:: 15/jun/2021 . 19:37
DEPUTADO RODRIGO MAIA É EXPULSO DO DEM
A Executiva Nacional do DEM decidiu, nesta segunda-feira (14), por unanimidade, expulsar o ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (RJ) do quadro de filiados do partido. Segundo a nota oficial da legenda, a comissão “deliberou pelo cometimento de infração disciplinar, e consequente expulsão do deputado”.
Um entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) define que, em caso de expulsão, o partido não pode requerer o mandato. Essa interpretação foi adotada, por exemplo, quando o deputado Alexandre Frota (SP) foi expulso do PSL, em 2019 – hoje, Frota é deputado pelo PSDB.
Por essa regra, Maia seguirá deputado federal e poderá se filiar a outra sigla. Ele está no sexto mandato como deputado federal. Comandou a Câmara entre julho de 2016, quando sucedeu Eduardo Cunha (MDB-RJ), e fevereiro de 2021, quando foi sucedido por Arthur Lira (PP-AL).
EX-PREFEITOS DE EUNÁPOLIS E PORTO SEGURO SÃO PRESOS EM OPERAÇÃO DA PF
Uma operação deflagrada pela Polícia Federal prendeu na manhã de hoje os ex-prefeitos José Robério e Cláudia Oliveira, de Eunápolis e Porto Seguro respectivamente.
Os dois são investigados pela Operação Fraternos, por suposta prática de fraudes milionárias em contratos públicos. A PF cumpriu outros mandados, mas não informou quais.
A Operação Fraternos foi iniciada em novembro de 2017, quando as investigações apontavam que, quando ainda prefeitos, em 2009, Claudia Oliveira, José Robério Batista de Oliveira e o então prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos, usavam empresas familiares para simular licitações e desviar dinheiro de contratos públicos.
Os três são parentes. Agnelo Santos foi afastado do cargo de prefeito de Santa Cruz de Cabrália.
- 1