:: 21/nov/2020 . 20:48
ITAPETINGA: APÓS FORTES CHUVAS, RIO PARDO RECUPERA VAZÃO E GANHA VIDA
Depois de quase uma década, o maior rio da região, o Rio Pardo, voltou a encher e até provocar alagamentos nos municípios de Itapetinga, Itambé, Macarani, Ribeirão do Largo, Encruzilhada, Potiraguá e Itarantim.
Apesar dos transtornos causados a moradores ribeirinhos e pequenos agricultores, a enchente trouxe alegria e a certeza de que o Rio Pardo ainda está vivo, embora sofrido com as secas dos últimos anos, quando chegou a cortar.
Com a possibilidade de mais chuvas na região, nas próximas semanas, cheias no Rio Pardo e Catolé, são esperadas.
Que continuem as ‘chuvas das águas’…
Por Davi Ferraz
SALVADOR: FERRY-BOAT ANTIGO É AFUNDADO NA BAIA DE TODOS OS SANTOS
O afundamento assistido do ferry-boat Agenor Gordilho e do rebocador Vega aconteceu na manhã de hoje (21), nas imediações do Yacht Clube da Bahia e tem como objetivo incentivar visa incentivar ainda as atividades de mergulho na região.
Desativado desde o final de 2017, o ferry mais antigo do sistema custava R$ 10 mil mensais ao estado, como afirma o secretário de estadual do Turismo, Fausto Franco.
O ferry Agenor Gordilho, além de caro e ultrapassado, era muito lento de levava quase 2 horas para fazer a travessia Salvador – Itaparica, quase o dobro dos outros ferrys.
REGIÃO: CHUVA FORTE INUNDA CASAS E CAUSA ALAGAMENTOS EM CAATIBA
Casas ficaram inundadas e ruas alagadas na cidade de Caatiba, sudoeste da Bahia, entre a noite de sexta-feira (20) e a madrugada deste sábado (21), quando choveu 140 milímetros no município. As informações são da prefeitura.
A prefeitura não detalhou o volume de chuva esperado para o mês de novembro, mas informou que 140 milímetros foi suficiente para aumentar o volume do rio Caculé, que corta a cidade. Com esse aumento, o rio transbordou e a água invadiu muitas casas.
Ainda não há detalhes de quantas casas foram atingidas, nem número de desabrigados, pois equipes da prefeitura estão fazendo o levantamento dos estragos na cidade. Entretanto, a prefeitura confirma que há famílias desabrigadas que estão recebendo assistência.
Por causa dos prejuízos causados pela chuva, a prefeitura informou que deve decretar situação de emergência na cidade, mas a data não foi divulgada.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura neste sábado em Caatiba varia entre 19ºC e 21ºC. O domingo (22) deve ser de muitas nuvens com chuvas isoladas.
- 1