:: 11/out/2021 . 19:23
ITAPETINGA: OPEN DE FUTEVÔLEI LEVA GRANDE PÚBLICO AO PARQUE DA LAGOA
“O Itapetinga open de futevôlei surgiu em 2019 uma ideia de fazer um evento esportivo que agregasse toda a região. Mas a proporção deste evento foi muito grande e acabou reunindo a Bahia toda. Em 2020, por conta da pandemia, esse evento não pode ser realizado na Lagoa. Agora, com o avanço da vacinação, a gente volta para a lagoa com uma estrutura de nível nacional”, afirma Maicon Chaves, idealizador do evento.
O torneio reuniu, além de jogadores de toda a Bahia, atletas de estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Brasília, Alagoas e Rio de Janeiro.
Em 2021, o Parque Poliesportivo da Lagoa começou a ser melhor utilizado para a prática esportiva. Fomentadas pela prefeitura municipal, inúmeras modalidades passam a ocupar o espaço público. Em julho, as águas da Lagoa foram pela primeira vez utilizadas para uma competição de canoagem. Em seu entorno, já se pode ver com frequência a prática de futsal, skate, handebol, vôlei, basquete, atividades na academia ao ar livre e, agora, o futevôlei movimentou o bosque.
“Eu acredito que uma cidade boa de se viver é aquela na qual as pessoas ocupam os seus espaços públicos. A gente tem um cartão postal incrível, mas que era subutilizado. Aos poucos fomos fazendo intervenções em suas áreas ociosas, fomentando a prática esportiva, movimentando o local e fazendo deste, verdadeiramente, um parque poliesportivo. O esporte é fator essencial para a promoção de saúde, lazer e, principalmente, de transformação social”, disse o prefeito Rodrigo Hagge.
ITAPETINGA: COMPRAS DO DIA DAS CRIANÇAS MOVIMENTARAM O COMÉRCIO NESTA SEGUNDA
Nesta segunda-feira (11), véspera do Dia das Crianças, o comércio de Itapetinga conseguiu dar um ‘suspiro’, com a presença de consumidores em algumas lojas do centro comercial, à procura de itens infantis para presentear a criançada, neste ano de crise e alta da inflação.
Nas ruas do centro, o movimento foi moderado na parte da manhã, mas acima do normal, já que o período não permite maiores gastos pelos consumidores.
De acordo com um comerciante local, “o feriadão não foi favorável ao comércio, já que muitas famílias concentraram seus gastos em viagens para as praias de Ilhéus, Itacaré e Porto Seguro, economizando na compra de presentes para a criançada”, desabafou.
No ranking de compras no comércio, o Dia das Crianças perde para o Natal, Dia das Mães e São João, que tradicionalmente costumam atrair mais consumidores às lojas.
Por Davi Ferraz
FUNDAÇÃO JOSÉ SILVEIRA REALIZA CERCA DE 71 MIL PROCEDIMENTOS EM 12 ANOS DE ATUAÇÃO NO OUTUBRO ROSA
Instituição madrinha do Outubro Rosa na Bahia, a Fundação José Silveira promove diversas ações de saúde, voltadas à sensibilização e detecção precoce do câncer de mama, que tem taxa de cura de até 90% quando diagnosticado na fase inicial. Atuando na campanha há 12 anos, a Fundação já realizou cerca de 71 mil procedimentos nessas edições, por meio das Unidades Móveis de Saúde.
Com o tema “Diagnóstico precoce é aliado da vida. Juntos na prevenção do câncer de mama”, a campanha desse ano, mais uma vez, une forças por meio de importantes parcerias com o Tribunal de Justiça da Bahia, Ministério Público da Bahia, além do Grupo Aratu e Gilmelândia, cantora e apresentadora que é a madrinha da campanha. Os atendimentos itinerantes incluem consultas médicas, realização de exames como preventivo do colo uterino, mamografia e ultrassonografia e, ainda, ações educativas nas áreas de enfermagem, nutrição, psicologia e serviço social. “A Fundação José Silveira orienta e incentiva a detecção precoce do câncer de mama, possibilitando um atendimento contínuo e assistência completa às pacientes”, afirma Dr. Elano, mastologista do Núcleo de Câncer da Mulher da Santa Casa de Jequié.
Para Dra. Socorro Gomes, ginecologista e obstetra do Hospital Santo Amaro, o Outubro Rosa tem grande importância social. “A Fundação José Silveira possibilita que várias mulheres desassistidas tenham oportunidade de fazer seus exames de forma gratuita e segura, além de encaminhar os casos diagnosticados para tratamento”. //Ascom FJS
- 1