:: 26/abr/2021 . 21:05
JUSTIÇA DO DF PROÍBE RENAN CALHEIROS DE ASSUMIR RELATORIA DA CPI DA COVID-19
A Justiça Federal no DF proibiu há pouco que o senador Renan Calheiros assuma o posto de relator da CPI da Covid-19 no Senado.
“Determino que a União diligencie junto ao Senado da República, na pessoa do seu presidente (Rodrigo Pacheco), para que este obste a submissão do nome do senador José Renan Vasconcelos Calheiros à votação para a composição da CPI da Covid-19 na condição de relator, exclusivamente até a juntada das manifestações preliminares dos requeridos quanto ao pedido de tutela de urgência formulado pela autora”, diz o despacho do juiz federal Charles Renaud Frazão de Moraes.
A decisão de Moraes atende a um pedido da deputada bolsonarista Carla Zambelli. Calheiros promete recorrer.
ITAPETINGA: POLÍCIA CIVIL NÃO VÊ INDÍCIO DE CRIME NA MORTE DO VEREADOR LÉO MATOS
As investigações da Polícia Civil indicam que o presidente da Câmara de Vereadores de Itapetinga, Leonardo Rodrigues Matos (PSD), encontrado morto no açude da sua fazenda na manhã deste domingo (25), não foi vítima de crime, mas de um mal súbito.
O delegado Roberto Júnior investiga o caso e considera a possibilidade de o vereador, que tinha 46 anos, ter passado mal por causa de sequelas da Covid-19.
“Tanto o veículo, como a casa da fazenda estavam em perfeita ordem. Nenhuma desordem. Foi encontrada uma certa quantia em dinheiro no bolso do vereador Léo Matos. Não temos nenhum sinal de que tenha tido uma ação violenta no local. Trabalhamos com a hipótese de ele ter tido um mal súbito. Ele vinha se recuperando da Covid. Ele pode ter tido um mal súbito e caído na água”, afirmou o delegado, em entrevista ao Jornal da Manhã, da Rede Bahia.
A conclusão das investigações ainda depende do resultado da perícia técnica. A Câmara de Vereadores decretou luto de 7 dias pela morte do parlamentar. //Redação Pimenta
ITAPETINGA: VAGA DE VEREADOR DEIXADA POR LÉO MATOS SERÁ OCUPADA POR VALQUIRÃO
Na qualidade de 1º suplente de vereador pelo PSD, Valquirio Lima, o “Valquirão”, retorna à Câmara Municipal na vaga deixado pelo ex-vereador Léo Matos, falecido no último final de semana.
De acordo com o rito regimental da Câmara de Vereadores, a ‘vacância’ do cargo deverá ser anunciada já na próxima sessão, pelo presidente interino Anderson da Nova, para que Valquírio seja empossado.
Valquirão exerceu dois mandatos de vereador, mas não havia conseguido se reeleger no último pleito, ficando em terceiro lugar na sua legenda, atrás de Léo Matos e do Pastor Evandro.
Com o seu retorno à câmara, a composição das bancadas não sofre nenhuma mudança, vez que Valquírio era da base do prefeito Rodrigo Hagge e deve permanecer.
Por Davi Ferraz
- 1