:: 18/jan/2021 . 23:27
AVIÃO COM PRIMEIRAS DOSES DA VACINA CORONAVAC CHEGA À BAHIA
As primeiras doses da vacina Coronavac chegaram em Salvador. Por volta das 22h23 desta segunda-feira (18). As 376.600 doses do imunizantes foram encaminhadas por Belo Horizonte e irão vacinar cerca de 180 mil pessoas no estado.
Recepcionaram a aeronave o secretario de saúde Fábio Vilas Boas e o secretario de saúde de Salvador Leo Prates.
Segundo o secretário, as primeiras doses foram colocadas câmaras frigoríficas instaladas no Graer. A meta do governo do estado é despachar todos os imunizantes ainda durante a noite podendo ir até a madrugada da próxima terça-feira (19).
BOA NOTÍCIA: ITAPETINGA SEM REGISTRO DE MORTES POR COVID HÁ 11 DIAS
A Secretaria Municipal de Saúde de Itapetinga divulgou mais um boletim epidemiológico nesta segunda-feira (18), com os números atualizados da Covid-19 no município, desde o início da pandemia.
De acordo com os números divulgados, Itapetinga já registrou 2.865 casos positivos, com 67 óbitos. Ainda, segundo o boletim, 2.676 pacientes foram curados, o que representa um percentual de 93,4% do total infectado.
A boa notícia é que não ocorrem óbitos no município, em decorrência da Covid-19, há 11 dias. Nas últimas 24 horas, 20 novos casos positivos foram confirmados.
Por Davi Ferraz
VACINAS PARA ITAPETINGA E REGIÃO CHEGARÃO VIA AÉREA NESTA TERÇA-FEIRA
De acordo com a logística estabelecida pela Secretaria de Saúde do Estado – Sesab, os municípios com até 300 km de distância da capital, receberão as vacinas contra Coronavírus por via terrestre.
Já os municípios mais distantes, a exemplo de Itapetinga (560 km), o transporte das vacinas será realizado por via aérea, com aeronaves do Governo do Estado da Bahia.
As vacinas serão entregues aos núcleos regionais de saúde (antigas Dires), que repassarão as cotas de cada cidade, às respectivas secretarias municipais de saúde.
Por Davi Ferraz
BAHIA RECEBERÁ 376 MIL DOSES DE VACINA CORONAVAC NA PRIMEIRA REMESSA
A Bahia vai receber 376.600 doses da Coronavac nesta segunda-feira (18). A divisão com a quantidade de doses por estado foi divulgada pelo Ministério da Saúde, na noite de domingo (18). Dessa forma, serão vacinadas 179.361 pessoas, considerando as duas doses necessárias e também a perda técnica que pode acontecer durante o transporte.
O número de doses não contempla o total de pessoas que fazem parte do grupo prioritário da fase 1, segundo o plano de vacinação do governo do estado. Nesta fase, estão contemplados trabalhadores da área de saúde, idosos com mais de 75 anos, brasileiros acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência, indígenas e comunidades tradicionais, totalizando 1.791.438 de pessoas. Para atender a todas, serão necessárias 3.582.876 doses.
Segundo o Ministério da Saúde, com essas primeiras doses serão vacinadas, na Bahia, 9.788 pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas; 829 pessoas com deficiência institucionalizadas; 27.201 indígenas; e 142.087 profissionais da saúde, o que corresponde a 34% desse público.
A expectativa da Secretaria estadual da Saúde (Sesab) era receber 422 mil doses. De acordo com o plano divulgado pelo governo estadual, as doses serão levadas por via terrestre para as cidades da Região Metropolitana de Salvador, Feira de Santana, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Serrinha, Mundo Novo, Itaberaba, Amargosa e Cruz das Almas. Por via aérea, a entrega será nas cidades de Gandu, Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Cícero Dantas, Jequié, Itapetinga, Juazeiro, Jacobina, Brumado, Vitória da Conquista, Irecê, Ibotirama, Boquira, Caetité, Barreiras, Santa Maria da Vitória, Seabra, Senhor do Bonfim e Guanambi. //Correio
ITAPETINGA TEM PLANO DE VACINAÇÃO PARA SER APLICADO COM CHEGADA DA VACINA
O município de Itapetinga tem pronto o seu Plano de Vacinação para começar a ser aplicado assim que as vacinas as contra Covid-19 sejam liberados pelo governo.
No primeiro momento, segundo informações da prefeitura, serão vacinados os profissionais da área de saúde envolvidos diretamente com o atendimento à Covid-19. Na sequência, serão vacinados os grupos de risco, obedecendo prioridades previstas no Plano.
O inicio da vacinação dependerá da disponibilidade da vacina, cuja distribuição está a cargo da Sesab, que definirá a quantidade de doses para cada município.
Por Davi Ferraz
- 1