:: 12/nov/2020 . 19:49
HOJE É O ÚLTIMO DIA DE PROPAGANDA ELEITORAL NO RÁDIO E NA TV
A propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão dos candidatos que concorrem nas eleições municipais deste ano termina nesta quinta-feira (12). Hoje é também o último dia para a realização de debates no rádio e na televisão.
Do total de tempo da propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV, 90% são divididos entre os candidatos de modo proporcional à representatividade de seus partidos na Câmara dos Deputados. Apenas 10% são divididos igualmente entre os candidatos.
Na sexta-feira (13) termina o prazo para a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral e a reprodução, na internet, de jornal impresso com propaganda eleitoral relativa ao primeiro turno.
No sábado (14) será o último dia para a propaganda eleitoral por alto-falantes ou amplificadores de som, entre as 8h e as 22h. Também terminam, às 22h, a distribuição de material gráfico, as caminhadas, carreatas ou passeatas, acompanhadas ou não por carro de som ou mini-trio.
PFIZER ESPERA TER MAIS DE 1,3 BILHÃO DE VACINAS CONTRA COVID EM 2021
A farmacêutica Pfizer espera obter o registro de sua vacina contra a Covid-19 na Food and Drug Administration (FDA, agência do Departamento de Saúde dos Estados Unidos) em dezembro, o que permitiria iniciar a vacinação nos Estados Unidos ainda neste ano. Ao participar de um simpósio online promovido pela Academia Nacional de Medicina, o presidente da companhia no Brasil, Carlos Murillo, adiantou que 50 milhões de doses estarão disponíveis já neste ano, e o total para o ano que vem chega a 1,3 bilhão de doses para todo o mundo.
“No caso do Brasil, ainda estamos trabalhando fortemente com o governo brasileiro para tentar acelerar a disponibilidade o mais rápido possível. Tenho esperança de que no primeiro trimestre do próximo ano poderíamos estar contando com essa vacina disponível no Brasil”, disse Murillo, que explicou que a empresa e o governo ainda estão em negociação.
A previsão da Pfizer é de que os requisitos exigidos pela agência reguladora americana para completar a solicitação de registro devem ser cumpridos na terceira semana de novembro. A partir daí, a avaliação da FDA deve durar cerca de um mês e a concessão do registro de uso emergencial ainda em 2020.
Os testes clínicos da Pfizer/Biontech envolvem cerca de 44 mil pessoas, sendo 3 mil no Brasil. Uma das exigências da FDA é que metade dos participantes do estudo tenha recebido a vacina há pelo menos dois meses. A outra exigência é que ao menos 164 pessoas que participaram do estudo desenvolvam a doença, já que metade dos voluntários não foi imunizada.
A importância de aplicar placebo em metade dos participantes do estudo é comparar se o grupo vacinado de fato ficou protegido, já que se expôs à doença na mesma região e no mesmo período que os pacientes não imunizados. Quando divulgou os resultados preliminares no início desta semana, que apontaram eficácia de mais de 90%, o número de voluntários que desenvolveram covid-19 estava em 94. As informações são da Agência Brasil.
ALERTA! CASOS DE CORONAVÍRUS DISPARA NA BAHIA E PREOCUPA GOVERNO
A Bahia registrou 23 mortes e 1.590 novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas, conforme boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (12), pela Secretaria estadual de Saúde (Sesab).
Desde o início da pandemia, 369.259 casos da doença foram confirmados no estado, com 7.882 mortes. Ainda de acordo com o boletim, 354.813 pacientes já são considerados recuperados e 6.564 estão com o vírus ativo.
Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (25,54%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (8.979,89), Itabuna (6.692,05), Madre de Deus (6.689,42), Almadina (6.661,79), Aiquara (6.567,70).
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 760.605 casos descartados e 87.993 em investigação. Na Bahia, 29.836 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
REALTIME BIG DATA: BRUNO REIS LIDERA COM 58% DAS INTENÇÕES DE VOTO EM SALVADOR
Nova pesquisa realizada pelo Instituto RealTime Big Data aponta que o candidato a prefeito da coligação ‘Salvador Não Pode Parar’, Bruno Reis (Democratas), mantém a liderança, com folga, da corrida pelo Palácio Thomé de Souza. Segundo o levantamento, feito a pedido da Record TV, Bruno tem 58% das intenções de voto na capital baiana, contra 14% da segunda colocada, a candidata Major Denice (PT).
Assim como as mais recentes pesquisas, o novo levantamento mostra a consolidação de Bruno na primeira posição com resultado em torno de 60% das intenções de voto, superando este percentual quando são considerados apenas os votos válidos. Na semana passada, por exemplo, outra pesquisa do RealTime Big Data, esta contratada pela CNN Brasil, apontou o democrata com 57%. No Ibope, o candidato registrou 61%.
Veja os resultados da nova pesquisa no cenário estimulado:
– Bruno Reis (DEM) – 58%
– Major Denice (PT) – 14%
– Olivia (PCdoB) – 9%
– Pastor Sargento Isidório (Avante) – 4%
– Cezar Leite (PRTB) – 2%
– Bacelar (Podemos) – 1%
– Hilton Coelho (Psol) – 1%
– Celso Cotrim (Pros) – 0%
– Rodrigo Pereira (PCO) – 0%
– Brancos/nulo – 7%
– Não sabe/não respondeu – 4%
A pesquisa ouviu 850 eleitores entre os dias 10 e 11 de novembro, com nível de confiança de 95% e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) com o número BA 07358/2020. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
- 1