:: 8/jun/2022 . 18:21
ITAPETINGA | QUEIMADA PRÓXIMO AO JOSÉ IVO PÕE EM RISCO INTEGRIDADE DOS MORADORES
No final da tarde desta quarta-feira (8), um incêndio de grandes proporções aconteceu em uma área de pastagem e matagal nas proximidades do Residencial José Ivo, nos fundos da Coopardo, em Itapetinga, avançando sobre casas do loteamento.
Nesta época de clima seco, as queimadas são comuns em áreas rurais e urbanas, quase sempre provocadas pelos próprios moradores, por descuido ou negligência, o que constitui crime ambiental.
O combate desses incêndios são realizados no município por brigadas civis ou pelo carro pipa da prefeitura, em casos graves.
Todo cuidado é pouco nessa época do ano, vez que a inalação da fumaça pode agravar doenças respiratórias e até matar pessoas e animais afetados pela inalação.
Por Davi Ferraz
ITAPETINGA: PREFEITURA CAPACITA SERVIDORES SOBRE NOVA LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES PÚBLICAS
O município de Itapetinga, através da Secretaria Municipal de Administração, promoveu nos dias 2 e 7 deste mês de junho, curso de capacitação para os servidores do Departamento de Compras, Contratos e Licitações, sobre a nova Lei de Licitações e Contratações Públicas (Lei 14.133/2021), ministrado pelo renomado Prof. Orlando Gomes, especialista na área.
A capacitação aconteceu no próprio setor de compras da prefeitura e contou também com a participação do Controlador Interno e do Procurado Geral do Município.
“A capacitação dos servidores municipais sobre os aspectos da nova Lei de Licitações é fundamental e necessária, vez que a antiga lei sofreu alterações importantes e não mais se aplica no atual contexto”, esclareceu Carlito Ferraz, Secretário Municipal de Administração.
“É o governo Rodrigo Hagge investindo na atualização e acompanhando as mudanças referentes às ações da Administração Pública Municipal”, concluiu o secretário.
Redação SH
CONQUISTA: AÇÃO DE ZÉ RAIMUNDO (PT) CONTRA ELEIÇÃO DE HERZEN E SHEILA É ARQUIVADA PELA JUSTIÇA ELEITORAL POR FALTA DE PROVAS
Em decisão proferida nesta terça-feira (7), a juíza eleitoral Elke Beatriz Carneiro Pinto Rocha julgou improcedente ação movida pelo ex-candidato José Raimundo Fontes e sua coligação na última eleição para prefeito contra a chapa de Herzem Gusmão e Sheila Lemos, por absoluta falta de provas.
Segundo a magistrada, o candidato derrotado não provou que a chapa vencedora praticou condutas vedadas e abuso de poder econômico e político, por suposta distribuição de camisas e máscaras padronizadas com dizeres, símbolos e número que remetem à candidatura da chapa.
Na sua sentença, a juíza Elke Beatriz afirma que os investigantes não apresentaram “uma única prova das ilicitudes imputadas aos investigados”, impondo-se, no caso, “a improcedência da presente ação de investigação judicial eleitoral”.
Ainda conforme a decisão, para a caracterização do abuso de poder impõe-se “a comprovação, de forma inequívoca, da prática dos fatos imputados, sua gravidade, de forma a comprometer a igualdade da disputa eleitoral e a legitimidade do pleito em benefício de determinada candidatura”.
Entretanto, os autores da ação contra a chapa de Herzem e Sheila, de acordo com a juíza eleitoral. “não juntaram aos autos documentos, rol de testemunhas, ou qualquer prova para demonstrar a ocorrência do ilícito eleitoral apontado na inicial”. //Blog do Rodrigo Ferraz
- 1