:: 16/abr/2021 . 21:48
AEROPORTO DE ITAPETINGA É GERIDO PELA SEINFRA E ESTÁ ABANDONADO; VIGILANTE QUE ROUBOU GASOLINA ERA INFORMAL
O furto de gasolina de uma aeronave que estava estacionada no aeroporto de Itapetinga, e que colocou em risco a vida do deputado federal Paulo Magalhães (PSD) e da tripulação, acabou chamando à atenção para um problema antigo que aflige quem utiliza esse terminal, único do Médio Sudoeste.
Utilizado por empresários e políticos, inclusive o próprio governador e seus secretários, o aeroporto de Itapetinga vive entregue ao completo abandono, apesar de ser gerido pela Secretaria Estadual da Infraestrutura, cujo titular também o utiliza, nas suas visitas à região, ao lado de Rui Costa, Otto Alencar, Jaques Wagner, Rosemberg Pinto e outras figuras importantes do governo.
O terminal é antigo e foi totalmente reformado no governo de Paulo Souto, mas de lá para cá, vive entregue às traças. Com o terminal de passageiros permanentemente trancado, quem quiser entrar e sair tem que pular a cerca ou passar por um “vira bunda”, como fez e denunciou o ex-deputado Lúcio Vieira Lima.
Segundo informações colhidas pelo Sudoeste Hoje, o “vigilante” suspeito do furto de gasolina da aeronave do deputado Paulo Magalhães não é servidor do estado, nem da prefeitura, e recebe pequenas gratificações dos pilotos, para “tomar conta” dos aviões. Uma espécie de ‘flanelinha de aeroporto’, imaginem só.
Que o episódio sirva para chamar à atenção do governo, sobre os riscos da utilização desse terminal e tome providências urgentes, antes que ocorra alguma tragédia.
Por Davi Ferraz
AVIÃO QUE LEVAVA DEPUTADO TEM PANE SECA ENTRE ITAPETINGA E SALVADOR; GASOLINA FOI ROUBADA POR VIGILANTE DO AEROPORTO
Uma aeronave bimotor que saiu na manhã de terça-feira (13) do aeroporto de Itapetinga, conduzindo o deputado federal Paulo Magalhães (PSD), com destino a Salvador, teve pane seca em um dos motores e pousou na capital com apenas um dos motores.
Após investigação, a polícia descobriu que o vigilante do terminal aéreo da cidade do interior teria furtado 200 litros de combustível da aeronave. O avião pertence a um deputado federal.
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o vigilante e outro homem, que também estaria envolvido no crime, foram apresentados na delegacia de Itapetinga, na quinta-feira (15).
O vigilante confessou, contudo o outro suspeito negou ter participado do roubo do combustível. Os dois foram ouvidos e liberados, porque havia passado o tempo da prisão em flagrante.
A SSP destacou ainda que outros pilotos fizeram contato com a 21ª Coorpin e afirmaram que o furto de combustível pode ter ocorrido com diversas aeronaves que pernoitaram no aeroporto de Itapetinga. Um inquérito policial foi instaurado para apurar os fatos.
A administração do aeroporto de Itapetinga é de responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia – Seinfra.
- 1