:: 28/nov/2020 . 20:56
DOBRA O NÚMERO DE INFECTADOS POR COVID-19 NA BAHIA, COM 4.204 CASOS NAS ÚLTIMAS 24 HS
A Bahia registrou 4.204 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), na tarde deste sábado (28), mais do que o dobro registrado na sexta (27), quando contabilizou 1.919 casos.
Segundo a Sesab, o aumento do número de casos deve-se a retomada das coletas e testagens em níveis pré-eleitorais por parte das prefeituras e o abrandamento, por parte da população, das medidas de precaução, a exemplo da utilização da máscara, distanciamento social e higiene frequente das mãos.
De acordo com a secretaria, nas últimas 24 horas, a taxa de crescimento no número de casos foi de +1,1% e de recuperados +0,8% (2.858). O boletim epidemiológico ainda contabiliza 20 óbitos que ocorreram em datas diferentes. O número total de mortes desde o início da pandemia é 8.227, o que representa uma letalidade de 2,06%.
Segundo a Sesab, são 398.504 casos confirmados desde o início da pandemia. Desses, 379.965 já são considerados curados e 10.312 encontram-se ativos.
A secretaria informou que entre as mortes, 56,36% ocorreram no sexo masculino e 43,64% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,65% corresponderam a parda, seguidos por branca com 18,21%, preta com 14,87%, amarela com 0,72%, indígena com 0,11% e não há informação em 11,45% dos óbitos.
ITAPETINGA: BARES GERAM AGLOMERAÇÕES NO PARQUE DA LAGOA: DISTANCIAMENTE NÃO EXISTE
O decreto municipal que flexibilizou o funcionamento de bares e restaurantes em Itapetinga, dentre outras atividades, estabeleceu que todos os protocolos de combate ao Covid-19 deveriam ser adotados pelos proprietários, dentre eles o distanciamento de mesas e cadeiras, para evitar aglomerações.
No entanto, não é isto que se tem observado em alguns bares de Itapetinga, especialmente nos localizados nas imediações do Parque da Lagoa, onde as aglomerações vêm ocorrendo nos finais de semana, repetidamente, sem nenhum respeito aos protocolos.
Em um desses estabelecimentos, especificamente, o número de jovens aglomerados e sem máscaras impressiona e chama à atenção de todos que passam pelo local.
A pandemia já acabou?
Por Davi Ferraz
ELEIÇÕES: HERZEM TEM MELHOR DESEMPENHO NO DEBATE DA TV SUDOESTE EM CONQUISTA
Os candidatos a prefeito de Vitória da Conquista que disputam o segundo turno, Herzem Gusmão (MDB) e Zé Raimundo (PT), trocaram provocações sobre o governador Rui Costa (PT) e a possível chegada de ACM Neto (DEM) ao Executivo baiano em 2022, caso o democrata se candidate e vença o pleito.
No debate na TV Sudoeste, na noite desta sexta-feira (27), o atual prefeito Herzem disse que o governo estadual não sabe comprar respiradores, se referindo ao fato de a empresa Hempcare ter recebido R$ 48,7 milhões do Consórcio Nordeste, mas não entregou os respiradores, nem devolveu o dinheiro.
“O PT foi banido do Brasil e será banido da Bahia. ACM Neto será o governador e, por isso, esse seu desespero. O secretário estadual da Saúde ficou irritado porque queria fechar o comércio de Conquista e não deixamos. Você, deputado, é manso, aliado, não defende a cidade, o comércio, não veio aqui para defender o emprego e a renda”, esbravejou Herzem.
Como resposta, Zé Raimundo defendeu Rui e disse que ele é o melhor governador do Brasil. “Graças a parceria com Rui é que irei trazer mais obras para Conquista. Sou o Zé do PT, mas sou também o Zé da UFBA, do IFBA, da UESB, da Olívia Flores, da Rio-BA, do mercado de carne do bairro Brasil”, elencou o petista.
Na avaliação dos analistas políticos, o candidato Herzem Gusmão teve melhor desempenho no debate. //Informações BNews
- 1