:: 25/ago/2020 . 21:14
RUI COSTA VISITA ITORORÓ DE MÃOS VAZIAS
Mais uma vez o governador Rui Costa visita o Médio Sudoeste de ‘mãos vazias’, sem nenhuma obra de peso a ser inaugurada. A bola da vez foi Itororó, conhecida em toda a Bahia como “a terra da carne de sol’, para atender as pretensões políticas do pré-candidato a prefeito Adroaldo Almeida (PT), afilhado do deputado Rosemberg Pinto, líder do governo na Assembléia.
Na rápida visita desta terça-feira (25), Rui ‘inaugurou’ calçamentos em pontas de ruas na sede do município e no pequeno distrito de Itati, obras inexpressivas que não justificam a mobilização de todo o aparato do governo, para sua inauguração. Um constrangimento desnecessário para o governado da Bahia e para o próprio Rui.
Enquanto isto, a região pena com as estradas totalmente esburacadas, a exemplo da BA-270, entre Itapetinga e Maiquinique, cuja recuperação foi prometida pelo governador há mais de um ano, e não saiu da promessa.
Se veio para turbinar as candidaturas dos seus aliados, o efeito é nulo, pois a base aliada do governo, por estas bandas, está desanimada e desgovernada.
A presença do governador por aqui, tira mais votos do que soma.
Por Davi Ferraz
ITAPETINGA REGISTROU TEMPERATURA MAIS BAIXA DO ANO NA MADRUGADA DESTA TERÇA
Na madrugada desta segunda para terça-feira, Itapetinga registrou a temperatura mais baixa do ano, até agora, com os termômetros marcando a mínima de 14 graus, com sensação térmica de 11 graus, por volta das 5 da manhã.
O município de Itapetinga tem, historicamente, temperaturas moderadas no decorrer do ano, com altas durante o verão, quando o calor é intenso e a sensação térmica se aproxima dos 40°.
O verão em Itapetinga é longo, quente e de céu quase encoberto, enquanto o inverno é curto, agradável, úmido, seco e de céu quase sem nuvens.
Ao longo do ano, em geral, a temperatura varia de 17° a 32° e raramente é inferior a 15° ou superior a 34°.
Por Davi Ferraz
COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE A FUNDAÇÃO JOSÉ SILVEIRA E AACD INICIA CURSO REMOTO NA SANTA CASA DE JEQUIÉ E IBR
A Fundação José Silveira (FJS) inicia hoje (24) atividades de aperfeiçoamento online com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) para a equipe do Centro de Reabilitação da Santa Casa de Jequié.
O curso será retransmitido para os técnicos do Instituto Baiano de Reabilitação (IBR). “Serão incorporados novos procedimentos, novos aprendizados, gerando ganhos para os pacientes do Centro de Reabilitação de Jequié e do IBR. É um grande privilégio para nós, da Fundação José Silveira, essa cooperação”, afirma a superintendente da FJS, Leila Brito.
Serão realizadas aulas remotas nas duas unidades de reabilitação com temas relacionados às terapias desenvolvidas, incluindo treinamentos sobre Grupo de Estimulação Precoce (GEP), Protocolo de Equilíbrio, Parkinson e Condicionamento Físico Adaptado (solo). A formação prossegue até setembro. //Ascom
HOMENAGEM AOS FEIRANTES DE ITAPETINGA
No dia 25 de agosto comemora-se o dia do feirante, o profissional que trabalha com produtos da agricultura, levando os alimentos até nossas mesas. A criação da data se deu em virtude da realização da primeira feira livre do Brasil, no ano de 1914, na cidade de São Paulo.
O visual da feira é muito bonito, com frutas, verduras e legumes frescos, que dão um colorido especial ao ambiente, juntamente com a luz do sol. Os feirantes têm uma vida muito dura, pois precisam acordar bem cedo para montar as bancas nas feiras, que costumam atender a partir das sete horas da manhã.
Nas feiras a concorrência é grande, pois existem várias barracas que vendem os mesmos produtos. Para atrair os clientes, os feirantes gritam, demonstrando a qualidade de seus produtos aos clientes ou através de frases engraçadas, brincando com a freguesia, tornando o ambiente bem descontraído e animado.
Em Itapetinga, as feiras livres funcionam aos sábados, na Central de Abastecimento, e nos bairros Primavera e Nova Itapetinga, aos domingos.
Redação SH
RUI NÃO DESCARTA ENVOLVIMENTO DE AGENTES PÚBLICOS NA FRAUDE DOS RESPIRADORES
O governador Rui Costa (PT) voltou a falar sobre a compra malsucedida de respiradores, feita pelo Governo da Bahia para o Consórcio do Nordeste, junto à empresa Hempcare.
A negociação levou à saída de Bruno Dauster do cargo de secretário da Casa Civil do Governo. Dauster foi citado pelos empresários presos na Operação Ragnarok, deflagrada pela Polícia Civil do Estado para apurar a compra dos respiradores.
“Nós tivemos um secretário que, nessa semana em que as pessoas estavam presas, preferiu se afastar para fazer de forma mais enfática sua defesa”, disse Rui, em entrevista ao programa Poder em Foco, sem citar que Dauster teve o nome mencionado em depoimentos.
O governador não descartou que agentes públicos tenham envolvimento no que ele chamou de “golpe” dado no Consórcio do Nordeste.
“Eu espero, acredito, que nenhum agente público do Consórcio ou do Governo tenha qualquer envolvimento nesse golpe que o Consórcio sofreu. Mas eu digo de forma muito firme: se algum agente público se envolveu, que pague pelo seu erro de forma clara”.
Por fim, Rui confessou que ele foi o responsável pela deflagração da Operação Ragnarok, feita pela Polícia Civil. “Determinei a ação policial que prendeu os responsáveis”, afirmou. //Política ao Vivo
- 1