:: 8/mar/2021 . 21:42
URGENTE: ITAPETINGA REGISTRA 3 MORTES POR COVID-19 NAS ÚLTIMAS 24 HORAS
Nesta segunda-feira (8), foram registrados mais 3 óbitos por Covid-19 em Itapetinga, de acordo com informações colhidas pelo Sudoeste Hoje, junto a setores da saúde no município, fato preocupante que demonstra o crescimento da pandemia na cidade e região.
De acordo com fontes do blog, mais três pacientes, em estado gravíssimo, aguardam regulação para hospitais de Vitória da Conquista ou outra localidade, já que Itapetinga não dispõe de leitos especializados para o tratamento da Covid-19. Um dos pacientes, inclusive, já estaria entubado.
O agravamento da pandemia em Itapetinga se agravou com a chegada de novas variantes do vírus e o relaxamento por parte da população jovem, que não vem cumprindo as medidas de distanciamento, fomentando aglomerações sem uso de máscaras, em festa, bares e praias, nos finais de semana e feriadões.
Por Davi Ferraz
ITAPETINGA: VEREADOR TESTA POSITIVO PARA COVID-19 E CÂMARA DEVE ADOTAR MEDIDAS PROTETIVAS DRÁSTICAS
Um vereador de Itapetinga, cujo nome não foi divulgado, testou positivo para Covid-19, o que ligou a sinal de alerta nas dependências da Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (8), e providências protetivas drásticas deverão ser adotadas a partir desta semana, para evitar outras contaminações.
Na semana passada, um servidor da câmara também testou positivo, mas foi afastado do serviço imediatamente, pelo período necessário para o seu restabelecimento. E período anterior, outros casos já haviam sido registrados, envolvendo servidores do legislativo municipal.
Além de ter que passar por um processo de desinfecção nas suas dependências, a direção da Casa Legislativa de limitar a quantidade de servidores com acesso ao prédio da câmara, implantando um sistema de revezamento nos gabinetes e setores administrativos.
O acesso do público deverá ser controlado ou até suspenso, pelo prazo necessário, até que haja um declínio significativo nos índices da pandemia, em Itapetinga e no estado.
As sessões legislativas ordinárias deverão continuar pelo sistema remoto, ficando vedada a utilização do plenário, para este fim.
Portaria da Mesa Diretora da Câmara deverá ser baixada, nas próximas horas, regulando o funcionamento da câmara, com novas restrições.
Por Davi Ferraz
PGR VAI RECORRER NO STF DA DECISÃO QUE ANULOU CONDENAÇÕES DE LULA NA LAVA-JATO
A Procuradoria-Geral da República (PGR) informou, nesta segunda-feira (8), que vai recorrer da decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), de anular as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito da Operação Lava Jato (saiba mais aqui). As informações são do jornal Estado de S. Paulo.
A assessoria de imprensa da Procuradoria-Geral informou que o recurso será preparado pela subprocuradora-geral Lindôra Maria de Araújo, braço-direito do procurador-geral Augusto Aras e responsável pelos processos da Lava Jato no STF.
O órgão não deu detalhes sobre quais pontos da decisão serão contestados. Já a assessoria de imprensa do Ministério Público Federal do Paraná, que apresentou as denúncias, não se manifestou.
O atual coordenador da Operação Lava Jato no Paraná, Alessandro Oliveira, disse que não irá comentar a decisão de Fachin. Questionado sobre o impacto da decisão, Oliveira disse avaliar como “grande”, mas que ainda seria preciso estudar a decisão. Procurado por telefone, o ex-coordenador da Força-Tarefa, Deltan Dallagnol, não atendeu as chamadas da reportagem até o momento.
HOMENAGEM DO VEREADOR ANDERSON DA NOVA AO ‘DIA INTERNACIONAL DA MULHER’
“Palavras são poucas para homenagear seu dia. E dever da humanidade reconhecer que a mulher é força, dignidade é o que é, e o quer ser, ela quer ser liberdade, quer ser professora, quer ser mãe, quer ser sozinha, quer ser aventureira, quer ser qualquer profissão, quer ser livre de corpo e mente quer ser diferente. Diferença é clara na força na coragem e na sua resistência. Ser igual ou diferente faz parte da sua essência. Mulher não adianta só palavras se não houver respeito. Não deixe ninguém calar sua voz. Vereador Anderson da Nova.”
FACHIN ANULA CONDENAÇÕES CONTRA LULA E MANTÉM DIREITOS POLÍTICOS DO EX-PRESIDENTE
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a anulação de todas as decisões tomadas pela 13ª Vara Federal de Curitiba, que conduz a Lava-Jato, em quatro processos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Como consequência, ficam anuladas todas as condenações proferidas contra o petista, que retomará seus direitos políticos. Fachin determinou que os processos sejam reiniciados, da estaca zero, na Justiça Federal do Distrito Federal.
Fachin não previu que a decisão seja submetida ao plenário do STF, integrado pelos onze ministros, ou à Segunda Turma, que tem cinco ministros e é responsável pelos processos da Lava-Jato no tribunal. Isso pode acontecer se houver recurso do Ministério Público Federal.
A decisão monocrática de Fachin causou espanto e desconfiança no mundo político e jurídico.
- 1