:: 28/abr/2022 . 22:09
PESQUISA SÉCULUS | ACM NETO CRAVA 61,54% CONTRA JERÔNIMO COM 11,26%
Pesquisa Séculus, encomendada pelo Informe Baiano e divulgada nesta quinta-feira (28), investiga as intenções de voto para o Governo da Bahia em dois cenários estimulados, quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados às pessoas entrevistadas.
No primeiro, ACM Neto (UB) tem 61,54% das intenções de voto, seguido por Jerônimo Rodrigues (PT) com 11,26%. A terceira posição é de João Roma (PL), escolhido por 5,47% dos entrevistados. Kleber Rosa (PSOL) e Giovani Damico (PCB) ocupam a quarta e a quinta posições, com 0,77% e 0,45%, respectivamente. Nenhum/nulo somam 8,30% e não sabem/não opinaram 11,90%.
No segundo cenário estimulado, os nomes dos pré-candidatos Jerônimo e Roma são associados aos de apoiadores, enquanto o de ACM Neto aparece como pré-candidato independente.
Nessa condição, Neto é o preferido de 56,05% dos entrevistados. Com o apoio do ex-presidente Lula, do governador Rui Costa e do senador Jaques Wagner, Jerônimo chega a 19,43% das intenções de voto. Associado ao presidente Jair Bolsonaro (PL), Roma marca 7,85 pontos percentuais. Nenhum/nulo somam 7,27% e não sabem/não opinaram são 9,40%.
Registrado no Tribunal Superior Eleitoral (BA-0927/2022), o levantamento ouviu 1.526 pessoas, de 20 a 22 de abril deste ano, em 72 municípios da Bahia. A margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos, resultando em 95% de probabilidade de acerto.
PEDRO TAVARES COBRA AO GOVERNO O CUMPRIMENTO DA PROMESSA DE RECUPERAR A AVENIDA JULIO RODRIGUES EM ITAPETINGA
Como presidente da Comissão de Infraestrutura, Turismo e Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa da Bahia e representante de Itapetinga, no Parlamento Estadual, o deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil), participou ontem, na Câmara Municipal da cidade, da sessão especial que teve o objetivo de discutir a situação da Avenida Júlio José Rodrigues e a necessidade de reforma da via estadual.
Durante o seu pronunciamento, o deputado cobrou ao Governo do estado, a recuperação da via. “A população de Itapetinga vem enfrentando dificuldades por conta da situação deplorável dessa importante avenida da cidade. São muitos relatos de comerciantes, empresas de transportes e cidadãos do município que vêm sofrendo prejuízos por conta do precário estado da via. O Governo fez várias promessas, mas frustrou a população que anseia por uma solução”, afirmou.
A sessão contou com a participação da maioria dos vereadores. “Quero parabenizar a Câmara, o vereador Tarugão pela iniciativa e a todos os vereadores por discutirem essa questão que vem trazendo muitos transtornos à população de Itapetinga”, afirmou.
O parlamentar aproveitou para reafirmar o compromisso com Itapetinga e a sua defesa em torno das questões que interessam o município. //Ascom : Deputado Pedro Tavares
ITAPETINGA: VALQUIRÃO DECRETA LUTO OFICIAL PELA MORTE DE JORGE DA ABENFAC E SUSPENDE SESSÃO DA CÂMARA
Uma Portaria baixada nesta quinta-feira (28) pelo presidente da câmara de vereadores, Valquírio Lima “Valquirão”, determinou luto oficial por 3 dias e suspendeu a realização da sessão legislativa que aconteceria nesta data, em decorrência da morte (suicídio) do ex-vereador Jorge da Abenfac, ocorrido na noite de ontem, em um cárcere na cidade de Macarani.
A portaria do presidente da câmara foi considerada ‘indigesta’ por grande parte da população, vez que o ‘homenageado’ havia sido preso no início da semana, por prática de ESTUPRO CONTRA VULNERÁVEL e IMPORTUNAÇÃO SEXUAL também contra menor.
É praxe se fazer homenagem a ex-vereadores quando do seu falecimento, mas no caso em tela pegou muito mal.
Por Davi Ferraz
EÇEIÇÃO | LULA LIDERA COM 41,1% E BOLSONARO ENCOSTA COM 35,3%, APONTA NOVA PESQUISA
Pesquisa Modalmais Futura divulgada na manhã desta quinta-feira (28) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua na liderança da corrida presidencial, com 41,1% das intenções de voto, seguido do presidente Jair Bolsonaro (PL) com 35,3%. Os outros concorrentes não atingem os dois dígitos: Ciro Gomes (PDT) tem 6,8%, João Doria (PSDB) 2,7%, André Janones (Avante) 1,9% e Simone Tebet (MDB) 0,9%.
Nas projeções de segundo turno, Lula venceria Bolsonaro com 50,2% das intenções de voto contra 39,7% do atual presidente da República. Nas projeções de março da Modalmais Futura, Lula tinha 48,6% e Bolsonaro 41,6%.
A avaliação do presidente Jair Bolsonaro é considerada ruim/péssima para 47,5% dos entrevistados, ótima e boa para 32,9% e regular para 18,5%.
Em termos de rejeição, Bolsonaro lidera o ranking com 47,2%, seguido de Lula com 37,4% e Doria com 27,5%. Para 47,9% dos entrevistados, a maior preocupação e temor é a continuidade do atual governo e para 38,4% é a volta do PT ao poder.
A pesquisa foi feita entre os dias 20 a 25 de abril com 2 mil entrevistados. A margem de erro é de 2,2% e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08858/2022.
DEPUTADO PEDRO TAVARES CRITICA POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA NA BAHIA
A atual política de segurança pública da Bahia foi criticada pelo deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil). Ao comentar os crimes recentes e o relato da população, em todas as regiões, sobre a ocorrência de assaltos e homicídios, ele lamentou o crescimento da sensação de insegurança no estado.
“Lamentavelmente todos os dias vemos novos registros de violência na capital e no interior. Em Salvador, as escolas e os estabelecimentos comerciais têm sido alvos constantes da criminalidade. No interior cresce o número de assaltos na zona rural e na área urbana, com assaltantes tomando motocicletas e aparelhos celulares. Além disso, assusta a quantidade de homicídios a cada final de semana”, comentou o deputado.
Tavares enfatizou que a população baiana já não aguenta mais ter que sair às ruas com medo, frequentar bares, restaurantes e hamburguerias, andar de ônibus coletivo e passar por situações de roubo e assalto. “Como se já não bastasse a insegurança em locais de atividades comerciais, a criminalidade ronda agora as escolas. Infelizmente as pessoas não têm mais paz. Precisamos de uma segurança pública mais efetiva na prevenção e combate ao crime, além de mais investimentos na área de educação e na geração de emprego. O nosso clamor também é para que os profissionais que lutam arduamente para levar mais tranquilidade à população sejam mais valorizados com melhores condições de trabalho”, concluiu.
- 1