:: 18/ago/2022 . 18:52
ITAPETINGA: A LOJA MAÇÔNICA AMOR E UNIÃO COMEMORA O ‘DIA DO MAÇOM’
Anualmente encontramos no dia 20 de agosto um momento simbólico, especial no calendário brasileiro, dedicado a comemorarmos no nosso país o Dia do Maçom. Inevitavelmente, nós maçons da Loja Amor e União Itapetinguense, aproveitamos a oportunidade para congratular a todos que, de forma direta ou indireta, trabalham diariamente pela busca do autoconhecimento e seu consequente aperfeiçoamento moral e intelectual, contribuindo para a consolidação da liberdade e, portanto, para a construção de uma sociedade mais justa e perfeita, onde todo e qualquer convencimento seja alcançado pela observação da verdade, exemplificada não apenas por discursos, mas principalmente pelas ações praticadas.
Historicamente a maçonaria, como a conhecemos atualmente, se estruturou na Europa a partir do século XVIII. Desde então a instituição se expandiu, ganhando contexto, atuação e reconhecimento mundial. Especificamente no Brasil, as primeiras lojas maçônicas datam do final do século XIX e início do século XX. Os maçons em geral, e os brasileiros em particular, têm participado ativamente da defesa e consolidação de uma nação livre, democrática e soberana. Foi exatamente neste contexto de participação ativa em nosso país que a data de 20 de agosto foi escolhida para comemorarmos o Dia do Maçom. A escolha guarda relação com uma sessão histórica entre as Lojas maçônicas “Comércio e Artes” e “União e Tranquilidade”, na cidade do Rio de Janeiro, onde Joaquim Gonçalves Ledo (jornalista e político brasileiro) proferiu um discurso emocionante e inspirador, clamando e exaltando a urgência da Independência do Brasil ainda em 1822. Mesmo que existam entre os historiadores divergências quanto a data exata da realização da referida reunião, a data consolidou-se como um registro histórico/simbólico dessa importante atuação institucional da maçonaria pela Independência do Brasil.
Portanto, é mantendo a tradição e seguindo firme nos propósitos de valorização da Liberdade, Igualdade e Fraternidade que a família maçônica brasileira em geral, e os maçons de nossa cidade em particular, seguem firme no estímulo para que cada brasileiro se envolva proativamente em ações de fortalecimento da democracia, da justiça e da caridade, repelindo a violência e toda atitude, especialmente dos governantes e/ou dirigentes, que não representem a devida e necessária atenção aos clamores da sociedade, cujo único objetivo deve ser o fortalecimento de um Brasil fraterno, justo e igualitário.
Por fim, resta-nos na oportunidade, mais uma vez, saudar, parabenizar e estimular todos os homens de bem que, ao exercitar a cidadania, cumprem suas funções de verdadeiros Construtores Sociais.
Loja Maçônica Amor e União Itapetinguense, N°61 – GLEB
BLOCO DA IRMANDADE ANIMA A FESTA EM BANDEIRA DO COLÔNIA NESTE FIM DE SEMANA
O Bloco Irmandade é um bloco de rua tradicional de Itororó e Bandeira do Colônia, que este ano irá realizar mais uma edição no distrito.
A festa é open bar e terá o churrasco da famosa carne de sol de Itororó e será realizada neste sábado (20) com concentração no distrito de Bandeira do Colônia.
A prefeitura de Itapetinga deu total apoio ao evento e ao bloco, que iniciou com um grupo de amigos e hoje já está tomando proporções maiores na região.
Vai ser um festão!!!!!
Por Davi Ferraz
ITAPETINGA: TIQUINHO E ROMILDO PERDEM O COMANDO DO PDT PARA GUSTAVO E JURACI NUNES
Através de um breve comunicado gravado em vídeo e divulgado nas redes sociais, nesta quinta-feira (18), o deputado federal Felix Mendonça, presidente do PDT na Bahia, anunciou que o comando do partido em Itapetinga será entregue ao secretário municipal da infraestrutura Gustavo David e que passará a integrar a base do governo Rodrigo Hagge (MDB).
Felix também anunciou a filiação do vereador Juscelino Gomes, do ex-vereador Juraci Nunes e do ex-diretor do SAAE Alex Dutra, o conhecido ‘Lekão’, que deverão compor a nova Executiva Provisória do PDT em Itapetinga.
Com a nova composição a nível municipal, ficarão fora do comando do partido em Itapetinga os vereadores Tiquinho Nogueira Valdeir Chagas, que compõem a oposição ao prefeito Rodrigo Hagge na Câmara Municipal, sem falar do ex-vereador Romildo Teixeira, inimigo nº 1 do governo municipal, que já se elegeu inúmeras vezes pelo PDT.
A nova situação traz uma enorme dificuldade para Tiquinho e Valdeir, já que seus mandatos pertencem ao partido e que, de acordo com a Lei da Fidelidade Partidária, poderão perder seus mandatos se migrarem para outra legenda.
“Se correrem o bicho pega, se ficarem o bicho come”, já dizia o velho ditado. Confira vídeo:
Por Davi Ferraz
- 1