agosto 2022
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
Acesse o Sudoeste Hoje via Mobile em qualquer lugar!
leitores online


:: 31/ago/2022 . 21:10

CONFIRA AGENDA DO 7 DE SETEMBRO

ITAPETINGA: RIO CATOLÉ ESTÁ ASSOREADO NO PERÍMETRO URBANO E PRECISA SER DRAGADO

Após décadas de acumulação de areias, terra e outros resíduos sólidos causados por enchentes, esgotos, construções e outras alterações na bacia hidrográfica, o Rio Catolé está totalmente assoreado no perímetro urbano de Itapetinga e precisa passar por um processo de dragagem, antes que vire um mero riacho, totalmente poluído.

O processo de dragagem de rios, lagos e lagoas consiste na remoção de sedimentos como lodo e areia do leito, para solução de problemas ambientais, utilizando dragas hidráulicas, como por exemplo as dragas de sucção, para realização dos serviços de limpeza dos seus leitos.

Além do problema com o assoreamento dos rios, há também o problema com as enchentes provocadas geralmente por chuvas intensas e contínuas, fazendo com que a dragagem nos rios seja uma medida extremamente necessária, para prevenir catástrofes como a que ocorreu em Itapetinga em dezembro de 2021, com graves consequências para a sua população.

Embora o custo seja alto para o município, recursos federais podem ser alocados nos ministérios do Meio Ambiente e Integração, para a limpeza, despoluição e requalificação das margens do Rio Catolé.

Por Davi Ferraz

ITAPETINGA | PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO NA ‘ZONA AZUL’ ESTÁ EM ANDAMENTO

Com projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito municipal, a implantação da ‘Zona Azul’ deve sair do papel, de acordo com informações da Comutran.

De acordo com o coordenador Neto Ferraz, a delimitação do perímetro e número de vagas da Zona Azul já foi concluída, o que adianta o processo de implantação.

A próxima fase é a publicação de um decreto municipal autorizando a abertura de licitação para escolha de empresa especializada, que irá implantar e explorar do serviço no município.

Por Davi Ferraz 

AÇÃO DE SAÚDE DO HOSPITAL CRISTO REDENTOR PROMOVE PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO EM DIVERSAS ESPECIALIDADES

De 29 a 31 de agosto, a população de Itapetinga e região contou com a realização de atendimentos gratuitos, através das Unidades Móveis de Saúde. Assim como Ana Paula Ferreira, moradora do município que já participou da Ação em outras ocasiões e garantiu seus exames, mais uma vez, centenas de pessoas aproveitaram a oportunidade para cuidar da saúde.

Cerca de 1.400 procedimentos foram realizados pelo Hospital Cristo Redentor, nas especialidades cardiologia, clínica médica, ortopedia e ginecologia e, ainda, exames como eletrocardiograma, preventivo, ultrassonografia (abdômen total, obstétrica, transvaginal, mama, próstata, tireóide, entre outros).

“A importância dessa feira para a população de Itapetinga e de outras cidades circunvizinhas, que também são atendidas, é muito grande. Além de cuidar da nossa saúde, alerta sobre possíveis doenças”, afirma Ana Paula, que completa: “sou testemunha disso porque foi durante uma Ação de Saúde que tive o diagnóstico de pedra na vesícula e fiz a cirurgia aqui mesmo no Hospital Cristo Redentor, há cerca de um mês. Desde a internação, até a minha alta, fui muito bem assistida por toda a equipe. Só tenho a agradecer a todos os profissionais!”.

ITAPETINGA | MINISTÉRIO PÚBLICO DENUNCIA GUARDA MUNICIPAL POR AGRESSÃO A 7 PESSOAS

O Ministério Público estadual, por meio da Promotoria de Justiça de Itapetinga e do Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp), denunciou nesta terça-feira (30) o guarda municipal de Itapetinga Marcos dos Santos Silva por ter agredido sete pessoas no último dia 14 de julho na cidade. Segundo consta na denúncia, o guarda municipal praticou violência, no exercício do cargo, bem como efetuou disparo de arma de fogo em via pública. Além disso, ele teria constrangido as sete pessoas, mediante o emprego de violência e grave ameaça, utilizando-se de arma de fogo, e teria se utilizado do cargo de guarda municipal da cidade ao inserir declaração falsa em documento público com o fim de alterar a verdade sobre o fato.

