:: 26/abr/2022 . 23:00
ITAPETINGA: SAAE CONCLUI OBRAS DE REDE COLETORA DE ESGOTO NO RECANTO DA COLINA
O Projeto SAAE 2040 tem como objetivo principal cumprir a meta estabelecida no Marco Regulatório do Saneamento Básico, onde a meta do Governo Federal é alcançar a universalização até 2033, garantindo que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e a coleta de esgoto.
Mesmo sem capacidade de investimentos, mas com habilidade na gestão dos parcos recursos, a Direção do SAAE de Itapetinga tem ampliado redes de água e esgoto em vários bairros da cidade, com vistas a atender as demandas mais cruciais.
Nesse sentido, um dos problemas mais antigos era a falta de esgotamento sanitário do bairro Recanto da Colina cuja maioria absoluta das residências ainda utilizam fossas sanitárias.
Em uma etapa inicial, no trecho que compreende a Rua Alemanha e a Pracinha da Cooedita, havia uma demanda de coleta de esgoto que foi sanada pelo SAAE de Itapetinga, quando os dejetos, antes correndo a céu aberto, foram canalizados para uma área de condução à lagoa facultativa.
Esse é um dos investimentos em saneamento feitos pela direção da Autarquia visando dar melhor qualidade de vida aos seus usuários. //Ascom SAAE
BAHIA | OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL INVESTIGA CASO DOS RESPIRADORES
A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação que investiga supostos desvios de dinheiro público na compra de 300 respiradores pelo Consórcio Nordeste. A ação, batizada de Cianose, acontece na manhã desta terça-feira (26) e conta com apoio da Controladoria Geral da União (CGU) na Bahia, Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro.
São alvos de 14 mandados de busca e apreensão empresários, laranjas e lobistas envolvidos no suposto esquema. Não há mandados contra governadores na operação. A investigação mira um contrato, que pagou de forma antecipada R$ 49 milhões para Hempcare Pharma Representações Ltda., na compra de respiradores nunca entregues.
Ainda segundo a PF, os investigados podem responder pelos crimes de estelionato em detrimento de entidade pública, dispensa de licitação sem observância das formalidades legais e lavagem de dinheiro.
O caso tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ) porque o governador da Bahia, Rui Costa (PT), na época presidente do consórcio, deuautorização à aquisição dos aparelhos que nunca foram entregues. O petista já negou irregularidades na compra.
Uma operação chegou a ser deflagrada em 2020 pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), mas o caso foi enviado ao STJ após indícios da participação do chefe do Executivo Estadual baiano.
ITAPETINGA: PRESIDENTE DA COOPARDO ALEX COELHO INTEGRA CONSELHO DE ÉTICA DA OCEB
O presidente da COOPERATIVA MISTA DO MEDIO RIO PARDO – COOPARDO, passou a integrar o Conselho de Ética da Organização das Cooperativas do Estado da Bahia, pelo seu desempenho no comando da maior cooperativa do Médio Sudoeste baiano.
Alex Coelho assumiu o comando da Coopardo em abril de 2021, e já vem se destacando pelo excelente trabalho como gestor da entidade, com repercussão em todo o estado da Bahia.
Durante a Exposição Agropecuária que será realizada em maio próximo, a Coopardo manterá o tradicional stand no Parque Juvino Oliveira, para expor seus produtos e recepcionar os associados, autoridades e visitantes.
Redação SH
ITAPETINGA: SESSÃO ESPECIAL DA CÂMARA VAI DISCUTIR SITUAÇÃO DA AV. JÚLIO RODRIGUES
Uma sessão especial da câmara de Itapetinga, solicitada pelo atuante vereador Tarugão Barreira (MDB), irá discutir nesta quarta-feira (27), a situação precária da Avenida Júlio José Rodrigues, que liga os bairros próximos à Vulcabras/Azaleia ao centro da cidade.
A discussão sobre a recuperação da referida avenida, que também é um dos acessos à BA-263, vem se estendendo há mais de 6 anos, desde que o governo do estado abandonou uma obra não concluída e a pista começou a apresentar sérios problemas, se deteriorando a cada dia e ficando intransitável.
A sessão será realizada no plenário da Câmara Municipal, a partir das 19h desta quarta.
Redação SH
PARANÁ PESQUISAS: ACM NETO MANTÉM LIDERANÇA E VENCERIA EM 1º TURNO
Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas aponta que o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), venceria no primeiro turno as eleições para o governo da Bahia. Ele aparece com 55,4% das intenções de voto na pesquisa estimulada, quando os entrevistados recebem uma lista prévia de pré-candidatos. Em segundo lugar aparece o candidato petista, ex-secretário estadual de Educação Jerônimo Rodrigues (PT) com 16,1%.
Apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-ministro da Cidadania João Roma (Republicanos) tem 10,1%. O professor Kléber Rosa (Psol) registra 1,2% e Giovani Damico (PCB) 0,5%.
A pesquisa ouviu 1.820 eleitores com 16 anos ou mais em 80 municípios do Estado da Bahia de 19 a 24 de abril. A margem de é de 2,3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o n.º BA-06739/2022. O custo do estudo foi de R$ 31 mil, valor pago pelo Instituto Paraná.
- 1