:: 27/set/2021 . 17:08
RUI COSTA DIZ QUE NÃO VAI REDUZIR ICMS DOS COMBUSTÍVEIS: “NÃO SOU DEMAGOGO”
O governador Rui Costa (PT) voltou a se pronunciar sobre a redução do ICMS dos combustíveis, que aconteceu no Rio Grande do Sul após autorização do governador Eduardo Leite, possível candidato a presidente da República pelo PSDB. Após o fato, deputados estaduais e federais de oposição começaram a cobrar o mesmo posicionamento na Bahia.
“Eu não sou dado a demagogia. Não contem comigo pra fazer isso. Temos 30 mil homens na Polícia Militar, temos cinco ou seis mil homens na Polícia Civil, temos médicos, enfermeiros, estamos construindo hospitais. Essas pessoas recebem salários todos os dias e querem receber em dia. A sociedade pede e eu acabei de anunciar mais policiais, e eles merecem ganhar mais. Como que você vai fazer isso tudo se diminuir abruptamente e demagogicamente a receita? A conta não fecha”, declarou o petista em entrevista ao BNews.
Rui aproveitou a oportunidade para alfinetar o colega Eduardo Leite: “O Rio Grande do Sul era um estado que há meses atrás estava com salários atrasados, nem 13º tinha pago. Minas só conseguiu regularizar salário há dois meses. Eu vou ser candidato a A, B ou C e eu começo a tomar medidas demagógicas pra agradar? Desculpe, eu não faço isso”.
O governador também criticou a política de preços da Petrobras. “Do mesmo jeito que não aumentamos um real no tributo, não faremos demagogia de reduzir. O preço do combustível está alto pela política desastrosa do governo federal. Ninguém mais, ninguém menos do que o presidente do Banco Central do Brasil declarou que não compreende essa velocidade com que a Petrobras faz os reajustes quando é pra subir, mas não repete a mesma velocidade quando é pra descer”.
FUSÃO DEM – PSL: ACM NETO DIZ QUE APOIO A BOLSONARO SERÁ LIVRE NOS ESTADOS
O presidente nacional do DEM, ACM Neto, afirmou que um dos objetivos da fusão com o PSL é lançar candidatura à presidência da República, mas ressaltou que, apesar disso, os diretórios municipais e regionais do novo partido ficarão livres para apoiar outros candidatos.
“A gente acha que nasce com musculatura suficiente para isso. (…) Não significa que a gente pretenda estabelecer qualquer tipo de constrangimento para as lideranças e figuras do partido que eventualmente em seus estados tenham uma situação distinta da nacional”, disse em entrevista ao Estadão, publicada nesta segunda-feira (27).
Atualmente, o DEM não integra a base aliada, mas tem dois ministros no governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Onyx Lorenzoni e Tereza Cristina, e maioria das bancadas na Câmara e no Senado alinhada ao Palácio do Planalto.
Ainda segundo o ex-prefeito de Salvador, até o próximo dia 19 de outubro, o novo partido, que será presidido pelo atual dirigente do PSL, Luciano Bivar, e terá Neto como secretário-executivo, deverá concretizar a união e realizar a sua primeira convenção partidária.
ITAPETINGA: SEGUEM OS PREPARATIVOS PARA IMPLANTAÇÃO DA PRIMEIRA ESCOLA NO MODELO CÍVICO-MILITAR
Em continuidade aos preparativos para instalação da sonhada escola cívico-militar de Itapetinga, ocorreu na sexta-feira passada mais uma reunião de trabalho contando com as presenças do Secretário de Educação Geraldo Trindade, dos representantes da 8ª CIPM Capitão PM David Ribeiro, Tenente PM Joabe e Soldado PM Horleands. Também participaram o engenheiro da Secretaria Municipal de Infraestrutura Lucas de Souza e a equipe gestora/pedagógica da Escola Municipal Otávio Camões escolhida para inaugurar o modelo de gestão compartilhada na Rede Municipal de Educação de Itapetinga.
Segundo Geraldo Trindade a reunião definiu as mudanças e melhorias que serão feitas na estrutura física da escola, que passará por reforma completa já atendendo às necessidades e a identidade visual da escola cívico-militar. No momento estão sendo concluídas os projetos arquitetônicos e planilhas pela equipe da Secretaria de Infraestrutura.
O Capitão PM Davi Ribeiro esclareceu que o projeto não pretende realizar mudanças nos aspectos pedagógicos da escola, à exceção da implantação da instrução militar, hierarquia e disciplina com seus sistemas avaliativos e ritos procedimentais próprios. A gestão atual da escola permanecerá inalterada com exceção da inserção do Diretor Disciplinar e dos Tutores de Disciplina, com suas atribuições iniciais descritas no Termo de Cooperação Técnica que será assinado entre o Município de Itapetinga e o Governo do Estado, através da PMBA.
O processo de discussão, contribuição e normatização por parte do Conselho Municipal de Educação e esclarecimento, sensibilização de alunos, seus familiares e os profissionais da educação terá início nos próximos dias pela equipe da Secretaria Municipal de Educação.
Para o Prefeito Rodrigo Hagge este será mais um importante avanço da educação municipal, acolhendo a vontade da comunidade que anseia pela implantação do modelo de sucesso em outros municípios da Bahia com a melhoria da qualidade do ensino e da valorização do profissional de educação, culminando em um ambiente escolar melhor equipado, disciplinado, ordeiro e de resultados comprovados.
- 1