:: 8/dez/2021 . 23:30
ITAPETINGA ENTRE AS 30 CIDADES DA BAHIA QUE DECRETARAM ESTADO DE EMERGÊNCIA
A Bahia tem 30 cidades em situação de emergência por causa de fortes chuvas, segundo informações da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec).
De acordo com a Sudec, Amélia Rodrigues e Ibicoara, Itaberaba, Mucugê, Mutuípe, Teolândia, Jaguaquara, Ruy Barbosa, Maragogipe e Itaquara declararam situação de emergência entre 4 e 8 de novembro deste ano.
As outras 20 cidades, entre elas Eunápolis, Itacaré, Itamaraju, Teixeira de Freitas, Canavieiras e Medeiros Neto, tiveram a situação decretada entre 27 de novembro e 8 de dezembro. [Veja a lista completa dos municípios no final da reportagem]
Ao menos seis cidades da região sul da Bahia amanheceram, nesta quarta-feira (8), com estragos provocados pela chuva que atinge vários municípios, desde a noite de terça (7).
Casas da cidade de Jucuruçu ficaram submersas após enchente provocada pela chuva. Em Teixeira de Freitas, tio e sobrinhos de 4 e 9 anos morreram soterrados e ao menos seis casas desabaram após uma barranco deslizar.
Veja lista completa das cidades em situação de emergência na Bahia:
- Amélia Rodrigues
- Ibicoara
- Itaberaba
- Mucugê
- Mutuípe
- Teolândia
- Jaguaquara
- Ruy Barbosa
- Maragogipe
- Itaquara
- Eunápolis
- Itacaré
- Itarantim
- Mundo Novo
- Baixa Grande
- Marcionilio de Souza
- Anagé
- Itapetinga
- Iaçu
- Itabela
- Ibicuí
- Jequiriçá
- Itambé
- Encruzilhada
- Ribeira do Pombal
- Itamaraju
- Teixeira de Freitas
- Medeiros Neto
- Camacan
- Canavieiras
ÚNICA RUA CALÇADA NO RECANTO DA COLINA ESTÁ INTERDITADA HÁ MAIS DE 40 ANOS
A única rua calçada do ‘ex bairro chique’ Recanto da Colina, em Itapetinga, nunca foi aberta para tráfego e está interditada há mais de 40 anos, quando o loteamento foi implantado, na segunda metade dos anos 70.
A rua ‘fantasma’ tem cerca de o1 km de extensão, saindo dos fundos da casa do ex-prefeito José Carlos Moura, até as proximidades do Assaí Atacadista, onde existe uma pequena praça, toda calçada e arborizada.
Sem tráfego de veículos por longos anos e falta de manutenção, o mato tomou conta de toda a extensão da rua, mas mesmo assim o calçamento está perfeito.
Neste período de chuvas intensas que bloqueou todas ruas do bairro, uma via pavimentada não deveria continuar interditada, e a sua liberação, com algumas adaptações, poderia servir como mais uma opção de acesso a “bairro dos esquecidos”, como é conhecido o Recanto da Colina.
Não há razão para que uma rua toda pavimentada possa continuar sem utilidade, por tanto tempo…
Por Davi Ferraz
EM NOVA PESQUISA, ACM NETO TEM MAIS QUE O DOBRO DE WAGNER E VENCERIA NO 1º TURNO
Uma nova pesquisa divulgada nesta quarta-feira (8) indica, mais uma vez, liderança de ACM Neto (DEM/União Brasil) na intenções de voto para a disputa pelo Governo da Bahia.
O levantamento foi feito pelo instituto Séculos em parceria com o site Bahia Notícias. Segundo a pesquisa, ACM Neto tem mais que o dobro dos percentuais de Jaques Wagner (PT). Com esse desempenho, Neto venceria no primeiro turno, se as eleições fossem hoje.
Em um primeiro cenário, com o nome de todos os possíveis pré-candidatos na disputa, ACM Neto aparece com 49,16% das intenções de voto, contra 22,27% de Wagner. Em seguida, estão João Roma (Republicanos), com 3,57%; (PP), com 2,86%; o senador Otto Alencar (PSD), com 2,52%; Dra. Raíssa Soares (sem partido), com 1,26%; e Bernadete Souza (PSOL), com 0,84%.
Outros 12,48% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos, enquanto 5,04% não sabem ou não opinaram.
No segundo cenário analisado, com um número reduzido de pré-candidatos, ACM Neto chega a 53,7% das intenções de voto, contra 24,87% de Jaques Wagner, 4,66% de João Roma e 0,88% de Bernardete Souza. Outros 10,71% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos, enquanto 5,17% não souberam responder ou não opinaram.
Em um terceiro cenário, em que o nome de João Roma é substituído pelo de Raíssa Soares, Neto mantém 53,7% das intenções de voto, assim como Wagner estaciona em 24,87%. Raíssa fica em 2,86% e Bernardete Soares mantém a mesma pontuação de 0,88%. Responderam “nenhum”, 12,44% dos entrevistados, enquanto 5,25% não sabem ou não opinaram.
Foram entrevistadas 2.380 pessoas com 16 anos ou mais, em 87 municípios baianos, entre os dias 27 de novembro de 2021 e 1º de dezembro de 2021. A margem de erro da amostragem é de 3%, para mais ou para menos, com intervalo de confiança registrado em 95%.
- 1