:: 10/ago/2021 . 21:06
ITAPETINGA: VEREADOR HELDER DE BANDEIRA É RECEBIDO PELO SECRETÁRIO DO MEIO AMBIENTE
Nesta terça-feira (10) o vereador Hélder de Bandeira visitou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itapetinga, onde foi bem recebido pelo responsável da pasta, o secretário Fábio Viana. O encontro foi no Zoomatinha, onde o vereador pode acompanhar a nova estrutura do Parque e verificar os trabalhos já realizados na atual gestão.
Sempre atuante e atento às necessidades do município, principalmente do distrito de Bandeira do Colônia, Hélder levou algumas demandas ao secretário, como podas de árvores nas praças e jardins, além da limpeza das margens do Rio Colônia, que foram bem recebidas pelo secretário Fábio.
Helder reivindicou uma atuação mais frequente da Secretaria do Meio Ambiente, para realização de um trabalho mais frequente na localidade, visando a preservação, defesa e o cuidado com as ações que promovam a educação ambiental.
O Vereador lembrou ao secretário Fábio, que cita com frequência em dias de Sessão da Câmara, várias demandas da sua comunidade e acredita que com muito esforço e dedicação, serão todas realizadas, mas que entende que “com o apoio do secretariado do município o carro anda com maior velocidade e melhor desempenho”.
Por fim, o vereador Hélder de Bandeira fez as suas considerações: “Obrigado Fábio Viana pela atenção e estarei sempre na busca diária daquilo que for melhor para o município e em especial ao meu distrito de Bandeira do Colônia pelo qual acompanho atento a todas reivindicações e buscarei o que for de melhor pra todos”. //Ascom
ITAPETINGA RECEBERÁ PRIMEIRA ETAPA DO CAMPEONATO BAIANO DE CANOAGEM
Após o sucesso do primeiro Festival Itapetinga de Canoagem, as atletas e dirigentes, Luciana Costa e Camila Lima, representantes da Confederação e Federação Baiana de Canoagem, voltaram a Itapetinga. Nesta terça-feira, elas se reuniram com a secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, para debaterem a realização da primeira etapa do campeonato baiano e seletiva para o campeonato brasileiro de canoagem.
No próximo dia 05 de setembro, o Parque Poliesportivo da Lagoa receberá 150 atletas baianos para disputas de 200m nas categorias C1 e K1 (canoa e caiaque). Luciana e Camila, novamente elogiaram o lago e a estrutura montada pelo município no Festival e reafirmaram o potencial que a cidade tem para montar uma escolinha de canoagem e revelar novos talentos.
“Após a conquista do ouro por Isaquias Queiroz na Olimpíada de Tóquio, a modalidade ganhou ainda mais visibilidade, o que pode ser capaz de atrair novos jovens que encontrem no esporte alternativas para a construção de um futuro melhor. Não há razão de um município investir em qualquer modalidade se não for para fomentar a prática e promover inclusão e transformação social”, disse o prefeito Rodrigo Hagge ao receber as atletas em seu gabinete e falar sobre o seu desejo de montar uma escolinha de canoagem para crianças e jovens itapetinguenses.
As representantes da confederação e federação baiana ainda decidiram, junto com o secretário Jailson Santana, detalhes sobre alojamento e alimentação dos atletas, estrutura do evento e necessidades para a escolinha a ser montada. O evento será a primeira competição oficial após as olimpíadas e será realizado em parceria com o Governo do Estado, através da Sudesb – Superintendência de Desportos do Estado da Bahia.
COMISSÃO ESPECIAL DA CÂMARA APROVA ‘DISTRITÃO’ E VOLTA DE COLIGAÇÕES PARA DEPUTADOS
A comissão especial que discute as mudanças nas regras eleitorais, na Câmara dos Deputados, aprovou nesta segunda-feira (9) uma proposta de emenda à Constituição que prevê a adoção do modelo chamado de “distritão” e a volta do sistema de coligações nas eleições para deputados e vereadores.
O relatório agora segue para plenário para votação de qual modelo deverá ser adotado. Na sequência, a proposta vai para o Senado. O presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) chegou a afirmar que, caso aprovado pela Câmara, o “distritão” não passa no Senado.
Atualmente, o sistema em vigor é o proporcional, onde as cadeiras de deputados são distribuídas proporcionalmente à quantidade de votos recebidos pelos candidatos e pelos partidos.
Pelo “distritão”, os candidatos eleitos são os mais votados individualmente e os votos nas siglas são desconsiderados.
MAIS MUDANÇAS
Além das mudanças para o pleito no Poder Legislativo, o texto prevê alterações também nas eleições para o Executivo. De acordo com a matéria, devem valer a partir de 2024. A proposta também diz que o eleitor votará em até cinco dos candidatos que disputam a eleição, em ordem descrescente de preferência.
Ainda pelo texto, o candidato que obtiver a maioria absoluta das primeiras escolhas válidas, não computados brancos e nulos, será eleito.
- 1