:: 25/mar/2021 . 21:07
POR QUE A GASOLINA SOBE, MAS NUNCA ABAIXA?
Mesmo a Petrobras tendo anunciado duas baixas nos preços da gasolina e diesel, nas refinarias, os postos de combustíveis vêm mantendo os preços nas alturas, majorados após 6 altas consecutivas.
Em Itapetinga e cidades da região, de janeiro a março os preços saíram da casa dos R$ 4 reais, para os atuais R$ 5,99, sem nenhuma razão plausível, já que houve redução para as distribuidores.
Quando a Petrobras anuncia alta, o preço nas bombas dos portos sobem num piscar de olhos, mas quando se anuncia redução, tudo continua como está.
É preciso que o MP ou quem de direito atue contra esses carteis miseráveis que controlam os preços dos combustíveis e esfolam os consumidores.
Por Davi Ferraz
ITAPETINGA: APÓS REUNIÃO COM DELEGADO, VEREADORES RECUSAM ABERTURA DE CPI PARA APURAR CASO DO FALSO MÉDICO
Na tarde desta quinta-feira (25), a bancada de vereadores da base do prefeito Rodrigo Hagge se reuniu, na Câmara Municipal, com o delegado Antônio Roberto Junior, para obter informações sobres a apuração policial a respeito do falso médico que estava atuando, de forma clandestina, no Hospital Cristo Redentor, em Itapetinga.
O caso teve grande repercussão na região e no estado e há uma pressão da população sobre os vereadores para que haja uma apuração isenta dos fatos, com rigor e urgência.
Na reunião com os vereadores, o delegado Roberto Junior assegurou que a polícia civil vai aprofundar nas investigações e indiciar os supostos culpados, na forma da lei, o que tranquilizou os vereadores.
TENTATIVA DE ABERTURA DE CPI
Com a repercussão dos fatos, os três vereadores de oposição fizeram uma tentativa de abertura de CPI legislativa, englobando no pedido a apuração de suposto envolvimento da secretaria municipal de saúde nos fotos, pedido descabido e de caráter meramente político e oportunista, que acabou sendo rechaçado pela maioria esmagadora dos vereadores., retirando as assinaturas apostas anteriormente.
A avaliação da bancada majoritária foi de que não há necessidade de CPI, em virtude das investigações estarem sendo conduzidas com isenção, pela polícia civil.
PEDIDO DE CPI ANTI-REGIMENTAL
O Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Itapetinga diz no art 35 que a abertura de CPI é cabível para apurar FATO DETERMINADO E POR PRAZO CERTO, que contenha irregularidades por parte do EXECUTIVO, ADMINISTRAÇÃO DIRETA OU INDIRETA ou da PROPRIA CAMARA.
Ocorre que o requerimento apresentado pelos vereadores de oposição não indica nenhum fato determinado, não aponta prazo, e não é dirigido para apuração de ato praticado pelo Executivo, administração direta ou indireta, ou pela propria câmara.
A Fundação José Silveira e o Hospital Cristo Redentor são pessoas jurídicas de direito privado, desvinculados da administração direta do município. Portanto, o pedido é juridicamente incabível de ser processado.
“Art. 35 – As Comissões Parlamentares de Inquérito serão criadas para apurar fato determinado e por prazo certo, constituído de irregularidades administrativas do Executivo, da Administração Direta ou Indireta ou da própria Câmara.”
Redação SH
PARANÁ PESQUISA: ACM NETO TEM O DOBRO DOS VOTOS DE WAGNER NA CORRIDA PARA O GOVERNO
O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), lidera todos os cenários testados para o governo da Bahia em um levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas, em parceria com o Bahia Notícias. O presidente nacional do DEM foi testado em um cenário com até sete nomes e também em uma disputa direta com o ex-governador Jaques Wagner (PT) em 2022. ACM Neto tem percentual de intenções de voto entre 49,3% e 56,5% na corrida para governador.
O primeiro cenário testado foi pulverizado, trazendo também nomes como o senador Otto Alencar (PSD) e o vice-governador João Leão (PP), dois caciques partidários e que eventualmente podem disputar o Palácio de Ondina. O ex-prefeito de Salvador tem 49,3%, enquanto Wagner tem menos que a metade, 21,4%.
A secretária de Saúde de Porto Seguro, Raíssa Soares, que é citada como um potencial nome do bolsonarismo na disputa pelo governo da Bahia aparece com 3,9% das intenções de voto, mesmo percentual do senador Otto Alencar. João Leão aparece abaixo, como opção para 2,5% dos eleitores. Completam a lista estimulada o vereador Alexandre Aleluia (DEM), com 0,6%, e ex-vereador Marcos Mendes (PSOL), com 0,5%. Brancos e nulos somam 12,5% e apenas 5,3% não souberam ou não responderam.
Em um cenário mais reduzido, mantida a coalizão do grupo político do governador Rui Costa em torno da candidatura de Wagner, ACM Neto também tem mais do que o dobro de votos do petista. O ex-gestor da capital baiana marca 51,9% das intenções de voto e Wagner fica com 24,2%. A dra. Raíssa Soares, que ficou nacionalmente conhecida pela defesa do ‘kit Covid’ para tratamento precoce da Covid-19, é opção para 4,2% dos baianos. Marcos Mendes foi opção para 0,8%. Brancos e nulos aumentam nesse cenário: 13,8%, enquanto o número de eleitores que não souberam ou não responderam cai para 5%.
O Instituto Paraná Pesquisas ainda testou um cenário ainda mais restrito, com as candidaturas de ACM Neto e Jaques Wagner apenas. A diferença entre os dois nomes aumenta, com o ex-prefeito apresentando 56,5% das intenções de voto e Wagner marcando 25,8%. O número de brancos e nulos fica em 13,7% e 4% não souberam ou não responderam.
- 1