:: 28/out/2020 . 20:39
TEIXEIRA DE FREITAS: CANDIDATO DO DEM LIDERA PESQUISA COM 33%; TIMÓTEO TEM 20%
Entre os dias 23 e 26 de outubro o IBOPE Inteligência realizou uma pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de Teixeira de Freitas.
Doutor Marcelo Belitardo, do DEM, aparece na liderança com 33% das menções. O atual prefeito e candidato à reeleição pelo PP, Temóteo Brito, aparece em seguida com 20%. João Bosco (PT) e Caio Checon (SOLIDARIEDADE) são citados por 12% dos entrevistados cada, e Marta Helena (PSDB) por 11%.
Os demais candidatos (Pablo Franstêscouly, do UP; Tena de Jesus, do PTC; e Xandão Junior, do PROS) registam até 1% das intenções de voto.
Os entrevistados que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto correspondem a 5% e outros 5% não sabem ou preferem não responder.
A pesquisa foi realizada a pedido da Ação Programadora. //Ibope Inteligência
ITAPETINGA: CAMPANHAS DE CANDIDATOS A VEREADOR SUPERAM CANDIDATURAS PARA PREFEITO PELA OPOSIÇÃO
Na maioria esmagadora dos municípios, as campanhas eleitorais das chapas majoritárias são consideradas as locomotivas dos partidos e coligações, conquistando votos para os candidatos a prefeito e vice, e ‘puxando’ apoios e votação para seus candidatos a vereador.
Em Itapetinga, entretanto, essa lógica vem sendo invertida nestas eleições, e o que se vê são algumas candidaturas a vereador superando as chapas majoritárias da oposição, na movimentação das suas campanhas, dada a insignificância e falta de estrutura e apoios dos candidatos a prefeito e vice.
Com exceção da chapa majoritária que concorre à reeleição, Rodrigo e Renan, as campanhas dos demais ‘prefeituráveis’ não conseguem decolar, servindo apenas para garantir recursos do Fundo Eleitoral ou preservar as bases partidárias dos deputados que atuam na região, com vistas a 2022.
É uma campanha desigual, onde os vereadores são os protagonistas e alguns postulantes à prefeitura apenas coadjuvantes.
Por Davi Ferraz
DEBATE OAB/CDL:MAIS PREPARADO, RODRIGO VENCE DEBATE CONTRA OPOSIÇÃO RAIVOSA
No debate promovido pela OAB e CDL de Itapetinga, na noite desta terça-feira (27), apenas um dos participantes, o prefeito Rodrigo Hagge (MDB), mostrou equilíbrio e conhecimento dos problemas municipais e massacrou os quatro candidatos da oposição, Juraci Nunes (PDT), Gilson de Jesus (PCdoB), Paulo da Geladeira (DC) e Amaral Junior (PT), que em uma ação conjunta e orquestrada tentaram desestabilizar o jovem prefeito para levar vantagem na discursão.
Tirando os ataques e acusações infundadas, o candidatos da oposição mostraram que são exatamente o que todo mundo já sabia: são despreparados, desatualizados e eleitoralmente inviáveis, sem potencial para vencer o pleito, praticamente de um candidato só. Rodrigo não caiu na armadilha, mantendo a linha e o equilíbrio, numa performance correta.
Enquanto Amaral Junior tentava mostrar o que nunca foi, um ‘bom moço’, Paulo da Geladeira proporcionava um espetáculo digno de um programa humorístico ao estilo do ‘A Praça é Nossa’, do SBT, onde personagens bizarros contam suas piadas de mau gosto para fazer a plateia dar gargalhadas. Foi bem assim. Gilson de Jesus mostrou estar enferrujado e refém das suas velhas ideias, enquanto Juraci Nunes só assinou o ponto e foi mero coadjuvante.
Como o quadro eleitoral em Itapetinga já está delineado há meses, o debate da OAB/CDL serviu apenas para esquentar a noite fria e chuvosa, com sérios problemas na transmissão via internet.
Por Davi Ferraz
- 1