OPINIÃO

Uma das principais reivindicações da juventude de Itapetinga e municípios do seu entorno, é a implantação de novos cursos superiores no campus local da Uesb, para atender as demandas da região e estancar a fuga de alunos para outros centros, como tem ocorrido ao longo dos anos.

É notório que dos nove cursos implantados no campus da ‘Capital da Pecuária‘ apenas o de Zootecnia tem relação com a principal atividade da região, a pecuária, enquanto que os demais, sem desmerecer o corpo docente da instituição, nunca corresponderam às expectativas e vêm perdendo espaço para os EADs da vida, maior desastre da educação brasileira.

Além de ser uma universidade pública, a Uesb tem um campus bem estruturado em Itapetinga e poderia atender a nossa juventude com cursos de ponta, como Veterinária, Agronomia, Odontologia e Direito, dada a quantidade de alunos que se deslocam para outros centros, para cursa-los.

Não se deve descartar, também, a vinda de um bom curso de Medicina, público ou particular, como forma de atrair estudantes de fora para a cidade, capacidade perdida pela Uesb há um bom tempo, com o esvaziamento provocado pela baixa procura dos cursos existentes, pouco atrativos.

Outras instituições públicas de ensino como o IF-Baiano, por exemplo, também podem cumprir esta missão. Basta vontade e determinação do Governo do Estado, políticos e da população.

Por Davi Ferraz

Compartilhe em suas redes sociais!