O guarda municipal Marcos Silva foi denunciado pelo MP pelos crimes de lesão corporal, constrangimento ilegal, disparo de arma de fogo, ameaça, violência arbitrária e pela contravenção penal de vias de fato, além do crime de falsidade ideológica, por haver inserido declaração falsa no Relatório de Ocorrência da Guarda Municipal. Também foi denunciado pelo crime de lesão corporal Rodrigo Teixeira Santos.

Em razão dos crimes cometidos, o MP requer à Justiça a suspensão do exercício do cargo público do guarda municipal, a suspensão da posse e do porte de arma de fogo, além da determinação de proibição de contato com as vítimas e testemunhas e de aproximação destas até o limite de 300 metros. Já em relação ao denunciado Rodrigo Teixeira Santos, o MP requer que a Justiça determine a proibição de contato com as vítimas e testemunhas e de aproximação destas também até o limite de 300 metros.

Consta na denúncia que o denunciado Marcos agia em retaliação a uma desavença que seu filho havia tido com a vítima Luiz Augusto, por conta de fato ocorrido em uma escola da cidade. Na ocasião, ele ordenou que todos se deitassem no chão e depois efetuou um disparo de arma de fogo em via pública. Ainda conforme a denúncia, logo após, ele determinou que as sete pessoas ficassem em fila e retirou a vítima Luiz Augusto do grupo, colocando-a sentada em um banco, desferindo socos e chutes, atingindo-o na região do tórax e nas costas. O denunciado teria se valido do aparato público, já que teria mobilizado outros integrantes da Guarda Civil Municipal e utilizado o veículo da instituição para conduzir indevidamente as vítimas à delegacia de polícia.

“A gravidade concreta das condutas praticadas pelo denunciado Marcos demonstra a periculosidade deste, uma vez que, no exercício do cargo de guarda municipal e com o emprego de arma de fogo, agrediu sete pessoas, constrangeu-as, ameaçou-as e deflagrou um tiro”, destacaram os promotores de Justiça.

Ascom MP

REGIÃO | AVES SILVESTRES EM CATIVEIRO SÃO APREENDIDAS NA CIDADE DE IGUAÍ

Quarenta e cinco aves silvestres foram apreendidas em um imóvel, que funcionava como uma espécie de cativeiro, na cidade de Iguaí, na região sudoeste da Bahia. Os animais eram das espécies cardeal, periquito, garibaldi, coleirinho, brejal, entre outras, e seriam vendidos ilegalmente no mercado informal.

A apreensão aconteceu na segunda-feira (29), em uma ação do Comando Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) no município.

As aves foram levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Vitória da Conquista, a cerca de 100 quilômetros de onde houve a apreensão, para atendimento com médicos veterinários.

Segundo a coordenação do Cetas, as aves passarão por exames e, em seguida, ficarão em quarentena enquanto são avaliadas para que, posteriormente, sejam devolvidas à natureza.

A polícia não informou quantas pessoas foram detidas. Em caso de condenação por crime ambiental, os suspeitos podem ser punidos com pena de seis meses a um ano de prisão, e multa.


  • 15 de outubro de 2024 | 08:00


  • 10 de outubro de 2024 | 17:32


  • 1 de outubro de 2024 | 10:51


  • 10 de abril de 2024 | 22:24


  • 31 de janeiro de 2024 | 22:20


  • 22 de novembro de 2022 | 22:03


  • 8 de novembro de 2022 | 22:44


  • 8 de novembro de 2022 | 22:31


  • 8 de novembro de 2022 | 22:23


  • 8 de novembro de 2022 | 22:11

  • RSSArquivo de Quentinhas & Boas »


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Cópia não pertimitida!