PROPOSTA DE RUI PARA SUCESSÃO NA BAHIA PREVÊ ELEIÇÃO INDIRETA PARA GOVERNADOR
O colunista Lauro Jardim, de O Globo, publicou nesta quarta-feira (16) que o governador da Bahia, Rui Costa (PT), botou “na mesa”, em reunião com Lula, uma proposta para tentar alinhar os interesses eleitorais de todos os seus aliados para as eleições ao Senado e ao governo da Bahia.
A proposta visa também a manter sua base, que inclui o PP e o PSD, apoiando Lula na Bahia. Assim, de acordo com o colunista, Rui propôs aos aliados o seguinte:
Ele e o seu vice João Leão, do PP, renunciariam ao governo em 2 de abril. Ambos sairiam candidatos ao Senado: Rui como titular e Leão como suplente. Pela proposta de Rui Costa, se Lula ganhar em outubro, ele seria nomeado ministro e, assim, abriria a vaga de senador para o suplente, João Leão.
O atual senador Otto Alencar, do PSD, viraria governador para completar o mandato de Rui e seria o candidato à reeleição. Para Otto chegar ao governo, o sucessor natural de Rui e Leão, ou seja, o presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Menezes, teria que renunciar, o que levaria o presidente do TJ da Bahia ao cargo interinamente — até que a Assembleia Legislativa elegesse por via indireta Otto Alencar para o cargo.
Dessa forma, ainda de acordo com Lauro Jardim, o senador Jaques Wagner não seria candidato a nada. Ele tentaria ser ministro de Lula, caso este vença a eleição presidencial.
Só faltou combinar com os russos, como diria Mané Garrincha…