:: 19/abr/2021 . 22:28
BAHIA TEM 30 ULTRACONGELADORES PARA ARMAZENAR VACINAS DA PFIZER
A Bahia tem 30 ultracongeladores em nove cidades polo, com capacidade para armazenar as vacinas da Pfizer que serão enviadas pelo Ministério da Saúde a partir de 3 de maio.
Segundo o governo da Bahia, os equipamentos estão localizados nos municípios de Feira de Santana (5), Juazeiro (3), Jacobina (2), Ilhéus (4), Teixeira de Freitas (2), Barreiras (3), Alagoinhas (1), Vitória da Conquista (5) e na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (5), em Simões Filho, mas que atende toda a Região Metropolitana de Salvador.
Os equipamentos chegam a temperaturas de até -86°C. De acordo com o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, 100 ultracongeladores foram licitados para armazenar as vacinas e, inicialmente, foram distribuídos 30 para as nove macrorregiões de saúde, cada um com capacidade de 368 litros.
Um documento oficial do Ministério da Saúde indica que a Pfizer entregará 1.000.350 doses a serem distribuídas a partir do mês de maio para as 27 unidades federadas, porém, há indicativo que só cheguem doses para as capitais.
Em dezembro de 2020, o secretário Vilas-Boas já havia anunciado a montagem de uma rede de ultrafreezers de -80 °C para que o estado estivesse preparado para estocar vacinas da Covid-19.
ITAPETINGA: SAAE REALIZA LICITAÇÕES E ADQUIRE GRANDE VOLUME DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
Buscando manter a política de equilíbrio fiscal e financeiro, sem contudo deixar de fazer os investimentos necessários, a direção do SAAE, em Itapetinga, autorizou a realização de diversos processos licitatórios para aquisição de materiais utilizados na ampliação e manutenção dos sistemas de água e esgoto.
Após concluídos os processos licitatórios, os diversos materiais não param de chegar, tais como: materiais hidráulicos para água e esgoto, cimento, agregados, hidrômetros e tintas, mantendo um estoque para as intervenções, quando se fizerem necessárias.
É o SAAE de Itapetinga investindo para melhor atender aos seus usuários e avançando cada vez mais, e vem mantendo em dia as suas obrigações com servidores, fornecedores, tributos e prestadores de serviço. O trabalho não para. //Ascom
ITAPETINGA: VEREADOR ‘TUCA DA CIVIL’ RECEBE PRIMEIRA DOSE DA VACINA CONTRA COVID-19
Teve início nesta segunda-feira (18), em Itapetinga, a primeira etapa da vacinação contra a Covid-19 que incluiu as forças de segurança do Estado da Bahia, dentre eles os policiais civis e militares, como prioritários.
Dentre os policiais da ativa que receberam a primeira dose da vacina, destacou-se o vereador Antônio Carlos Gomes, conhecido popularmente com ‘TUCA DA CIVIL’, eleitos nas últimas eleições pelo partido Republicanos.
Em contato com o Sudoeste Hoje, Tuca manifestou a sua satisfação em ser incluído, juntamente com os colegas de trabalho, como prioritário no programa de vacinação, e comemorou a possibilidade de ser imunizado da terrível doença que assola o mundo inteiro.
“Receber a vacina é uma alegria indescritível, pois, no exercício do nosso trabalho como policial, mantemos contato com muita gente que nem conhecemos, diariamente, correndo o risco de contaminação. Hoje, fomos nós os policiais, mas torço para que toda a população seja vacinada, para que passamos voltar à normalidade”, ressaltou Tuca.
De acordo com o delegado Roberto Junior, 14 policiais civis foram vacinados nesta segunda-feira, com a primeira dose da Coronavac.
Por Davi Ferraz
PREFEITURA DE ITAPETINGA JÁ VACINOU MAIS DE 9.500 PESSOAS CONTRA A COVID-19
Itapetinga recebeu, neste sábado, 910 vacinas da Astrazeneca. Após uma semana sem receber novos imunizantes, o município dará, novamente, início à campanha de vacinação contra a Covid-19 vacinando idosos acima de 60 anos.
Segundo a vigilância epidemiológica, Itapetinga tem cumprido bem o fluxo de vacinação de acordo com a disponibilidade de doses. Até o momento, o município soma um total de 9.559 pessoas vacinadas, o que equivale a 12,4% da população do nosso município. Dentre ela, 2.900 pessoas já foram imunizadas com a segunda dose da vacina.
Além dos idosos acima de 60 anos (etapa iniciada na última semana), Itapetinga já imunizou pacientes renais crônicos que fazem hemodiálise, policiais militares acima de 50 anos, profissionais de saúde, idosos em instituições de longa permanência.
Com a chegada das novas doses, a secretaria de saúde dará continuidade à imunização de idosos com mais de 60 anos. Em seguida, imunizará profissionais da força de segurança (polícia civil, guarda municipal e agentes da Comutran) acima de 50 anos.
A próxima etapa da campanha prevê a imunização de pacientes portadores de comorbidades. A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) incluiu na nova fase, ainda, os profissionais da educação acima de 55 anos.
O secretário de saúde, Hugo Sousa, lembra, no entanto, que o atendimento a esses profissionais dependerá do fornecimento de mais doses. “Nós acreditamos que aceleraríamos mais a campanha de vacinação, mas ainda estão sendo disponibilizados lotes muito pequenos para os municípios. Na remessa anterior, no final de semana passado, nos foram disponibilizadas pouco mais de 400 doses, o que não é suficiente para um dia de vacinação”, explicou o secretário.
“A gente entende a ansiedade da população. A nossa também é grande para pormos fim nessa batalha. Estamos com a campanha estruturada, montamos uma equipe eficiente com o objetivo de atender de forma célere e sem perder nenhuma dose. Mas, infelizmente, a gente depende do envio de doses que não tem sido feito com a velocidade que gostaríamos”, concluiu Hugo.
São consideradas comorbidades que dão prioridade na vacinação:
Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão arterial resistente ou em estágio 3 ou nos estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, doenças cardiovasculares, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunissuprimidos.
ITAPETINGA: CAIXA COMEÇA A PAGAR PRIMEIRA PARCELA DO NOVO AUXÍLIO EMERGENCIAL
A Caixa Econômica Federal iniciou, neste domingo (18), mais uma etapa de pagamentos do Auxílio Emergencial 2021. Beneficiários nascidos em junho irão receber os recursos nas contas Poupanças Sociais Digitais referentes à primeira parcela do programa.
A partir destes dados, os valores já podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem para pagamento de boletos, compras na internet e pelas maquininhas em mais de um milhão de lojas comerciais.
Os beneficiários também pagar contas usando o Caixa Tem na Rede Lotérica de todo o Brasil.
- 1