oportunidade, recomenda à população que esteja atenta às medidas preventivas do distanciamento físico, uso de máscaras e higienização frequente das mãos.
- 1