:: 17/set/2020 . 20:38
LOJAS GUAIBIM SERÁ INSTALADA NO PRÉDIO DA ANTIGA INSINUANTE EM ITAPETINGA
Foi anunciada nesta quinta-feira, a instalação de mais um empreendimento comercial em Itapetinga, as Lojas Guaibim, especializada na venda de móveis e eletrodomésticos, que vem expandindo a sua rede nas principais cidades da Bahia.
De acordo com informações colhidas pelo Sudoeste Hoje, o local escolhido para a instalação da nova loja será o antigo prédio da Insinuante e Ricardo Eletro, que encerraram suas atividades em todo o Brasil.
A expectativa é de que a coleta de currículos para contratação de empregados tenha início a partir da próxima semana, segundo prepostos da empresa, que já iniciaram os trabalhos de instalação da loja em Itapetinga.
Por Davi Ferraz
ASSISTA LIVE DO PSD AO VIVO
LIVE DE APRESENTAÇÃO DOS CANDIDATOS A VEREADOR DO PSD
Posted by Alfredo Cabral on Thursday, September 17, 2020
EDUCAÇÃO: BAHIA TEM O 3º PIOR IDEB DO BRASIL ENTRE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta terça-feira (15), os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019 e os números não são animadores: a Bahia teve o terceiro pior desempenho do Brasil entre os alunos do Ensino Médio. Empatado com o Rio Grande do Norte, a nota dos baianos – 3,5 – só foi pior do que a dos estudantes do Amapá e Pará (3,4) e está longe da meta estipulada para este ano, que era de 4,5. A média brasileira foi de 4,2, também abaixo do previsto, de 5,0.
Nos anos finais do Ensino Fundamental, a Bahia ocupa o penúltimo lugar no ranking, ao lado de Sergipe, Rio Grande do Norte e Pará, com uma nota de 4,1. A avaliação está abaixo do planejamento estadual, de 4,5. A pior média foi do Amapá, de 4,0, e somente sete estados conseguiram alcançar o objetivo.
No que tange aos anos iniciais do Ensino Fundamental, o cenário melhora um pouco – o estado baiano subiu e ficou com a sexta pior avaliação, com uma nota de 5,3, isto é, 5 décimos acima do objetivo do estado, de 4,7. Os piores resultados estão no Rio Grande do Norte (5,2), Sergipe (5,1), Maranhão (5,0), Pará e Amapá (4,9). O Brasil atingiu a média desejada somente nos anos iniciais, registrando 5,9. Já no anos finais, a nota ficou em 4,9 – três décimos abaixo da meta. //Correio
EDUCAÇÃO: MUNICÍPIO DE ITAPETINGA AVANÇA E REGISTRA AUMENTO NO IDEB
Itapetinga vem investindo alto em educação e os lucros já podem ser notados. Mais uma vez, o município registrou aumento na sua nota no Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Nos anos iniciais, Itapetinga, que havia registrado nota de 4,3 em 2015, passa para 4,7 na avaliação aplicada em 2019.
O trabalho para formar uma cidade educadora começou pela reestruturação das unidades escolares. Com ambiente mais propício ao aprendizado, a prefeitura investiu em material didático e formação continuada dos professores.
Cerca de 1,7 milhão foi investido para incrementar a merenda escolar, levando mais sabor e saúde às crianças.
Também houve investimento em educação inclusiva dentro das unidades escolares e com a criação do CAEE. O município ainda ampliou em mais de 54% o número de vagas para creches e, em algumas delas, instalou a educação em tempo integral, oferecendo até cinco refeições no dia.
Os investimentos não se restringiram à sede. No campo, todas as escolas foram reformadas e receberam internet via satélite. Além disso, Itapetinga foi a primeira cidade a oferecer educação em tempo integral em uma escola rural.
Resultado: melhoria nos índices do IDEB e melhoria, principalmente, na vida das crianças e adolescentes de Itapetinga.
Redação
ITAPETINGA: PT LANÇA CANDIDATO TECNICAMENTE INELEGÍVEL PARA DISPUTAR PREFEITURA
Na noite desta quarta-feira (16), aconteceu a Convenção Municipal do PT de Itapetinga, quando foi homologado o nome do radialista Amaral Jr. para disputar o cargo de prefeito do município, após recusa do ex-gestor Zé Carlos Moura.
De acordo com informações colhidas pelo Sudoeste Hoje junto a consultores jurídicos da área eleitoral, Amaral estaria tecnicamente INELEGÍVEL, por não ter cumprido os prazos de desincompatibilização previsto em lei, relativos aos cargos públicos que exercia, tanto no Estado, quanto na Prefeitura.
Amaral foi exonerado da função de Coordenador da 19ª Ciretran em 14 de agosto, quando o prazo, segundo consultores jurídicos, finalizou em 4 de junho. Do cargo de servidor municipal (Comutran), Amaral não teria pedido afastamento em tempo hábil, o mesmo ocorrendo na sua atuação como radialista, que se estendeu além do prazo legal.
O caso de Amaral é mais grave, segundo o Sudoeste Hoje pode apurar, que o do ex-prefeito de Itororó, Adroaldo Almeida (PT), que perdeu o prazo de desincompatibilização de cargo estadual e teve de abdicar da pretensa candidatura a prefeito, de última hora, causando revolta e indignação na cidade vizinha.
Pelo que o blog apurou, vem ‘chumbo grosso’ aí.
Por Davi Ferraz
- 1