:: 14/mar/2022 . 16:47
VICE-GOVERNADOR JOÃO LEÃO ENTREGA CARGOS ROMPE OFICIALMENTE COM RUI COSTA
O vice-governador João Leão (PP) entregou, na tarde desta segunda-feira (14), os cargos do partido ao governador Rui Costa (PT) e selou o rompimento com a base petista. A informação foi confirmada por fontes do governo e do PP.
Como noticiou neste domingo o bahia.ba, os pepistas decidiram apoiar o ex-prefeito soteropolitano ACM Neto (União Brasil) na disputa ao governo da Bahia. Nesta segunda-feira, Leão almoçou com os deputados federais e estaduais para tratar do rompimento com a base petista.
A assessoria de comunicação do vice-governador João Leão informou que a cúpula da sigla se reúne na tarde desta segunda e vai anunciar o posicionamento oficial. O encontro vai acontecer no Edifício Wall Street Empresarial, na Avenida Paralela, em Salvador.
Neste sábado (12), Leão admitiu que ficou magoado com a base governista após o senador Jaques Wagner (PT) anunciar, sem aviso prévio, que o governador Rui Costa ficará até o fim do governo. O que acabou com a esperança de Leão ter um “mandato tampão” como chefe do Palácio de Ondina.
OPINIÃO | PT SÓ TEM UMA SAÍDA PARA MANTER JOÃO LEÃO E O PP NA BASE GOVERNISTA
De acordo com o noticiário da imprensa baiana, já é dada como certa a saída do PP do vice-governador João Leão da base governista, depois das trapalhadas de Rui e Wagner na condução desastrada para formação da chapa à sucessão estadual.
Destratado, humilhado e escanteado, João Leão e seu grupo já estariam de malas prontas para aderir ao grupo do ex-prefeito de Salvador ACM Neto, assumindo a candidatura para o senado, com grande possibilidade de derrotar Otto Alencar, candidato natural do grupo governista.
Nesse contexto, só restaria ao PT baiano, segundo nossa avaliação, a seguinte opção para manter o PP na sua base:
Rui renunciaria ao mandato de governador e se candidataria ao senado, João Leão assumiria o governo até dezembro, Otto sairia como suplente de Rui ao senado e assumiria o mandato na hipótese de Lula vencer as eleições e puxar Rui para um ministério, isto se Rui for eleito senador. O cabeça da chapa pode ser Jerônimo ou qualquer outro do PT, com chances mínimas de vitória. Outra opção seria Otto desistir do senado e disputar uma vaga na câmara federal.
Não tem outro jeito…
Por Davi Ferraz
- 1