:: 20/jan/2022 . 23:01
RUI MANDA AFASTAR SERVIDORES ‘RESISTENTES’ À VACINA CONTRA COVID-19; 141 SÃO DA PM
Os policiais militares representam o maior número de servidores públicos estaduais resistentes à vacina contra o novo coronavírus, segundo dados divulgados pelo Governo da Bahia nesta quinta-feira (20). São 141 PMs na lista de funcionários públicos ativos afastados cautelarmente, pelo prazo de 90 dias, porque não comprovaram a imunização contra o vírus.
O afastamento pode ser prorrogável por mais 90 dias, conforme portaria publicada nesta semana. No período em que ficarão afastados, os policiais não receberão salário. A medida atinge também servidores das secretarias da Educação (38), Administração Penitenciária (8), Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (1), Saúde (15), Desenvolvimento Econômico (1) e Fazenda (3), além da Universidade do Estado da Bahia (34), Universidade Estadual do Oeste da Bahia (22), Fundac (8), Irdeb (3), Polícia Civil (8), Departamento de Polícia Técnica (1).
De acordo com o Governo da Bahia, foram publicadas portarias estabelecendo prazos para os servidores comprovarem a vacinação. O servidor que não cumpriu a notificação foi incluído nas portarias publicadas esta semana ou poderá figurar em futuras publicações. O funcionário que não obedeceu as exigências pode também ser submetido a processo administrativo disciplinar pelo descumprimento das Leis 6.677/1994 (civis) e 7.990/2001 (militares).
RUI CONFIRMA VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS NA REDE ESTADUAL EM 11 DE FEVEREIRO
Em meio ao crescimento de casos de Covid-19 e redução do público em eventos, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), confirmou o retorno das aulas presenciais em todo o estado no próximo dia 11 de fevereiro.
Durante a entrega de tratores para municípios baianos nesta quinta-feira (20), no Parque de Exposições de Salvador, Rui diz que vai exigir a vacinação dos estudantes como condição para irem às salas de aula.
Aproveitando o retorno do ano letivo, o governador diz que vai organizar uma estratégia com as prefeituras para montar forças-tarefas e vacinas os alunos nas próprias escolas. Nas escolas estaduais, os jovens com mais de 12 anos representam de 80 a 85% dos estudantes.
No caso das crianças entre 5 e 11 anos, que tiveram recentemente a imunização aprovada pela Anvisa e autorizada pelo Ministério da Saúde, o governador afirma que vai conversar com os prefeitos para que faça a mesma “vacinação volante” nas escolas primárias municipais.
Depois de anunciar a redução de público máximo em eventos para 1500 pessoas, o petista revelou que não pretende no momento adotar medidas de restrição em outros setores da sociedade.
“Nesse momento não vamos alcançar nenhuma outra estrutura econômica”, promete. “Faço um apelo para que todos façam a sua parte. As escolas voltarão dia 11, presencial, não será híbrido nem virtual. Inclusive, estou pedindo aos prefeitos que aproveitem o retorno das aulas para montar uma vacinação volante nas escolas, fazer uma repescagem de vacinação. Como 80 a 85% dos alunos da rede estadual tem mais de 12 anos, eles já deveriam estar todos vacinados”, explicou Rui.
SERVIDORES SEM VACINA AFASTADOS
Conforme decreto, servidores públicos do estado que se recusarem a tomar vacina serão afastados. Rui anunciou que já foram publicados afastamentos no Diário Oficial dos “concursados” e as demissões dos contratados sem concurso público. “Já publicamos e afastaremos todos”, avisou.
MUNICÍPIO DE ITAPETINGA INICIA VACINAÇÃO DE CRIANÇAS CONTRA A COVID-19
Itapetinga deu início à vacinação de crianças de 05 a 11 anos. Com a chegada de 430 doses pediátricas da vacina da Pfizer, o município iniciou a imunização nos maiores postos de saúde da cidade.
Buscando humanizar o atendimento e tranquilizar a criançada, alguns PSFs fizeram decoração temática, lançaram mão de fantasias e músicas infantis e apostaram em cuidado e carinho na hora de garantir a segurança dos pequenos.
Com a proximidade do reinício das aulas, a imunização das crianças faz-se ainda mais urgente. Além de protege-las, a vacina reduz a possibilidade de que elas sejam fontes de transmissão. Um estudo americano revelou que a transmissão do novo coronavírus por pessoas vacinadas acontece por menos tempo do que por quem ainda não foi imunizado.
“Tudo que a gente quer é que nossas crianças possam brincar e crescer com segurança. A vacina não apenas protege a pessoa contra formas graves da doença como ainda reduz a transmissão e, portanto, a circulação do vírus entre as pessoas. E só reduzindo a circulação do vírus nós poderemos dizer que, enfim, vencemos a pandemia”, afirmou o secretário de saúde, Hugo Sousa.
MANU BRANDÃO E G10 FAVELAS ENTREGAM 2 MIL KITS A FAMÍLIAS IMPACTADAS PELAS CHUVAS
Em mais uma ação de extrema importância no âmbito social, a vereadora Manu Brandão, em parceria com o G10 Favelas, entregou às famílias itapetinguenses atingidas e impactadas pela cheia do Rio Catolé, mais 2 mil kits de alimentos e produtos limpeza e higiene pessoal, nesta quarta-feira (19).
A entrega foi realizada em um evento cuidadosamente organizado no Estádio Primavera, com a presença e participação de autoridades, colaboradores e representantes do G10 favelas de vários estados do Brasil, que se integraram na campanha de ajuda ao município de Itapetinga e outros também atingidos pelas fortes chuvas do final de dezembro passado e da Secretária Municipal do Desenvolvimento Social, Carol Pires.
Presente ao evento, o presidente nacional do G10 favelas, Gilson Rodrigues, responsável pela arrecadação e doação dos kits, elogiou a organização do evento e destacou o dinamismo e comprometimento da vereadora Manu Brandão na defesa da população carente do município, o que serve de exemplo pra toda a Bahia, neste momento de crise causada pelas enchentes.
Durante todo o período de emergência provocado pelas fortes chuvas na região, a vereadora Manu Brandão se integrou às equipes de ajuda às famílias atingidas, mostrando desenvoltura e compromisso com a população do município.
Por Davi Ferraz (Fotos Gasinho Dias G4 Drones)
- 1